Ir ao conteúdo

Qual dessas fontes comprar?

Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Postado
43 minutos atrás, Tiberio disse:

Essa da Gigabyte é muito ruim, fuja dela, tem uma desempenho medíocre, um review dela aqui.

Dizer que essa fonte é "muito ruim" é algo surreal, algo de quem não conhece a realidade brasileira.

Talvez um review de laboratório nos EUA considere assim, ao compara-la com outros modelos, de fabricantes que nem vendem no Brasil.

Na vida real, depende mais do uso pretendido e do orçamento de cada um.

Para um gamer, que tem patrocinador e uma 3080Ti, para jogar o dia todo on-line, pode fazer sentido.

Mas, para quem tem um orçamento limitado e um equipamento médio, é uma fonte muito acima da média, em termos de qualidade.

Eu posso te assegurar que 95% dos PCs que estão rodando no Brasil hoje, incluindo pessoas físicas e grandes empresas, como Embraer e Petrobras, usam fontes de qualidade inferior a essa Gigabyte, que você considera "muito ruim".

E, atualmente, nem 10% dos problemas de manutenção de PCs envolvem problemas de fonte, embora a maioria delas sejam apenas fontes chinesas, genéricas.

De repente, uma Kratos E1 de 500W, que custa R$ 200, já está muito acima da necessidade dele.

E é considerada uma fonte top, por vários fabricantes de equipamentos.

Isso é a experiência real, de quem trabalha com manutenção de equipamentos de informática desde 2001.

Postado
21 minutos atrás, Wal SJC disse:

Isso é a experiência real, de quem trabalha com manutenção de equipamentos de informática desde 2001.

Lamentável, com tantos anos de experiência na área e ainda não sabe nem ao menos diferenciar uma fonte medíocre de uma decente, mas o que devemos alertar aqui no fórum é que investir numa fonte ruim pode dar um grande prejuízo na frente, como também não é preciso gastar muito pra ter um produto minimamente decente.

Postado
30 minutos atrás, Tiberio disse:

Lamentável, com tantos anos de experiência na área e ainda não sabe nem ao menos diferenciar uma fonte medíocre de uma decente, mas o que devemos alertar aqui no fórum é que investir numa fonte ruim pode dar um grande prejuízo na frente, como também não é preciso gastar muito pra ter um produto minimamente decente.

"Decente" é não achar que todo mundo pode gastar o tanto que você pode gastar, para usar só10% do que você usa.

"Indecente" é você falar da pessoa, em vez de falar do produto.

Mas não vou investir meu tempo, argumentando com quem julga que a realidade se resume ao mundo dos games.

Ferrari é um bom carro? Sim!

E se for rodar em estradas de terra esburacadas, onde a velocidade possível não chega a 30 km/h, compensa?

Que cada um analise e tire as suas conclusões, sobre o que estou falando e sobre a sua "sábia" interpretação.

Abraços!

Postado
22 minutos atrás, Wal SJC disse:

"Decente" é não achar que todo mundo pode gastar o tanto que você pode gastar, para usar só10% do que você usa.

Cara, não faz muito sentido essa sua argumentação, se é pra comprar qualquer fonte qual seria o propósito desse fórum?

Quem vem aqui no fórum quer saber qual produto  comprar se ele é confiável, sendo pra comprar qualquer coisa seria mais fácil perguntar ao vizinho.

Postado

@TiberioNada disso, deve-se usar argumentos técnicos, em vez de críticas e "achismo"!

Começando pelo orçamento disponível.

Depois, da necessidade real de cada equipamento.

Existem critérios para se avaliar a fonte ideal

Como:

Demanda do equipamento a ser alimentado.

Eficiência e fator de potência da fonte (para economia de energia).

A precisão, estabilidade e ripple das tensões de saída (existem normas técnicas que regulam isso).

Qualidade dos componentes utilizados (quanto à durabilidade dos mesmos sob aquecimento, por exemplo).

Uma fonte de 500W é muito pouco solicitada em um equipamento cujo consumo seja de 300W, e tende a durar mais que o próprio equipamento.

Por isso eu disse que essa fonte Gigabyte não poderia ser considerada "muito ruim", em 90% dos casos, pelo menos no Brasil.

Como o foco é no preço, eu pensei nela, como uma opção simples e fácil de encontrar.

Mas é claro que podem existir outras, até melhores, na mesma faixa de preço.

Ou superiores, mais caras.

Mas se for para usar com um Core i3 e uma GTX-1050 TI, por exemplo, a diferença seria praticamente nenhuma!

É isso que estou tentando explicar!

Postado
11 minutos atrás, ZengarZonvolt disse:

Exatamente!

Tudo o que é sub ou super-dimensionado, não produz satisfação e resultados eficientes.

Vivo isso no meu dia-a-dia!

Postado

@Wal SJC A Gigabyte P550B só é recomendada usar com o vídeo intergrado, veja você mesmo, na PSU Tier List ela está classificada como Tier-D.

Por isso a razão de ter falado que ela é muito ruim, não sou eu que acho ela ruim, foi testada e comprovada que ela é ruim.

Postado
2 horas atrás, Tiberio disse:

@Wal SJC A Gigabyte P550B só é recomendada usar com o vídeo intergrado, veja você mesmo, na PSU Tier List ela está classificada como Tier-D.

Por isso a razão de ter falado que ela é muito ruim, não sou eu que acho ela ruim, foi testada e comprovada que ela é ruim.

Sim, eu sei calcular consumo, eficiência e fator de potência de fontes, conheço capacitores eletrolíticos projetados para suportar até 105º C, até 145º e até temperaturas mais altas.

Sei medir ripple de fontes e conheço a Norma técnica IEC61000.

Essa fonte não é a melhor escolha para quem é gamer intensivo e tem uma placa de vídeo top, que consome muita energia.

Mas funciona muito bem, para a maioria dos usuários brasileiros, inclusive gamers light, além de não ser cara.

Como existe uma maioria que não é gamer intensivo, precisa analisar se a pessoa realmente precisa ou tem dinheiro suficiente para gastar com algo top, que será sub-utilizado.

Eu trabalho com manutenção. Todas as pessoas que migram para uma fonte desse tipo (a Gigabyte), nunca mais voltam para reclamar que tiveram problemas com fonte.

Mas eu não trabalho apenas com pc's gamers, e sim com todos os tipos, inclusive corporativos e servidores.

E te garanto que mais de 90% dos computadores que rodam hoje no Brasil (pela amostragem que tenho), usam fontes bem inferiores a essa.

Enfim, o "bom" não é aquilo que você tem, ou sonha ter, mas sim aquilo que resolve o problema específico de cada um, respeitando o orçamento disponível.

Acredite ou não, é assim que funciona, no mundo real!

Postado
Em 16/09/2022 às 14:08, Wal SJC disse:

Por isso eu disse que essa fonte Gigabyte não poderia ser considerada "muito ruim", em 90% dos casos, pelo menos no Brasil.

Você falou, falou, deu "carteirada de autoridade", apelou para o vitimíssimo "cachorro caramelo" do Brasileiro... para defender a fonte da Gigabyte.

Se esta fonte custasse 200,00 tudo bem, mas ela custa 300,00 o mesmo valor da Nidus, que não é uma "Brastemp", mas é considerada mais confiável.

Eu acho que o pessoal as vezes exagera recomendando fontes de 750, 850 W de preço similar, para computadores que não precisa nem de 500W. 

Citação

Redragon RGPS 400W

Gamdias Kratos E1 500W

O problema maior é que a "Geração RGB" já esta achando que estes revendedores de produtos  "white label" são marcas de qualidade.

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, 1lokos disse:

Se esta fonte custasse 200,00 tudo bem, mas ela custa 300,00 o mesmo valor da Nidus, que não é uma "Brastemp", mas é considerada mais confiável.

Isso que é importante.

Postado

Eu acho uma fonte acima de 600W um overkill e o aumento da conta de energia para quem não pretende usar o computador para tarefas mais intensivas e exigentes. Se um usuário usa o PC apenas para navegar na Internet, criar documentos, assistir o vídeo e até mesmo jogar os jogos mais leves, a fonte de 500W para baixo já atende as necessidades. Eu indico Fonte SuperFrame 500W, que é bem melhor, tem também o Nidus.

Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

Você falou, falou, deu "carteirada de autoridade", apelou para o vitimíssimo "cachorro caramelo" do Brasileiro... para defender a fonte da Gigabyte.

Eu acho que o pessoal as vezes exagera recomendando fontes de 750, 850 W de preço similar, para computadores que não precisa nem de 500W. 

O problema maior é que a "Geração RGB" já esta achando que estes revendedores de produtos  "white label" são marcas de qualidade.

Eu não vivo no mundo virtual, minha vida é no mundo real.

Você não vê motoboy entregando pizza de Kawasaki H2R, porque talvez uma CG125 já seja suficiente.

Do mesmo modo, para um setup de 300W ou 400W, qualquer uma dessas fontes citadas, irá dar o mesmo resultado.

Se quiser discutir sobre normas técnicas, estou a disposição para discutir o que pode ser melhorado, talvez até pensando em uma futura norma ABNT, sobre isso.

Achismos, baixo nível e polêmicas vazias, eu dispenso, reserve para a sua turma.

Quem escreveu as normas técnicas IEC e estabeleceu os requisitos para fontes ATX, entende mais do que nós.

Se eles estabeleceram regras e o fabricante obedeceu, para mim é suficiente.

O resto é preciosismo, que não faz a menor diferença, para 95% das pessoas.

Quem tem interesse, irá garimpar e procurar o ideal, mas não precisa achar que todo o resto "não presta".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...