Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cpu trabalhando em 99% em jogos pesados enquanto a GPU não passa de 10%


cesar_icv
Ir à solução Resolvido por Otávio Furoni,

Posts recomendados

Boa tarde, quando fui trocar a pasta térmica do meu processador acabei por acidente quebrando alguns pinos do socket, este fato me obrigou a comprar uma nova placa-mãe, como no atual momento não tinha condições de investir muito dinheiro em uma placa mais robusta, acabei optando por uma mais barata com suportes ao meu processador i7 de quarta geração e minhas duas memória RAM 8gb DDR3, optei pela placa-mãe TGT h81JEL, o problema é que após a instalação dessa nova placa-mãe, o desempenho do PC em jogos ficou muito ruim com taxas de FPS baixíssimas para a minha GPU (RTX 3070). Ao abrir o gerenciador de tarefas dentro do jogo (usei o God of War e o Sea of Thieves como teste) notei que enquanto a CPU trabalhava em uma taxa média de 99%, minha GPU trabalhava apenas no entorno dos 10%, Já restaurei o windows, atualizei todos os drivers e já chequei as opções de energia colocando-as em desempenho máximo (tanto processador quanto placa de vídeo). Não me recordo a marca da minha fonte mas ela tem 600w e funcionava muito bem antes da troca da placa-mãe (assim como o restante dos componentes). Alguém tem alguma ideia de como resolver este problema? Será que formatar o computador resolverá? Agradeço desde já.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@cesar_icv Bom dia amigo, esse i7 ja é naturalmente um overkill para 3070 em termos de gargalo. A placa-mãe que você escolheu, é muito simples para o processador, com certeza pode estar ocorrendo Thermal Throttling, o circuito de VRM da placa-mãe está limitando o desempenho do processador, para não ultrapassar os limites de construção da placa-mãe ou até mesmo a baixa qualidade dos componentes. O socket da placa ser compatível, não significa que vai suportar tal processador.

       Qual é a marca e modelo exato dessa fonte? Se for uma genérica, é muito possível que não esteja alimentando a 3070 corretamente, aumentando ainda mais a limitação, além de estar colocando o equipamento em extremo risco.

-A placa-mãe é muito básica. Ainda é de uma das piores fabricantes para hardwares (TGT)

Para a solução do problema:

-Tente encontrar na BIOS a opções dos núcleos ativos, veja se todos estão.

-Sugiro trocar o kit (Processador, placa-mãe e memórias) logo por uma plataforma mais recente, a fins de usar todo o potencial dessa 3070.

-Trocar essa  fonte, caso seja genérica.

Uma formatação não vai resolver seu problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Agradeço pela resposta, O conjunto anterior era o mesmo, o único componente que troquei foi a placa-mãe, saindo de uma ASUS 885M-E para uma TGT h81JEL ambas lga1150. Com a placa-mãe da ASUS o desempenho era normal e agora estou tendo esse problema. 

@Otávio Furoni Bom dia, agradeço pela resposta, acabei de abrir o PC para ver a marca da fonte e é uma Cooler Master mpx 6001 acaaw... Pelo jeito terei que pedir o reembolso desta placa-mãe e investir em uma nova pelo menos igual a minha anterior que era uma  ASUS 885M-E - Apesar do processador reduzir o desempenho da GPU, ao menos com a placa-mãe antiga os games eram jogáveis de forma fluida. irei checar a BIOS também, agradeço mais uma vez pela resposta.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesar_icv Compartilho da mesma opinião do colega @Otávio Furoni , todos os sintomas apontam para placa-mãe. Lembrando que a placa ser compatível com o processador não é a mesma coisa de suportar o processador, essa placa-mãe obviamente não é adequada para um Core i7.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, cesar_icv disse:

@GuilhermeGB @Otávio Furoni acabei de ver um kit na Olx com um i7 6700 +placa-mãe ASUS h170 pro gaming, vocês me indicam a compra ?? posso extrair um bom desempenho da minha GPU com esse kit ?

 

Qual o valor do kit? Em questão de desempenho ele é inferior a um kit Core i3 10100F e H510, que novo (na loja) você paga por volta dos R$1.100.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesar_icv Se for partir para um 4/8, vá num mais atual, como comentado a cima pelo amigo, um i3 10100f é bem melhor que os dois processador, apesar de ainda ser um gargalo para a 3070.

   O ideal seria partir para um 6/12 com single thread forte, como o Ryzen 5 5600 ou i5 12400f/11400f.

Eu sinceramente se fosse você, pediria estorno dessa placa-mãe e compraria uma igual ao modelo que tinha, para quebrar um galho, até ter o dinheiro necessário para adquirir um kit que realmente faça uma diferença absurda, como o Ryzen 5 ou i5.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesar_icv melhor você procurar uma placa-mãe decente para seu processador e juntar mais dinheiro para algo mais potente no futuro. Do Core i7 6700 para o i7 4790 (provavelmente o que você tem aí) a diferença é pequena, os dois ainda causariam gargalo na RTX 3070, então não vale a pena investir uma grana tão alta. Como próximo upgrade sugiro o Core i5 12400F ou Ryzen 5 5600, eles vão carregar bem a RTX 3070.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesar_icv Depende do modelo da B450.

Se for BIOSTAR, evite. Um Ryzen 5 3600 já sofre com Thermal Throttling (O mesmo problema que o seu) numa BIOSTAR B550 (Um chipset a cima da BIOSTAR B450), imagine esse Ryzen 5 5600 na mesma placa-mãe...

Qual é o modelo da placa-mãe e frequências das memórias?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otávio Furoni o kit é esse aqui https://www.terabyteshop.com.br/produto/20871/upgrade1244?gclid=CjwKCAjwv4SaBhBPEiwA9YzZvBulrlUxV7Z-eR5irB3vXP0Ng8njV-Phlb-4GzU5iti7lN2317xxAhoCidEQAvD_BwE 

 

a placa-mãe é uma  Biostar B450MX-S, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

 

a memória DDR4 SuperFrame RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesar_icv Como comentei, vai sofrer com o mesmo problema.

Um kit com o i5 11400f + h510 (tem de ser esse modelo : https://www.kabum.com.br/produto/151573/placa-mãe-ASUS-prime-h510m-a-intel-socket-lga1200-microatx-DDR4?gclid=CjwKCAjwv4SaBhBPEiwA9YzZvA7UVjta3T03HhJC0DZRKDow8kVnmySJ_1w136ptuvI0eGR4uzL3yBoCNeYQAvD_BwE ) + 16gb ram (2x8), vai sair também na faixa dos 2k, ainda de quebra vai fugir da BIOSTAR e conseguir todo o desempenho que a 3070 tem a dar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesar_icv vou deixar minha sugestão pra você também, equivalente ao Core i5 12400F com H610:

 

Ryzen 5 5600 - R$1.000

Gigabyte A520M S2H - R$530

XPG Gammix D10 8GB 3200MHz (x2) - R$350

 

Total: R$1.880

 

OBS: Pode ser necessário atualizar a BIOS da placa-mãe para funcionar com esse processador. Você pode pagar um valor extra pra loja te enviar ela atualizada, ou você mesmo poderá fazer a regravação em casa com um pendrive, já que essa placa é compatível com o Q-Flash Plus.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!