Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador recém-montado não liga


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Recentemente, comprei as peças para o meu pc: placa-mãe (nova) e fonte (nova), entretanto, ele parece não ligar a fonte nem mesmo os leds do botão power e reset.

Desde então estou na duvida do que pode ser e suspeito que os conectores estejam queimados: se alguém poder me dar um norte de como resolver esse problema eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@LucasMZ2 Não tem foco. N dá pra ver nada. Vou deixar um diagrama aqui:

376CC8C.jpg

 

Os leds possuem polos. Inverter os polos, impede-os de ligar. O positivo pra esquerda e o negativo pra direita. 

 

Me passe o modelo da sua placa-mãe pra eu ver se ela segue o padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Math.Pi disse:

@LucasMZ2 Não tem foco. N dá pra ver nada. Vou deixar um diagrama aqui:

376CC8C.jpg

 

Os leds possuem polos. Inverter os polos, impede-os de ligar. O positivo pra esquerda e o negativo pra direita. 

 

Me passe o modelo da sua placa-mãe pra eu ver se ela segue o padrão.

Minha placa é a B40M DS3H

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Wal SJC disse:

Inverter a polaridade dos fios dos leds, e verificar se foram ligados nos terminais corretos, para começar.

Testar ligar com a chave de fenda, para ver se o botão não está ruim.

Eles foram ligados corretamente de acordo com o modelo da placa que é uma B450M ds3h, e também acredito que não seja o botão! vou tentar inverter a polaridade

De fato nem invertendo os polos funcionou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, LucasMZ2 disse:

Recentemente, comprei as peças para o meu pc: placa-mãe (nova) e fonte (nova), entretanto, ele parece não ligar a fonte nem mesmo os leds do botão power e reset.


Foi você que montou?

 

Quando comprar kit faça o seguinte teste antes de montar no gabinete:

 

  • Coloque a motherboard sobre a caixa.
  • Instale o processador e o CPU cooler. Uma vez instalado jamais - JAMAIS tire o CPU do soquete a não ser em caso de troca. Para trocar pasta térmica - isso quando precisar, tire só o CPU Cooler.
  • Instale as memórias.
  • Instale a placa de vídeo, se for o caso.
  • Conecte do cabo do monitor na saída de vídeo.
  • Conecte os cabos da fonte.
  • Ligue o monitor.
  • Ligue a placa-mãe, fazendo contato momentâneo entre os pinos PWR e GND do "ATX Power Switch" com um objeto metálico, exemplo uma chave de fenda.

 

Ligando OK desligue e faça a instalação definitiva do gabinete.

 

Se não ligar retire uma das memórias e tente ligar, não ligando teste só com o outro pente.

 

Se não ligar o diagnóstico envolve testar com outros componentes, os componentes em outra placa-mãe... o que provavelmente não terá como fazer.


Como pulou este teste inicial, desconecte os cabos do painel frontal - já que suspeita deles, remova SSD, deixe a penas um pente de memória e claro o CPU e o CPU Cooler, tente ligar com o método da chave de fenda.

 

Ligando, teste com o outro pente de memória, e depois com os dois juntos.

 

Se não ligou, é possível ligar só a fonte, desconectada da placa-mãe para saber se esta funcionando, fazendo um jumper em dois fios específicos (POWER ON e GND), mas para testar as tensões é preciso de um multímetro e se tiver segurança sobre o que esta fazendo

 

E, lembre-se que você estará lidando com eletricidade, sujeito até a levar um choque se fizer besteira, o que pode ser fatal. ☠️ Talvez seja melhor pagar um serviço técnico para testar os componentes e se for o caso acional a garantia, ou é "la garantia"? 🙂  

 

https://www.oficinadanet.com.br/hardware/24768-como-ligar-sua-fonte-fora-do-gabinete

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, LucasMZ2 disse:

Entretanto discordo que seja placa-mãe ou fonte porque ambas comprei novas recentemente. 

 

OK, mas testou a placa-mãe só com CPU, memórias (1 pente, 2 pentes), VGA - se o CPU não tem vídeo integrado; sem SSD e sem nenhum cabo do gabinete ligado, ou seja com o mínimo possível?

 

Os gringos usam o acrônimo "DoA" (Dead on Arrive) para se referir a peças novas que não funcionam por um motivo real: peças novas podem vir pifadas da fábrica. QC failure! 🙂 

 

Se os itens acima passaram no teste fora do gabinete, e o gabinete for novo, acione a sua garantia. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LucasMZ2 disse:

Eles foram ligados corretamente de acordo com o modelo da placa que é uma B450M ds3h, e também acredito que não seja o botão! vou tentar inverter a polaridade

De fato nem invertendo os polos funcionou!

você liga e não acontece nada?

Ou apenas os leds que não acendem?

- Pode se algum curto,

- Alguma ligação errada da fonte,

- Etc...

Tente deixar somente a placa-mãe e a placa de vídeo, caso ela seja necessária (ou seja, somente se o seu processador não tiver um processador gráfico).

Se nem assim conseguir ligar, começa a ficar mais complicado.

Tente dar um reset na BIOS e carregar as configurações default.

Salve.

Repita o teste.

Obs.: se tiver 2 pentes de memória, retire um, deixe apenas um, depois alterne.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LucasMZ2 disse:

@Wal SJC Não Liga nada, nem a ventoinha do processador liga muito menos os leds

Então pode ser: fonte, placa-mãe ou processador.

Se possível, teste o processador em outra placa-mãe, para eliminar essa possibilidade.

Se tiver outro PC, mesmo um pouco antigo, tente com a fonte dele, nem que seja só um liga-desliga, para teste.

Com isso, você irá ter certeza que é a placa-mãe, se ela não der sinal de vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!