Ir ao conteúdo

Leds verde 5mm em paralelo com Led branco 5mm e 10mm

Ir à solução Resolvido por Andreas Karl,

Posts recomendados

Postado

Estou com uma dúvida de domingo pois só tenho alguns componentes aqui hoje.

Tenho um pacote com 100 Leds verde 5mm que não sei a tensão.

Montei um circuito teste para sequenciar alguns Leds (oito) onde todos tem seu Anodo ligado ao 5v da fonte e seus Catodo em série com um resistor de 330ohms ligados ao ci que faz a sequencia.

Tenho para teste um Led branco alto brilho 5mm e um de 10mm e queria testar no circuito para ver como fica,mas só tenho dois.

A sequencia funciona bem com os Leds verdes,mas se eu usar um Led branco de 5mm ou 10mm em paralelo com algum verde ele não acende(o verde acende mesmo assim),se usar um verde acende.

Então pensei que fosse a corrente dos Leds brancos mas ambos acende diretamente no multímetro escala X1.

Fiz um teste desligando todos os Leds verdes e conectando na sequencia os dois brancos,pois não tenho mais no momento,como fiz com os Leds verdes e eles acendem na sequencia com brilho esperado.

Vou comprar na segunda oito leds 5mm branco alto brilho para testar mas não entendo porque não acendem em paralelo com algum verde.

Por que disso?

• Solução
Postado

Sua explicação é meio complicada de entender totalmente. Mas se você consultar na internet vai ver que cada cor de LED tem uma tensão de acendimento. Um led funciona mais ou menos como um diodo zener. Cada diodo zener funciona como um diodo normal conduzindo a partir de 0,6, 0,7 volts. Mas ligando ao contrario aparece o "efeito Zener" que na realidade chama avalanche. Ligando ele em série com um resistor numa fonte variavel a tensão dele vai subindo até chegar na tensão de avalanche dele. Por exemplo imagine um diodo zener de 9 volts com o anodo (o lado do "triangulo") no negativo da fonte e o catodo (o lado do traço) ligado num resistor de 10k e  o outro lado do resistor ligado no positivo da fonte regulavel. Enquanto a fonte não chegar a 9 volts ele não conduz então medindo com o multimetro a tensão em cima dele vai ser igual a da fonte. Mas a partir de 9 volts ele começa a conduzir e se você subir mais a tensão da fonte para 12 volts ele vai continuar com 9 volts. Subindo a fonte pra 15 volts ele até sobe um pouco   talvez pra 9,1 mas não passa muito disso. É fácil imaginar que se você colocar em paralelo com ele um zener de 10 volts este não vai conduzir nunca. Com LEDs é a mesma coisa só que são ligados no sentido direto, com o anodo "triangulo" no positivo. Aquele que tem a tensão de acendimento mais baixa tende a estabilizar a tensão nesse ponto. Portanto se voce ligar um Led vermelho que acende lá pelos 1,8 volts diretamente em paralelo com um branco de alto brilho que acende com 3 volts o vermelho acende mantendo a tensão em no maximo 2 volts e não vai deixar o Led branco acender nunca. Por isso cada LED tem que ter o seu resistor adequado para a tensão onde ele é ligado calculado para a corrente e a tensão que ele é especificado. Ou também podem ser ligados  em série leds iguais ou pelo menos com a especificação de corrente igual e calcular o resistor especifico para a soma da tensão de acendimento deles. Mas ligando diretamente em paralelo até dois Leds da mesma cor mas de lotes ou fabricantes diferentes com um resistor só pode até prejudicar o acendimento de um deles. 

Tabela para Leds genéricos:

image.png.a09d469480628a216952c311f71ca29c.png

Tabela para leds alto brilho:

image.png.369f5f59d5be4d61b927a5986c239a91.png

Postado

Parece que o que precisa é:

- todos os anodos juntos no +

- cada catodo em um resistor adequado a cada led

- os terminais desses resistores, do lado oposto ao que vai para os catodos, juntos no - (ou gnd)

De qualquer forma, umas dicas aí, quem sabe ajuda?

https://www.digikey.com.br/en/resources/conversion-calculators/conversion-calculator-parallel-and-series-resistor

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, vtrx disse:

não entendo porque não acendem em paralelo com algum verde.

Por que disso?

Olhando esta tabela...

image.png

você deve entender que o led verde* segura 1.8V sobre si sendo que o branco precisa de 3V.. por isso não acende... óbvio d+ pra alguns.. pra outros nem tanto 🙂

* não gosto de usar este tipo de led

Postado
2 horas atrás, .if disse:

Olhando esta tabela...

image.png

você deve entender que o led verde* segura 1.8V sobre si sendo que o branco precisa de 3V.. por isso não acende... óbvio d+ pra alguns.. pra outros nem tanto 🙂

* não gosto de usar este tipo de led

Entendi agora.

É lógico demais até alguém experimentar na prática.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...