Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual controle escolher para jogos de PC


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Olá a todos do fórum! Eu estou pretendo comprar um controle para poder jogar meus jogos da Steam porém estou em dúvidas em qual pegar. Qual controle seria o mais indicado para pode jogar no PC? Controle de Xbox 360/One? Dualshock 4/Dualsense (PS4/PS5)? O que compensa mais na opinião de vocês em relação a usabilidade, conforto e custo-benefício? Preço para mim não seria um grande empecilho, porém um controle até R$ 500 já seria bem-vindo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria um controle que use sensor sem contato nos direcionais analógico (mini-stick) como sensor HAL,  Magnetoresistência... o problema é saber qual modelo usa tais sensores.

 

A maioria dos mini-stick são com potenciômetros de baixo custo, que tem vida útil limitada, depois de um certo tempo de uso apresentam "tremores" na resposta destes controles.

 

Tem diversos videos "How to repair XBox analog mini-stick" mas com soluções temporárias como limpeza de trilhas dos potenciômetros, logo o problema volta.

 

Atualmente os bons joysticks para simulação de voo (e alguns transmissores de Radio Controle), usam estes sensores sem contato nos analógicos, exemplo, o VKB Gunfighter Mk.III Space Combat Edition usa sensores MaRS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silverhand O DualSense tem compatibilidade com alguns ou vários jogos pelo que já vi dizer, isso no pc, sem precisar instalar nenhum programa, e já que o uso é na Steam, mais fácil ter a compatibilidade.

 

Eu recomendo um controle do Xbox Series, tanto faz o preto ou branco ou colorido, o controle é o mesmo.

 

A vantagem do controle do Xbox Series, é que não precisa se preocupar com a bateria, e é mais fácil achar do que os anteriores citados, One e 360.

 

Pode usar direto com cabo conectado no PC.

 

Promoção na Kabum https://www.kabum.com.br/produto/153547/controle-sem-fio-xbox-cabo-usb-c-para-xbox-e-pc-1v8-00013 controle do Xbox Series com cabo por 479,99 e na minha opinião, vale muito a pena.

 

Tenho um controle do Xbox Series que comprei já tem quase 2 anos, ou já fez 2 anos, e até hoje nunca tive problema com ele.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Legal saber disso! Eu estava cogitando pegar um de Playstation justamente por eu já ter sido um usuário de longa data do Playstation, daí já seria mais fácil eu me "acostumar" por assim dizer rsrs... Mas que bom saber o lado do Xbox. Eu já tive um 360 há muito tempo atrás e o controle realmente é muito bom. Eu nunca cheguei a ter contato com o controle de Xbox One/Series mas é bom ouvir que ele não só é compatível mas também muito fácil de se usar nos PCs. Em relação a conectividade, o que você recomenda na sua opinião? No cabo USB ou Bluetooth? Se eu pegasse um de Xbox eu já iria aproveitar e comprar um adaptador Bluetooth que nem esse daqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2087413462-receptor-adaptador-usb-bluetooth-50-plug-and-play-note-pc-_JM Para poder ficar mais fácil de usar e não ter que ficar lidando com cabo! O tempo de resposta com certeza seria mais rápido no cabo, mas usar um controle de Xbox no PC com adaptador Bluetooth é vantajoso também? Esse adaptador seria compatível com um controle de Xbox Series/Playstation?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silverhand Eu uso com cabo e sempre recomendei isso, facilita não ter que ficar mexendo com pilhas.

 

Mas por mais praticidade é claro que sem fio é melhor, o único problema, em caso de controle do Xbox, são as pilhas que precisa ser trocada.

 

Já para controle do PS4 e PS5, não tem a necessidade de troca de pilhas, já que tem bateria interna, só teria de se preocupar em carregar a bateria interna na USB do Pc, já que não é indicado o uso de carregadores.

 

Tanto o controle do Xbox Series quanto o DualSense, são para funcionar com adaptador bluetooth 5.0 pra cima.

 

Para quem já teve contato com Xbox será mais fácil se adaptar ao novo controle, e aos comandos também, pois praticamente todos os jogos mostra comando de Xbox.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Nossa, eu achava que os controles de Xbox One/Series já tinham uma bateria interna que nem os controles de PS4/PS5! Rsrs, é só uma peculiaridade, apesar de ser bem chato ter que ficar trocando de pilhas 😥 Mas enfim, eu vou pensar um pouco mais a respeito se eu pego um de Xbox ou um Dualsense/Dualshock 4. No meu caso eu nunca tive experiências com controles do Xbox One porque nunca tive um para falar a real, mas como já tive um de 360 como falei anteriormente, creio que não seja um grande problema para se acostumar. Esse adaptador do Mercado Livre que eu te mandei o link deve funcionar certinho em controles de Xbox e Playstation né? No cabo o tempo de resposta é bem menor, porém como meu setup tá cheio cabos e tranqueiras, pra mim ficaria melhor sem fio mesmo rsrs... Mas valeu pela resposta! Vou ver alguns reviews e tentar me decidir aqui qual pegar. Meu maior medo mesmo é comprar um controle e ele não ser compatível com um determinado jogo meu aqui da Steam, mas acho que a maioria deve se adaptar creio eu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Silverhand Até onde pesquisei, pelo menos o DualSense e o controle do Xbox Series funciona sim com adaptador Bluetooth 5.0 ou superior.

 

O DualShock 4 deve funcionar com bluetooth antes do 5.0, precisa dar uma pesquisada nisso depois que se decidir, para não ficar muita coisa para pensar.

 

O primeiro passo é escolher entre controle do Xbox Series e DualSense mesmo.

 

De fato, com cabo o tempo de resposta é melhor, afinal está direto conectado no pc, e o controle não vai ficar direto ligado, mesmo desligando o pc, o controle desliga também.

 

Outra vantagem, com o controle do Xbox não precisa instalar nada de programa para fazer o sistema reconhecer o controle, eu já vi dizer que precisa para o controle do PS4, já do PS5 a steam reconhece para alguns jogos.

 

Eu nunca tive Xbox, apenas comprei o controle e comecei a usar no pc por ser melhor para jogar, nos primeiros dias tive dificuldade com relação ao tamanho e disposição dos botões, mas me adaptei, então creio que não precisa ter tido experiência com controle do Xbox One, ainda é o mesmo controle, mas pelo que vi, melhorado.

 

Quanto a reviews, eu fiz um vídeo da minha experiência com o controle.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Muito interessante saber disso... Além do mais valeu pelo seu vídeo! Vou dar uma olhada nele e em mais reviews de controle de Xbox e Playstation. Mas que bom saber que no caso do Xbox Series/PS5 a compatibilidade com o Bluetooth 5.0 é garantida! Mas creio que seja isso mesmo, agradeço pelas respostas! No mais caso eu venha a ter mais dúvidas, eu trago mais perguntas por aqui. Valeu a todas as respostas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silverhand Além do Dualsense e do controle do Xbox, também tem o 8BitDo SN30 PRO 2, esse é um controle com formato mais esquisito que o Dualsense e o Xbox, mas por outro lado tem uma ergonomia maior se sua mão não for gigante. A qualidade do D-Pad e analógicos é superior ao controle do Xbox, mas isso não fará tanta diferença visto que esses controles são de alto padrão, apenas no D-Pad na qual a 8BitDo tem os melhores do mercado, em jogos de luta isso é bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silverhand

Se quiser um controle de boa qualidade e sem dores de cabeça em questão de compatibilidade, o modelo Xbox Series é minha recomendação. O DualSense também é uma opção boa e possui algumas vantagens nos recursos, mas provavelmente irá precisar de algum programa de terceiros para obter maior compatibilidade com os jogos.

A pegada difere um tanto comparado aos do Playstation, mas em pouco tempo você se acostuma.

 

Em 07/11/2022 às 07:27, Silverhand disse:

adaptador Bluetooth que nem esse daqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2087413462-receptor-adaptador-usb-bluetooth-50-plug-and-play-note-pc-_JM

Tenho um destes adaptadores genéricos e meu antigo Dualshock 4 e atual Xbox Series não funcionaram como deveria. Toda hora desconectando. Alguns relatam que funciona perfeitamente, mas parece ser loteria.

O adaptador que uso atualmente é o 8BitDo USB Wireless Adapter 2 e funciona com vários modelos, apesar que só serve para conectar controles e apenas 1 por vez...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Boa. Ontem a noite eu vi alguns reviews bacanas do controle de Xbox Series e realmente fiquei bem animado com a qualidade e o funcionamento dele. Estou ainda cogitando pegá-lo justamente pelas qualidades positivas, mas ainda o Dualsense é algo a se pensar mesmo com as questões de compatibilidades com jogos. Mês retrasado eu havia feito a pré-venda do Uncharted Legacy Of Thieves na Steam e quando o jogo lançou, eu dei uma pesquisada e vi que não só ele como vários jogos da Sony que foram portados para os PCs possuem conectividade total em controles Dualshock/Dualsense, o que seria uma boa visto o meu passado com o Playstation, mas prefiro jogar no teclado e mouse por enquanto rsrs. Em relação ao adaptador que mencionei anteriormente, eu comprei um mais barato ainda ontem mesmo no ML, custando literalmente R$ 10 + R$ 26 de frete para a minha cidade. Sei que o mesmo é compatível com controles de Xbox e Playstation, porém depois que você falou que tem esses problemas de conectividade eu já fiquei um um pezinho atrás rsrs. Mas por via das dúvidas caso eu adquira um controle, eu vou usá-lo no cabo como eu fazia antes de vender meu PS4 Slim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Silverhand disse:

Estou ainda cogitando pegá-lo justamente pelas qualidades positivas, mas ainda o Dualsense é algo a se pensar mesmo com as questões de compatibilidades com jogos.

Muitos usam o programa DS4Windows (versão Ryochan) para obter um maior número de compatibilidade, e nele você pode usar o Dualsense sendo reconhecido como se fosse um controle de Xbox, além de várias opções e customizações. Com meu antigo Dualshock 4 funcionava perfeitamente em qualquer jogo.

Mas seja um Xbox Series ou Dualsense, qualquer um que pegar vai trazer boa experiência.

 

2 horas atrás, Silverhand disse:

Em relação ao adaptador que mencionei anteriormente, eu comprei um mais barato ainda ontem mesmo no ML, custando literalmente R$ 10 + R$ 26 de frete para a minha cidade. Sei que o mesmo é compatível com controles de Xbox e Playstation, porém depois que você falou que tem esses problemas de conectividade eu já fiquei um um pezinho atrás

Espero que consiga usar sem algum problema, pois talvez eu que tive azar mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!