Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, possuo uma duvida em relação a proteção de um circuito, estou desenvolvendo um projeto e não posso utilizar reles, porém o circuito de proteção que preciso fazer é exatamente esse, como eu conseguiria substituir esse rele por outro componente com a mesma função? Dei uma pesquisada e achei componentes que poderiam ser utilizado como um transistor, mosfet ou scr porém não obtive sucesso na ligação do circuito, alguém poderia me tirar essa duvida da ligação?

obs* essa chave no final do circuito é pra simular um curto circuito. 

image.png.70426655139017c3e1015fae4c089bb8.png

Postado

A primeira coisa a fazer é determinar a corrente máxima que pretende permitir ao circuito.

Outra coisa: o circuito irá limitar a corrente ou deve memorizar o evento e com, isso manter a saída desligada até que seja dado um reset?

• Membro VIP
Postado

É trabalho pra curso/escola ou é pra algo real/prático?

Em 07/11/2022 às 15:35, asplhas disse:

preciso fazer é exatamente esse

Postado

Gente, eu a princípio achei que não funcionava mas examinando bem, apesar de simplório funciona sim. É meio "anti técnico" porque se baseia na queda da tensão da fonte e interrompe o terra ao invés do positivo. Ao ligar a fonte o rele não aciona porque a chave de contato momentâneo não permite a passagem de corrente do terra da fonte para a saída e para o negativo da bobina  e os contatos do relê ficam conectados ao catodo do led vermelho. Ao acionar a chave o rele comuta do negativo do LED para o terra e portanto mantem a corrente passando sem precisar da chave. A proteção se dá pela queda brusca da tensão da fonte pelo curto circuito e sem tensão na bobina o relê volta ao estado inicial. 

Como o  @asplhas diz que não pode usar relês mas sim substitui-lo por um semicondutor mantendo o mesmo princípio de funcionamento está com jeito de ser algum trabalho ou quebra cabeça/desafio de escola. Me lembrou uma vez que na prova o professor mandou a gente projetar um multivibrador astavel com 2 relês.

Ficando entre "dar o peixe" e o "ensinar a pescar" acho que dá pra dar uma pista, usar um transistor ou mosfet de boa corrente e um resistor que retira a tensão da "saída" do transistor e a envia para o terminal que seria aproximadamente  o equivalente da bobina do relê. A chave momentânea também envia tensão para esse terminal "bobina virtual" para iniciar o processo e servir de reset como o @Sérgio Lembo citou. Lembrando que o transistor/mosfet vai se comportar como uma "chave normalmente aberta" e não tem o contato "normalmente fechado" do relê que foi usado para acionar o LED vermelho que, portanto,  vai ter que ser ligado de outra maneira. De resto o circuito é praticamente  igual.  

Postado
19 horas atrás, Andreas Karl disse:

A proteção se dá pela queda brusca da tensão da fonte pelo curto circuito e sem tensão na bobina o relê volta ao estado inicial. 

Esse tipo de teoria só pode ser aproveitada em situações bem controladas. Numa fonte de tensão chaveada com proteção de sobre-corrente embutida no controlador funciona bem. Caso a fonte seja um conjunto de baterias o contato vai colar e a fiação vai fritar. Da forma como a proteção foi posta dá a falsa impressão de segurança que pode ser aplicada em qualquer situação. Tem que suprimir D1 para um desligamento mais rápido.

Caros amigos, só aproveitem a ideia do circuito depois de observar bem o texto grifado.

• 2 semanas depois...
Postado

@Sérgio Lembo a corrente maxima é 30A, e devera ficar desligado apenas ate parar o curto, sem botões

@MOR_AL ele esta funcionando, só que com relé, e eu infelizmente não posso utilizar no circuito, precisaria subistitui-lo por um transistor ou mosfet. Ele é um circuito de proteção contra curtos circuitos para 12V e 30A, que não utiliza botões de reset.

@Andreas Karl sim, é um projeto de eletrôeletronica do SENAI. Consegui chegar sozinho, sem usar esse circuito da postagem em algo que eu achei que possivelmente iria funcionar, porém sem sucesso (na foto 1 abaixo). Nesse caso, a proteção seria o MOSFET Q2, quando entrar em curto, energiza e da o gate do MOSFET e interrompendo o GND do circuito da interface (IRL3713) usando o resistor de 47R, mas como é possível ver na imagem 2 não funcionou. Tentei interromper o gate do IRL3713 com a mesma logica mas também não funcionou, estou a dias nesse mesmo circuito de proteção mas não cheguei a lugar nenhum.

image.png.27283a8f3fdaff004ab215a432da2904.png

image.png.f465b0c34d157e625db0ebf92e18bb85.png

Postado

@asplhas

Me baseei no circuito da postagem #1.

O problema é que você não simulou o experimento com o circuito equivalente CORRETO da fonte V1.

Como você colocou, sua fonte, teoricamente, poderia fornecer uma corrente infinita, pois ela não possui RESISTÊNCIA SÉRIE EQUIVALENTE.  Sendo assim, a tensão não baixa quando fornece um curto.

Melhor dizendo. ..

Simule o seu circuito e você verá que vai dar algum erro, pois a fonte vai querer fornecer corrente infinita e seu curto vai querer fazer a tensão da fonte ir a zero.

Em tempo:

Seu circuito deveria ser algo como na figura

CDH_2022_11_18_1.jpg.54830bb9034318dd84e03a3bec1dde06.jpg

O bloco "?" tem que possuir algum tipo de memória, pois se ocorrer um curto, ele vai interromper a corrente, mas com corrente nula, ou mesmo limitada a um valor abaixo do limite, o bloco "?" vai voltar a conectar a fonte na carga. Enquanto houver o curto, o circuito vai ficar oscilando.

MOR_AL

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...