Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
  Em 28/11/2022 às 00:11, Thiago Miotto disse:

Isso não é uma marca branca na correia?
Só não sei se o tamanho não é muito pequeno, e com o alto giro talvez o sensor não leia.

Expandir  

A correia não tem marcas as polias tem, a correia vem com a marca do fabricante estampada mas ela some rapidinho porque o tensor fica encostado nela o tempo todo...

Por falar nisso os sensores tem alguma limitação de leitura? Alguma rotação limite que acima dela eles podem falhar?  

Mas @.if você diz para usar o hardware do arduino para contar os pulsos ao invés de usar a programação para contar? Ouvi falar de algo assim mas me arrepio só de ouvir, deve ser suuper complexo não é?

• Membro VIP
Postado
  Em 28/11/2022 às 00:40, GustavoH93 disse:

os sensores tem alguma limitação

Expandir  

Suponho que no seu caso a eletronica é mais rápida que a física da rotação. Testa com osciloscópio pra ver se o sinal excursiona bem entre 0 e vcc ou pelo menos passe pelos valores que o mc entende como 0 e 1.

Em 28/11/2022 às 00:40, GustavoH93 disse:

usar o hardware do arduino para contar os pulsos ao invés de usar a programação para contar

Expandir  

Sobre isso existe o tal arrepiante DMA (https://www.filipeflop.com/blog/dma-no-arduino-due/)  que algo como um periférico conversando com outro diretamente mas de fato nem contei com ele. Também não sei se seu arduino tem este recurso e de fato nunca usei. O que teorizei é bem simples e é um misto de hw com sw: programe um timer como contador de eventos e de vez em quando leia seu valor e zere-o. Basicamente é um frequencímetro que no fundo é a lesma lerda que um tacômetro.

Postado
  Em 27/11/2022 às 20:15, GustavoH93 disse:

2. O módulo que tem o pino analógico é interessante porque ao invés de contar os pulsos e usar interrupções usamos apenas a função MAP para converter  a tensão do pino analógico em RPM, ou para essa função o ideal é contar pulsos mesmo?

Expandir  

Esquece isso .... o sensor ótico sempre vai mandar um sinal com a mesma amplitude quando gera o pulso. A tensão não é constante, usar algo tipo o MAP só vai lhe dar mais trabalho.

Fazer a medição disso com método analógico vai te dar o trabalho de detectar o pulso de tensão, para depois você medir o período entre 2 pulsos. O módulo já tem um comparador e te fornece a saída de forma digital, fica mis fácil você capturar esses pulsos e calcular o período entre eles.

Paulo

Postado

image.png

Caso o passo de 1 dente seja suficiente para marcar a precisão necessária já se tem nas rodas dentadas um encoder de passagem. Falta apenas o led e o receptor. Dá até para usar o TCR5000 (fácil de achar). A saída dele varia significativamente com a distância do objeto, leia o datasheet.

TCRT5000-Pinagem-e-funcionamento.jpg

Para o ponto zero creio que um ímã + hall na primeira polia seja o mais adequado.

Postado
  Em 28/11/2022 às 11:43, .if disse:

Sobre isso existe o tal arrepiante DMA (https://www.filipeflop.com/blog/dma-no-arduino-due/)  que algo como um periférico conversando com outro diretamente mas de fato nem contei com ele. Também não sei se seu arduino tem este recurso e de fato nunca usei. O que teorizei é bem simples e é um misto de hw com sw: programe um timer como contador de eventos e de vez em quando leia seu valor e zere-o. Basicamente é um frequencímetro que no fundo é a lesma lerda que um tacômetro.

Expandir  

É arrepiante mesmo, dei uma olhada e é um pouco  complexo, mas quem sabe eu consigo aprender no futuro...

Em 28/11/2022 às 11:43, .if disse:

Suponho que no seu caso a eletronica é mais rápida que a física da rotação. Testa com osciloscópio pra ver se o sinal excursiona bem entre 0 e vcc ou pelo menos passe pelos valores que o mc entende como 0 e 1.

Expandir  

Vou tentar dar uma olhada aqui com os recursos que tenho, um OSC faz muita falta nesses projetos :tw_confused:

Bom pessoal vou comprar dois módulos ópticos, mas só achei esses componentes na internet então para aproveitar o frete vou comprar também os sensores de temperatura interna e externa do ar, tinha pensado no sensor analógico LM35, mas acho que por ser usado largamente em projetos ele está com o preço meio salgado, aí vi esse aqui:

image.png.bc54f1034cfeae8c289c542cf3bd9622.png

Esse é o DS18B20 ele tem uma faixa de medição similar ao do LM35, só que é metade do preço e ele é digital, dá pra colocar mais de 2 sensores no mesmo pino digital e tem até uma biblioteca pronta pra ele.

Mas ele deve ocupar mais memória do arduino e imagino que deve "custar" mais processamento também, está escrito no site que   a biblioteca é complexa e cheia de variáveis:

http://www.squids.com.br/arduino/index.php/projetos-arduino/projetos-squids/básico/278-projeto-83-termometro-digital-com-sensor-ds18b20-e-arduino

Outra opção seria usar um NTC 10K fazendo a leitura analógica, O NTC é bem mais barato do que os outros sensores, mas imagino que seja lento para mudar a temperatura ele não é muito preciso mas para a temperatura não é necessário ser muito preciso, só  a velocidade que ele indica a temperatura seria interessante ser rápida.

Nesse caso qual tipo de sensor me indicam para ler a temperatura? O NTC é o mais barato e simples mas não sei se é lento para medir a temperatura, e o DS18B20 é mais rápido só que é bem mais "pesado pra rodar".  Se souberem de outros tipos de sensores que podemos usar e quiserem comentar também é legal XD

Postado

NTC é o mais robusto de todos, haja visto que é uma espécie de resistor que muda sua resistência com base na temperatura.
Acho que em termos de velocidade, ele é tão ou até mais rápido que os outros.
Mas quanto a precisão, aí creio que depende de qualidade da peça.

P/ motor, eu indicaria o NTC, justamente pela robustez..

• Curtir 1
Postado

Peço desculpas ao colega @Thiago Miotto mas uma vez fiz um teste fixando num mesmo dissipador um LM35 e um NTC de 1k e o termistor revelou-se mais lento. Além disso é difícil calibrar um circuito para compensar sua não-linearidade (a curva temperatura x resistência é logarítmica).

No caso a lentidão do termistor até ajuda porque emula algo parecido com histerese. Como aqui não é importante saber qual é a temperatura e sim obter uma proporção qualquer entre temperatura e tensão aplicada a uma ventoínha, funcionou.

Apesar de ser mais caro, a meu ver o melhor mesmo seria o LM35. No Aliexpress vi apenas o chip - sem a plaquinha adaptadora para Arduíno - por algo perto de R$ 25,00 já com frete pelo lote de 5 CIs, aqui. Mas mesmo no Brasil, se um LM35 é mais caro relativamente ao termistor e ao DS18B20, em termos absolutos não achei tão caro, não, ainda mais porque seria apenas um por montagem. Já a conversão da saída desse chip para o mostrador do Arduíno é bem simples, veja aqui.

O problema do LM35 é que só funciona, dependendo do modelo, até 150°C.

Como apenas mais uma ideia, tem também os termopares, que são feitos para aguentar temperaturas mais altas, mas aí, pelo que entendi também precisaria de uma biblioteca para Arduino, talvez use mais RAM até que o DS18B20... precisaria conhecer Arduiono, mesmo...

Pelo pouco que sei também dá para apurar mudança de temperatura através de diodos. Não tenho nem ideia de como fazer isso mas certamente os mestres do fórum sabem...

Por fim, meio off topic, procurei no datasheet mas não encontrei e fiquei curioso: no termistor o material do que é feito é sensível à mudança de temperatura. No LM35, sensível é um diodo. Mas e no DS18B20? O que tem dentro dele que muda com a mudança de temperatura?

Postado
  Em 29/11/2022 às 10:36, rmlazzari58 disse:

Peço desculpas ao colega @Thiago Miotto

Expandir  

S/ problemas, a ideia aqui é construir conhecimento, críticas/explicações são sempre bem vindas.

Eu trabalho c/ máquinas de bebidas quentes.

Dentro da caldeira de água quente, todos os fabricantes trabalham c/ NTC. Certa vez um testou o LM35, e o mesmo tinha bem menos durabilidade. As vezes quebrava c/ choques de temperatura (retira-se a água p/ transporte, o sensor estava a +- 90º na água e ao sair a água, o choque c/ a temperatura ambiente quebrava o LM35)

Quanto ao NTC, estava lendo a questão dele ser logaritmo, como no meu caso é desliga quando chega a tal temperatura, nunca tinha visto, mas se quiser algo preciso, tem que ter 3 medições p/ fazer o cálculo de forma adequada.

Obs: Coloquei ntc 10k arduino no google e achei exemplo c/ bibliotecas prontas que fazem este ajuste, se são precisas ou não, só testando.

Uma dúvida: o sensor dos veículos de série é c/ qual sensor?

Postado
  Em 28/11/2022 às 23:52, GustavoH93 disse:

É arrepiante mesmo, dei uma olhada e é um pouco  complexo, mas quem sabe eu consigo aprender no futuro...

Expandir  

KKK não tem nada de arrepiante em DMA. Os novos AVRs tem isso embutido e muito mais .... mas ainda são escassos por aqui.

Mas o simples Arduino Uno tem sim o hardware para fazer a contagem dos pulsos, você tem 2 timers que tem a função Counter com entrada separada, são os Timers 0 e Timer 1, a entrada de contagem é feita pelos pinos 6 e 11 do Atmega328 ( ou pinos PD4 e PD5 do Arduino ).

Paulo 

• Membro VIP
Postado

O dma é quase bem chato. P.ex. precisamos (preciso kk) de um que coloque resultados de conversão a/d direto na memória. Um uso semi prático pra boa parte da comunidade: crie um buffer de 100 bytes com 100 resultados de ad em 1 segundo. Pro mc só colher eles depois.   Faz um exemplo aí pra nós Paulão! 🤪 É pra eu (eu) incorporar num 'osciloscópio' digital que fiz há uns 10 anos atrás com pic.  Pode ser em basic ou pseudo código. Quem sabe sinto vontade traduzir pra c 😉. Mas sim, de fato é meio que dependente do hw do mc o qual tem-se que conhecer bem.. portanto semi impossível criar programa genérico pra tal

Em 29/11/2022 às 15:25, aphawk disse:

não tem nada de arrepiante em DMA

Expandir  

Postado

@.if ,

Eu usava DMA com o Z-80.... tinha o periférico Z80-DMA , era só programar e pronto a transferência de dados era feita entre a memória e outro periférico / memória de maneira automática.

Nos novos AVRs temos uma central de eventos ( Event System )  , pode-se escolher vários hardwares e até uma combinação deles, como por exemplo um timer estourar e um comparador analógico estiver em certo nível, e o DMA programado entre a memória e outro periférico por I/O pode iniciar e terminar, independente do programa sendo executado, podendo transferir dados entre a EEPROM e memória RAM, ou RAM e outro periférico., enfim tem muitas maneiras de fazer o DMA.

Eu adoraria poder fazer um exemplo aqui bem detalhado, mas ainda não consegui 

pegar um desses Xmegas em DIP, nem os novos AVR-D em DIP, então fico só aqui na vontade kkkkk !

Paulo

Postado
  Em 29/11/2022 às 15:00, Thiago Miotto disse:

Uma dúvida: o sensor dos veículos de série é c/ qual sensor?

Expandir  

A maioria que eu vi é resistivo, esses aqui por exemplo:

image.png.04244ed39e05bea42938db6b3227b15a.png

tem vários formatos, mas são basicamente os mesmos:

This water temperature sensor thermal value is 50K.
Temperature range is -40~135 degC .

O do carro do meu pai que é injeção eletrônica o sensor original de fabrica é esse aqui:

image.png.f6f779fb48b4cb39ff6d46fb277d2ea5.png

Não tem muitas informações mas esse símbolo no canto inferior esquerdo deve ser resistor variável, imagino que todos ou quase todos sejam NTC.

@rmlazzari58 Realmente nesse caso compensa pegar o LM35 no aliexpress, mas como demora pra chegar vamos pensar em qual sensor podemos usar de momento, o DS18B20 parecia promissor mas a biblioteca pesada pode atrapalhar o código final que vai ser grande  então  seria entre o LM35 ou o NTC.

Como o LM35 vai demorar para chegar eu ia comprar o NTC, mas o Lazzari58 comentou uma coisa que me fez lembrar dos diodos:

Em 29/11/2022 às 10:36, rmlazzari58 disse:

Por fim, meio off topic, procurei no datasheet mas não encontrei e fiquei curioso: no termistor o material do que é feito é sensível à mudança de temperatura. No LM35, sensível é um diodo. Mas e no DS18B20? O que tem dentro dele que muda com a mudança de temperatura?

Expandir  

Não sei o que tem dentro do DS18B20, mas já vi um diodo sendo usado como sensor de temperatura e parece que funciona bem, deem uma olha no vídeo abaixo por favor principalmente no final onde mostra o funcionamento:

Parece que o diodo pode trabalhar bem como sensor de temperatura, a entrada de ar ali do motor não vai passar de 120°C se chegar nisso é um pico muito raro, então estava pensando em usar o diodo no lugar do  NTC, na verdade por serem muito baratos (menos de 1 real cada) podemos até fazer um teste e ver qual é o mais rápido ou mais preciso, o que acham @Thiago Miotto @rmlazzari58 ?

• Curtir 2
Postado

O grande lance do diodo, é como fazer um isolamento bom, para que não haja problema de interferência causada por sujeira.
Se contornar isso, vale o teste, realmente parece ser bem barato quando comparado ao valor de um ntc (ou algum sensor de veículo de série, caso ache algum mais barato e fácil de instalar)

• Membro VIP
Postado

Com diodo tem tudo pra dar muito certo. A dica que dou é coloque dentro de um tubinho metálico cheio de pasta térmica e resine ou araudite ou massa epoxi o outro lado pra tampar. Para calibrar: coloque a zero grau no gelo e anote o valor do ad na eeprom. Depois coloque em 100oC (ao nível do mar) e registre também. Com as duas 'anotações' basta uma matemática simples(*) pra velores intermediários.

Em tempo: este arduino tem ampop? Pois 2mV/oC não dá pra medir direto e com fracionários como no vídeo do carinha. Mostra ou pede pra ele mostrar o fonte pra nós... bem... a não ser que o ad seja de mais de 10bits... quiçá...

(*)não ajudo...🙃

Postado
  Em 30/11/2022 às 21:18, Thiago Miotto disse:

O grande lance do diodo, é como fazer um isolamento bom, para que não haja problema de interferência causada por sujeira.
Se contornar isso, vale o teste, realmente parece ser bem barato quando comparado ao valor de um ntc (ou algum sensor de veículo de série, caso ache algum mais barato e fácil de instalar)

Expandir  

Onde um diodo vai ficar é pós filtro de ar do carro então teoricamente não deve ter sujeira para atrapalhar ali eu acho, por falar em interferência todos os sensores tem que usar algum tipo de cabo blindado ou não precisa? Para os sensores analógicos imagino que não precisa, mas para os sensores que vão usar os pinos de interrupção é necessário ter, correto?

Em 30/11/2022 às 22:17, .if disse:

Em tempo: este arduino tem ampop? Pois 2mV/oC não dá pra medir direto e com fracionários como no vídeo do carinha. Mostra ou pede pra ele mostrar o fonte pra nós... bem... a não ser que o ad seja de mais de 10bits... quiçá...

Expandir  

Fuçando nos comentários achei o tal código:

// set pin:

const int in = A0;

const int t0 = 28.0; // Coloque aqui a temperatura ambiente

const float vf0 = 655;

int i;

float dtemp, dtemp_avg, t;

#include <Wire.h>

#include <LiquidCrystal_I2C.h>

//Inicializa o display no endereco

0x27 LiquidCrystal_I2C lcd(0x27,16,2);

void setup() {

Serial.begin(9600);

pinMode(in, INPUT_PULLUP);

lcd.init();

lcd.setBacklight(HIGH);

lcd.setCursor(0,0);

}

void loop() {

dtemp_avg = 0;

for (i = 0; i < 1024; i++) {

float vf = analogRead(A0) * (5000.00 / 1023.000);

//Serial.println(vf);

dtemp = (vf - vf0) * 0.4545454;

dtemp_avg = dtemp_avg + dtemp;

}

t = t0 - dtemp_avg / 1024;

lcd.setCursor(0,0);

lcd.print ("Temperatura=" );

lcd.setCursor(0,1);

lcd.print(t);

delay (100);

}

Não entendi 100% desse código, mas ali em cima pede para colocar a temperatura ambiente, então imagino que esse código tenha sido só para aquele teste do vídeo porque não tem como toda vez que for ligar o arduino colocar a temperatura ambiente, será que teremos que ter um sensor para mostrar a temperatura ambiente e essa temperatura servirá como base para calcular a temperatura mostrada pelo diodo?

Postado
  Em 30/11/2022 às 15:08, GustavoH93 disse:

o que acham @Thiago Miotto @rmlazzari58 ?

Expandir  

É bem legal. Considerando que um LM358 custa menos que R$ 2,00, um 1N4007 custa menos que R$ 0,20, uns resistorezinhos aí saem por R$ merreca, pronto: quebramos a Texas Instrument, rs...

Não sei onde é que li que o que varia em função da temperatura no LM35 é um diodo, mas antes do vídeo do Electrolab, não sabia que a função tensão x temperatura em diodo era linear. Bom saber, vivendo e aprendendo.

Dentro do LM35 além desse diodo tem um circuito ininteligível para mim mas quem sabe você ou os mestres ajudam a bolar alguma coisa aí para, sei lá... algumas proteções, calibrações etc... Se for necessário, né?

LM35.png

Tirei daqui.

.

---

Só completando... não sei se você já usou um desses LM35, caro, mas se a tensão de alimentação muda, por alguns segundos a tensão de saída dele também muda, mesmo não mudando em nada a temperatura. Depois de uns instantes da mudança da tensão de alimentação, a tensão de saída volta a mostrar a temperatura certa mas mesmo esse LM35 não é, na prática, tão estável assim. Talvez, na sua aplicação, seja necessário um regulador de tensão do tipo 7805, talvez uns capacitores para dar alguma estabilidade...

Como a tensão do carro varia o tempo todo e 5v talvez propicie uma margem pequena para apurar a precisão, também dá para aplicar 9v ou até 10v, usando um LM317... e o LM358, para amplificar os mV do diodo em V, apesar de dizer que trabalha a partir de 3V, ficará mais "confortável" com uns 10v, mesmo porque vai precisar de alimentação simétrica... será que tem ampop que funciona com alimentação assimétrica, ainda mais para grandezas tão pequenas quanto esses mV do diodo?

• Membro VIP
Postado

Pelo jeitão do código o ad é 10 bits. Neste caso 1023 portanto 5mV/unidade de ad/ºC ou seja precisa de alterar 2,5º pra ver uma unidade de ad variar. Quero saber como ele consegue ter resolução de 0.01º com diodo direto na entrada ad... Talvez configurando a entrada ref+ e ref- .. chute... não conheço este mc

• Curtir 1
Postado

@.if ,

Alguns Arduínos, como o Leonardo ou o 2560 usam chip que pode fazer leitura adc em modo diferencial com ganhos de X1, X10 ou X200, úteis para sinais baixos. Mas isso não muda a resolução do ADC ….

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Boa Paulão.

De fato já usei este ampop x20 num attiny26 numa época pre-arduína. Medi uma tensão de alguns uV num shunt de corrente.

Já o mc em questão não pesquisei... pode ser que tenha ampop sim. Também não vi no fonte do garoto tal setup x alguma coisa. Deve estar no vídeo do ytb que também não vi todo

E seguinte.. se mudar de página paro de seguir o tópico hein ... 🙃

• Haha 1
Postado
  Em 01/12/2022 às 02:15, rmlazzari58 disse:

Só completando... não sei se você já usou um desses LM35, caro, mas se a tensão de alimentação muda, por alguns segundos a tensão de saída dele também muda, mesmo não mudando em nada a temperatura. Depois de uns instantes da mudança da tensão de alimentação, a tensão de saída volta a mostrar a temperatura certa mas mesmo esse LM35 não é, na prática, tão estável assim. Talvez, na sua aplicação, seja necessário um regulador de tensão do tipo 7805, talvez uns capacitores para dar alguma estabilidade...

Expandir  

então a ideia era usar os 5V do arduino mesmo, mas  posso também usar uma alimentação separada se for preciso, inclusive acho que como o sensor vai ficar longe do arduino talvez seria interessante uma tensão levemente maior porque acaba tendo perdas pelo fio ser longo né?

Em 01/12/2022 às 10:36, .if disse:

Pelo jeitão do código o ad é 10 bits. Neste caso 1023 portanto 5mV/unidade de ad/ºC ou seja precisa de alterar 2,5º pra ver uma unidade de ad variar. Quero saber como ele consegue ter resolução de 0.01º com diodo direto na entrada ad... Talvez configurando a entrada ref+ e ref- .. chute... não conheço este mc

Expandir  

Boa pergunta, mas no meu caso acho que vamos trabalhar apenas com int para a temperatura, é legal saber se é 25°C ou 26°C  os números após a virgula acho que não são necessários.

O código dele realmente precisa de uma referencia para calcular a temperatura, pro vídeo ele coloca a temperatura ambiente no código e carrega pro arduino, no meu caso acho que vou fazer assim:  

Usar um NTC de 10k para informar a temperatura ambiente, e essa temperatura vai ser a referência de temperatura para o arduino calcular a temperatura do diodo que vai ser posicionado internamente, o que acham?

Em 01/12/2022 às 13:30, .if disse:

E seguinte.. se mudar de página paro de seguir o tópico hein ... 🙃

Expandir  

Eu tinha certeza que uma hora você iria comentar sobre o comprimento do tópico kkkkkk e realmente ele está ficando longo mesmo,  esse aqui acabou que estamos decidindo os sensores que vamos usar, então vamos fazer assim nesse tópico escolheremos quais sensores usaremos depois eu crio um novo com o foco na programação.

por enquanto os sensores que vamos usar serão esses:

Pressão de Óleo                                              sensor resistivo         (tenho)

Temperatura do Óleo                                       sensor resistivo         (tenho)

Temperatura do fluído do radiador                   sensor resistivo         (é o original que está no carro)

Pressão/Vácuo do Turbo                                 Sensor MAP              (tenho)

Pressão do combustível                                   sensor resistivo        (tenho)

RPM do motor                                                 sensor óptico

Temperatura ambiente                                    NTC 10K

Temperatura interna do ar                               Diodo 1N4148

Rotação do Turbo                                           sensor óptico

Se alguém mais quiser dar um pitaco sobre os sensores que podemos usar  a hora é agora, vou comprar os que faltam amanhã e deve chegar essa semana...

off: Desculpem a demora pra responder, tinha um concurso pra fazer hoje e pra variar desde quinta feira fiquei sem internet aqui no sítio,  dá nisso morar no mato sem internet eu volto pra idade da pedra kkkkkk

Postado

@GustavoH93 ,

Não sei se ajuda… mas todo Arduino tem dentro do microcontrolador um sensor de temperatura… o qual vai te fornecer a temperatura do microcontrolador, não sei qual é a sua ideia de posicionar o NTC, mas se for ficar na mesma placa, você pode substituir ele pela leitura do sensor interno.

Quanto a alimentação dos sensores, sugiro usar um pequeno resistor no +5V, algo como 22 ohms, e depois dele colocar um eletrolítico de 47uF em paralelo com um cerâmico de 100nF ligados ao terra, para permitir uma pequena filtragem de ruídos.

De preferência use cabos coaxiais com blindagem para levar tanto a alimentação como os sinais entre o Arduino e os sensores, senão vai ficar maluco com os ruídos induzidos …

Paulo

• Curtir 1
Postado
  Em 05/12/2022 às 06:03, aphawk disse:

Não sei se ajuda… mas todo Arduino tem dentro do microcontrolador um sensor de temperatura… o qual vai te fornecer a temperatura do microcontrolador, não sei qual é a sua ideia de posicionar o NTC, mas se for ficar na mesma placa, você pode substituir ele pela leitura do sensor interno.

Quanto a alimentação dos sensores, sugiro usar um pequeno resistor no +5V, algo como 22 ohms, e depois dele colocar um eletrolítico de 47uF em paralelo com um cerâmico de 100nF ligados ao terra, para permitir uma pequena filtragem de ruídos.

De preferência use cabos coaxiais com blindagem para levar tanto a alimentação como os sinais entre o Arduino e os sensores, senão vai ficar maluco com os ruídos induzidos …

Expandir  

Boa Paulo vou seguir suas dicas e o cabo coaxial seria tipo esse aqui?:

https://www.baudaeletronica.com.br/cabo-manga-5-vias-26awg-5x26awg-com-blindagem.html

Nossa estava esquecendo de algo importante, para poder calcular o ponto de ignição precisaremos informar ao arduino o momento da centelha do primeiro cilindro, imaginei fazer isso com um fio enrolado ao cabo de vela, mas o circuito para deixar o sinal com 5v quadrado para ser usado pelo arduino não tenho 100% de certeza, será que algo assim daria certo?

image.png.410ddea9d2466acda8a1d3f22e946bc3.png

Preciso realmente do 555 ou daria pra fazer usando transistores?

@Renato.88 aquela primeira parte do circuito que pegamos da revista será que funcionaria aqui pra estabilizar em 5v e limpar a onda suja que vem do cabo de vela?

Postado

Não sabia desse sensor interno

Segue aqui um exemplo de como usar ele:
https://embarcados.com.br/arduino-sensor-de-temperatura-interno/

Mas como dito no próprio exemplo, ele acaba não funcionando muito bem como medidor de temperatura ambiente, pois o funcionamento do MC gera calor e ele vai medir isso.
No máximo você pode fazer uma segurança de que seu sensor está ok, ao testar a 1ª medição de temperatura ao ligar o sistema e ver se ela está próxima deste.

Más notícias...O Mega não tem o sensor: https://playground.arduino.cc/Main/InternalTemperatureSensor/

Postado
  Em 05/12/2022 às 14:15, Thiago Miotto disse:

Más notícias...O Mega não tem o sensor: https://playground.arduino.cc/Main/InternalTemperatureSensor/

Expandir  

Eita ... essa veio para complicar kkkkkk vai ter de usar o termistor NTC mesmo.

Em 05/12/2022 às 14:15, Thiago Miotto disse:

Mas como dito no próprio exemplo, ele acaba não funcionando muito bem como medidor de temperatura ambiente, pois o funcionamento do MC gera calor e ele vai medir isso.

Expandir  

Não é este o caso .... Isso vale quando o pessoal coloca várias saídas que exigem corrente, passando de 50 mA por exemplo. Para o uso normal a 16 MHz, sem ter de acionar Leds sem usar transistores, a corrente é de cerca de 20 mA, o que gera um calor de 100 miliWatts, com isso  a temperatura interna varia muito pouco, pois o MEGA2560 está soldado com todos os seus pinos e assim tem uma dissipação muito boa.

@GustavoH93 ,

O cabo está correto, mas esse circuito para amostrar a ignicao usando sensor capacitivo tem de ser colocado perto da ignição, e o sinal da saida dele é que vai para o cabo, ok ?

Paulo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...