Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar o Git no Macbook Air


Jubgp

Posts recomendados

Pessoal, tentei instalar o Git no meu Macbook (Chip M1) porém, é exigida a atualização do iOS para que eu instale o Xcode. Não pretendo atualizar o iOS agora (o Mac é novo e eu prefiro deixar para depois, apesar da saber da importância das atualizações). Como posso instalar o Git sem ser através do Xcode? Vi que há outros recursos, mas não compreendi muito bem. Estou aprendendo programação (Java) e uso o VSCode em um PC com Windows. Pretendo usar no Mac também.

Obs: o Macbook possui chip M1. Encontrei um instalador compatível apenas com processadores Intel.

Existe alguma opção para que eu possa instalar o Git?

 

Agradeço as orientações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual dificuldade você está tendo ao instalar o Homebrew ou o MacPorts?

 

@Jubgp

Ok, tem outro jeito mais simples se você não quiser instalar o Xcode completo. Instale apenas as ferramentas de linha de comando. Entre com sua ID Apple em

 

https://developer.apple.com/download/all/

 

e pesquise por "Command Line Tools Xcode".

 

Baixe a versão mais recente compatível com seu macOS. Xcode 14.x requer macOS 12.5+. Xcode 13.x requer macOS 11.3+. Para anteriores, adicione a versão do macOS junto e garimpe nos resultados. Exemplo: para meu cacareco rodando macOS 10.13, pesquiso por "Command Line Tools Xcode 10.13", cujo resultado retorna que o último Xcode compatível é o 10.1.

 

Baixado o .dmg, abra-o. Depois abra o .pkg. Siga as instruções do instalador e pronto. No final, terá o git disponível no terminal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Up: ainda assim, é preferível instalar o Xcode da AppStore, pois daí você receberá atualizações automaticamente -- e o git é um programa que usa internet e de quando em quando tem correções de segurança. Como comentado pelo @AdrianoSiqueira , atualize seu macOS... é indolor. 😁

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abra o Terminal do MacOS e instale:

 

/bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/install.sh)"

 

Ele já vai instalar o Command Line Tools automaticamente se você não tiver instalado anteriormente. 

 

 

  • Git: 
brew install git

 

 

 

Parece ser a solução mais simples..

 

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Interessante o Homebrew instalar as ferramentas de linha de comando do Xcode automaticamente.

 

Eu uso o MacPorts, pois tem melhor suporte para versões antigas do macOS. Nele, tem que ser manualmente.

 

Aliás, Homebrew vs. MacPorts é uma eterna dúvida para novatos. Quem tem macOS antigo, em hardware que não recebe mais atualizações, prefira o MacPorts. Em macOSes atuais, pessoal recomenda mais o Homebrew.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AdrianoSiqueira Eu atualizei ontem para o macOS Ventura. Meu MacBook estava com o macOS Monterey. Deu tudo certo. Já instalei o XCode e creio que o Git esteja funcionando. Acabei não tendo tempo de usar. Mas assim que fizer o teste, dou um retorno. 

@jvdbosa Agradeço a orientação. É bom saber! Eu acabei atualizando o macOS Monterey para o macOS Ventura. Instalei o XCode e farei o teste. Como ainda sou iniciante em programação, ainda fico em dúvidas sobre qual programa instalar e os recursos que posso usar também.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!