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Boa noite amigos, estou precisando colocar esse conversor pra funcionar pra quebrar um galho mas não consigo fazer ele responder aos comandos do controle remoto. O controle tem led indicador que acende ao apertar os botões mas não acontece nada. Ao verificar com camera não consegui ver a luz infravermelha. Troquei o led infravermelho por outro que eu tinha em sucata, só que esse da sucata é maior, do tamanho de um led grande, agora eu vejo a luz infravermelha na camera, só que fraquinha, mas o conversor continua não recebendo nenhum comando. Suspeito que esse led maior consome mais corrente e o controle não consegue alimentar adequadamente, pode ser isso?

Aí eu queria saber, pra comprar um desses leds novos, se tem alguma especificação a mais além do tamanho, e se era pra funcionar com esse led maior ou se não funciona mesmo se for diferente. Estou desconfiado desse defeito, já que nunca vi um controle remoto com led infravermelho queimado, qual a opinião de vocês?

Por enquanto, haveria um meio de colocar o conversor pra fazer a sintonia automática sem usar o controle remoto?

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36 minutos atrás, 777 disse:

Por enquanto, haveria um meio de colocar o conversor pra fazer a sintonia automática sem usar o controle remoto?

Aí depende do modelo. 

Tem uns com botão, outros sem. Tem também uns que pede senha e etc. Não sei qual é o seu caso. 

 

Quanto ao defeito do controle pode ser o transistor que aciona o led ou mau contato em outra peça, pilha fraca, contatos da pilha sujo ou frouxos. 

Também pode ser defeito no conversor, o sensor receptor dele pode estar solto, com defeito acho difícil mas pode ser também. 

 

E, é pra funcionar com o led grande sim. 

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Eu já vi led de controle remoto que não aparece na câmera do celular e o controle funcionava perfeitamente, o Led provavelmente trabalha numa  faixa  mais baixa do infravermelho.

 

A primeira pergunta meio chata de fazer, mas... As pilhas estão boas? Já de criança aprendi com meu pai  a medir pilhas com uma lâmpada chamada de "lâmpada pingo d'agua", é uma pequena lâmpada incandescente de 1,5 volts ou um pouco menos. Mesmo depois de estudar eletrônica continuei usando esse método já que o multímetro não coloca carga na bateria. Neste final de semana fiz um "expurgo" na gaveta de pilhas na casa da minha mãe e achei duas pilhas AAA marca Philips muito bonitas a princípio. No multímetro dava 1,5 volts. Mas colocando a lampadinha caia pra 0,3.  Duas "Eveready" AAA também novas davam 1,6 volts e caiam pra 1,4 com a lâmpada o que é normal. Na verdade as duas Philips eram "Xing LIng" que só funcionam em dispositivos que  consomem pouquíssima corrente, talvez um teclado sem fio. Se for esse o caso na hora de apertar um botão o consumo do Led + o consumo do circuito faz a tensão das pilhas despencar e seria o responsável pelo fraco do Led grande que como o @Renato.88mencionou tem o mesmo consumo de um Led de 3 mm. Agora se for maior que 5 mm a história é outra. Uma coisa que dá o mesmo  efeito é mau contato no suporte das pilhas, muito comum em controles com uma certa idade, os contatos e "molinhas" oxidam. Às vezes só virando as pilhas com o dedo dentro do controle já "raspa" um pouco a oxidação, o certo é dar uma lixadinha com uma lixa 600.

Espero ter ajudado, boa sorte.

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15 horas atrás, Renato.88 disse:

Quanto ao defeito do controle pode ser o transistor que aciona o led ou mau contato em outra peça


Então amigo, como eu disse além do led infravermelho também tem um led indicador de funcionamento que pisca normal, e o sinal que passa por ele é o mesmo que passa pelo infravermelho então acho que da pra descartar essa possibilidade

 

 

15 horas atrás, Renato.88 disse:

Também pode ser defeito no conversor, o sensor receptor dele pode estar solto, com defeito acho difícil mas pode ser também. 

 

E, é pra funcionar com o led grande sim. 


Se for pra eu abrir o conversor e ler com osciloscópio o sinal que sai do sensor receptor, vai ter sinal com quase qualquer controle remoto que eu testar, mesmo o processador não "compreendendo" o sinal de outro controle o receptor vai receber, não precisa ser o controle dele, certo?
 

 

14 horas atrás, Andreas Karl disse:

Eu já vi led de controle remoto que não aparece na câmera do celular e o controle funcionava perfeitamente, o Led provavelmente trabalha numa  faixa  mais baixa do infravermelho.


Mas aí um led que trabalha em outra faixa que é visível na camera vai funcionar igual? Não entendo tanto sobre como funciona o sinal infravermelho.

Sobre as pilhas, como o led indicador acende normal e já testei elas em outro controle e funciona, a principio não acho que seja isso, mas vou dar uma analisada melhor, valeu pelas dicas de testes

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2 horas atrás, 777 disse:

Se for pra eu abrir o conversor e ler com osciloscópio o sinal que sai do sensor receptor, vai ter sinal com quase qualquer controle remoto que eu testar, mesmo o processador não "compreendendo" o sinal de outro controle o receptor vai receber, não precisa ser o controle dele, certo

Se voce tiver um osciloscópio é bom fazer isso, mesmo com o led fraco colocando o controle perto na frente do receptor tem que dar sinal. Depois que respondi lembrei de duas coisas: não sei se existe controle por ultra violeta mas os vídeo cassetes usavam luz invisível pra detectar várias coisas e quando a gente tirava a tampa o sistema dele ficava doido se o ambiente estivesse iluminado pelo sol. Claro que a luz do sol tem infravermelho também mas não precisava muito sol pra "dar pau", dava impressão de ser ultravioleta mas é só um chute. Meça o led velho com a função diodo do multímetro, o infravermelho tem um tensão de acendimento bem mais baixa que o normal, menos de 1,5 volt. Já o ultra violeta é mais de 3 volts. Pelo menos já dá pra saber se o led original estava bom.

 

Duas coisas que ja ouvi falar sobre problemas com controle remoto velho é oxidação e depósito de material orgânico das mãos nas trilhas, além do suor acabar conseguindo interromper trilhas também. Outra é as constantes quedas no chão que acabam afetando o cristal de quartzo. O controle da nossa Tv Philips de 2006 começou a demorar para funcionar ou não funcionar dependendo do frio, lembro que tinha que apertar a tecla power e esperar às vezes até 30 segundos. Sem a tampa esquentando o cristal com o dedo funcionava bem mais rápido até que parou de vez. Eu ia até tentar trocar o cristal mais por curiosidade mas era esquisito, tinha 3 terminais e não tinha a frequência escrita nele. Aí numa lojinha tinha um controle parecido sem a tampa das pilhas que o vendedor me ofereceu por R$10,00 com pilha e tudo e encostei o original. 

 

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2 horas atrás, Andreas Karl disse:

Depois que respondi lembrei de duas coisas: não sei se existe controle por ultra violeta mas os vídeo cassetes usavam luz invisível pra detectar várias coisas e quando a gente tirava a tampa o sistema dele ficava doido se o ambiente estivesse iluminado pelo sol.


Esses dias abri o meu videocassete pra trocar umas peças que pararam de funcionar por mijo de gato (foi pro pau sensor infravermelho que oxidou e quebrou uma perna, mais a maioria dos botões) e ele estava dando uma giradinha e cuspindo a fita de volta sem carregar ela na cabeça principal, achei a mola do freio também oxidada e se partiu mas pensando agora acho que isso já aconteceu outra vez que abri ele e depois que fechei funcionou normal, nunca tinha associado a luz do sol.

 

2 horas atrás, Andreas Karl disse:

Meça o led velho com a função diodo do multímetro


Só tenho multímetro analógico, mas seria o mesmo procedimento pra fazer um led comum acender, certo? Só testar nas escalas de resistência que ele deve acender?


Mas enfim, duvido que possa ser qualquer problema no controle remoto além do led queimado, pois como já disse além do led infravermelho ele tem um led indicador vermelho que compartilha o mesmo sinal e acende normal. No momento a bancada tá ocupada com um aparelho de som 4x1 mas em breve vou dar uma analisada melhor no controle e se necessário abrir o conversor e retorno pra vocês
 

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1 hora atrás, 777 disse:

Só tenho multímetro analógico, mas seria o mesmo procedimento pra fazer um led comum acender, certo? Só testar nas escalas de resistência que ele deve acender?

Não até porque as escalas de resistência baixas  dos analógicos costumam funcionar com uma pilha de 1,5 volt e só a escala mais alta às vezes funciona com uma pilha de 9 volts, alguns com uma pilha rara de 22,5 volts mas os resistores internos dessas escalas são altíssimos e não conseguem acender quase nada. Pra medir um led com o analógico você tem que fazer parecido com o que o digital faz, ele conecta um resistor de valor médio tipo 10K entre a própria bateria de 9 volts e a ponta de prova e mede quantos volts o diodo ou led permitem , a chamada "barreira de potencial". 

Não tenho certeza se antes ele limita a tensão a 5 volts porque Leds não suportam tensão reversa acima de 5 volts, qualquer tensão acima de uns 3,5 ou 4 volts na função diodo o multímetro digital  já dá "overload". 

Portanto coloque o multimetro na escala de tensão compatível com 5 volts, pegue uma fonte de uns 4,5 volts ou até uma bateria de lítio carregada que vai dar uns 4 volts, coloque um resistor de 10 k entre o positivo e a ponta vermelha do multimetro e ligue o negativo na preta. Medindo um diodo comum tipo 1n4007 a tensão vai cair pra algo como 0,6 no sentido direto e não vai se alterar no sentido inverso. Com Led a mesma coisa, no sentido direto cada cor tem uma tensão, um vermelho é 1,8V, um verde uns 2V e o infravermelho menos de 1,5 V. No sentido inverso assim como o diodo a tensão vai ser a da fonte / pilha. Se não se alterar em nenhum sentido está  aberto, se cair a quase zero está em curto.  

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6 horas atrás, 777 disse:

Se for pra eu abrir o conversor e ler com osciloscópio o sinal que sai do sensor receptor, vai ter sinal com quase qualquer controle remoto que eu testar, mesmo o processador não "compreendendo" o sinal de outro controle o receptor vai receber, não precisa ser o controle dele, certo?

Certo. 

Com multímetro também dá pra medir. Ao acionar o controle, a tensão na saída do pino cai um pouco. 

7 horas atrás, 777 disse:

Mas aí um led que trabalha em outra faixa que é visível na camera vai funcionar igual?

Aí depende do tipo de receptor. Alguns podem funcionar, outros não. 

5 horas atrás, Andreas Karl disse:

os vídeo cassetes usavam luz invisível pra detectar várias coisas e quando a gente tirava a tampa o sistema dele ficava doido se o ambiente estivesse iluminado pelo sol. Claro que a luz do sol tem infravermelho também mas não precisava muito sol pra "dar pau", dava impressão de ser ultravioleta mas é só um chute.

Os vídeos k7 usavam luz infra vermelha. 

Só que diferente dos foto diodos/transistores usados nos controles remotos, eles não tinham nenhum circuito de filtro. 

Por isso aceitavam qualquer tipo de luz. Inclusive, nos vídeo k7 mais antigos no lugar do led infravermelho tinha uma lâmpada incandescente pequena pra fazer o sinal de final/início de fita funcionar. 

Já nos circuitos de controle remoto, há um tipo de filtro passa faixa que só aceita frequências próximas a 38 khz. Esse circuito pode estar entre o foto diodo e o micro controlador, junto ao foto diodo, ou mesmo uma programação dentro do micro. Depende do que for mais conveniente ao projeto e ao fabricante. 

5 horas atrás, Andreas Karl disse:

Eu ia até tentar trocar o cristal mais por curiosidade mas era esquisito, tinha 3 terminais e não tinha a frequência escrita nele.

É um cristal cerâmico, tem deles em rádio AM são de 455 khz. O pino do meio é o terra, é como se aqueles capacitores que vão junto nesses estão embutidos. 

3 horas atrás, 777 disse:

Só tenho multímetro analógico, mas seria o mesmo procedimento pra fazer um led comum acender, certo? Só testar nas escalas de resistência que ele deve acender?

No multímetro Analógico não acende. Além dele só ter uma pilha, a impedância dele é muito alta, não sobra corrente pra acender o led. Talvez mostre a continuidade, igual acontece nos diodos comuns. 

 

3 horas atrás, 777 disse:

Mas enfim, duvido que possa ser qualquer problema no controle remoto além do led queimado, pois como já disse além do led infravermelho ele tem um led indicador vermelho que compartilha o mesmo sinal e acende normal.

Eu tiraria esse led indicador e deixaria somente o infra vermelho pra testar, assim sobra mais energia para ele funcionar melhor. 

 

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Amigos, sempre testei leds com meu multímetro analógico paraguay daquele normalzão mesmo estilo sanwa e acendia em quase todas as escalas, a alimentação dele são duas pilhas de 1,5V mais a bateria 9V, sinceramente não sei de qual multímetro analógico vocês estão falando... Hoje em dia pra resistência estou usando um meio diferente que era alimentado pelas antigas baterias de 4,5V, adaptado pra usar 3 pilhas, mas ainda não precisei testar leds com ele.

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Boa tarde galera, voltando ao tópico, abri o conversor digital e testei o receptor IR com osciloscópio e um controle que eu sei que funciona, estava recebendo normal, aí testei com o controle dela com o led grande e resolveu funcionar, tirei o led indicador desnecessário ao meu ver pra sobrar mais energia como o colega @Renato.88 sugeriu, fechei tudo e está funcionando, ficou a duvida de porque não queria funcionar antes com ele fechado mas agora está funcionando e não vou mais abrir (chequei a solda do receptor, estava perfeita)

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20 horas atrás, Renato.88 disse:

Com certeza tinha (ou continua tendo) algum mau contato que sumiu quando você mexeu no aparelho. 


Acho meio improvável, a placa estava em estado de nova. Acho mais fácil que o problema estava no controle. Quem sabe como estava com o led fraco aberto sem a carcaça funcionou e depois que eu tirei o led vermelho o IR ficou mais forte...

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