Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cristal piezoelétrico para nebulizador


Jimmy 2

Posts recomendados

Olá a todos,

Sou aprendiz amador de eletrônica, e mexendo num inalador/nebulizador que tenho em casa, e que não funciona, vi a oportunidade de aprender um pouco sobre esse assunto.

O cristal piezoelétrico se quebrou e preciso trocar, mas antes gostaria de entender algumas características desse componente. No meu caso ele tem 22mm de diâmetro e 1mm de espessura.

 

Achei pra vender numa loja com as mesmas medidas, mas o cara não sabe se serve no meu aparelho.

Pergunto: Esse componente eletrônico pode variar nas suas características como tensão de alimentação, corrente máxima ou frequência de trabalho?

 

Eu achava que a frequência dele era determinado pelo drive e não pelo componente, mas o cara da loja disse que acha que não serve porque o que ele têm é pra uma frequência baixa.

No meu caso, o aparelho não é mais fabricado e é difícil achar a peça.

 

Agradeço pela opinião e ensinamentos de vocês.

Jimmy San Juan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nebulizador usa ultra-som, frequência baixa. Provavelmente a peça que encontrou serve. Muito provavelmente o circuito eletrônico tem um NE555, o oscilador que comanda o piezo. A tensão no NE555 é a que vai para o piezo.

image.png.e7c2f05a644e36aefa7544a6169b4667.png

Meça a tensão entre os pinos 1 e 8.

Veja o código da peça que encontrou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se comparada com um som audível, a frequência não é baixa. De memória sem consulta à net, estes nebulizadores a freq passa de 1MHz. E + 1 complemento: a potência aplicada a ele é bem elevada o que impede o uso direto da saída do 555.

8 horas atrás, Jimmy 2 disse:

a frequência dele era determinado pelo drive e não pelo componente

De fato é pelo componente: tem-se que casar as impedâncias pra eficiência. Pode haver até mesmo um ajuste de freq pra quando se levanta mais névoa com uma certa lâmina dágua. Mínima variação: névoa desaparece.

 

Obs: digitei tudo com base em conhecimentos empíricos. Se achar que deve, pesquise/consulte/confirme... ou não ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo@.if, obrigado pelas suas respostas.

 

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Meça a tensão entre os pinos 1 e 8.

 

Sérgio, isso seria pra ver se o oscilador está funcionando? O nebulizador estava funcionando porém fraco, antes de eu desmontar e derrubar a pastilha no chão. Então creio que a oscilação deve estar ok.

 

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Veja o código da peça que encontrou.

 

Os componentes como esse que eu vi ontem não tem código gravado neles, pelo menos não vi nada, mas vou voltar lá pra examinar melhor. O que eu retirei do meu aparelho tem um JR gravado, e nada mais. Esse JR diz o suficiente para eu comprar no AliExpress, por exemplo? Pelo que eu vi, após o JR deveria ter um código...

 

1 hora atrás, .if disse:

De fato é pelo componente: tem-se que casar as impedâncias pra eficiência. Pode haver até mesmo um ajuste de freq pra quando se levanta mais névoa com uma certa lâmina dágua. Mínima variação: névoa desaparece.

 

Se entendi corretamente, o cristal tem uma frequência de eficiência máxima, mas quem deve oscilar casada nessa frequência é a sua alimentação. Isso exige então que eu conheça a frequência do que eu tenho na mão quebrado, pra comprar um igual. Creio que medir isso com o componente na mão não seja possível com o multímetro, certo?

Vou tentar com o fabricante do aparelho obter a especificação do cristal.

Obrigado,

Jimmy San Juan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Jimmy 2 disse:

medir isso com o componente na mão não seja possível com o multímetro, certo?

certo

 

3 horas atrás, Jimmy 2 disse:

tentar com o fabricante do aparelho obter a especificação do cristal.

é um caminho

 

3 horas atrás, Jimmy 2 disse:

Obrigado,

de nada 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Jimmy 2 disse:

O que eu retirei do meu aparelho tem um JR gravado, e nada mais.

Tá com cara de ser a marca, tem uns CIs que vem com um fabricante chamado "JRC". 

12 horas atrás, Jimmy 2 disse:

Creio que medir isso com o componente na mão não seja possível com o multímetro, certo?

Toma cuidado ao medir com o multimetro, tem uns aparelhos desse que trabalham com alta tensão no piezo. 

A corrente é baixa, mas pode queimar o multímetro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!