Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem tecnologia que muda muito a ponto de ter que voltar ao curso? programas, etc


Posts recomendados

Tem tecnologia que não muda tanto e outras mudam muito a ponto de ter que voltar para a escola?

 

Tenho medo de estudar alguma coisa na informática e depois ter que voltar a fazer curso, porque a tecnologia se atualizou e mudou tanto, a ponto de fazer o profissional ter que voltar a vestir fraudas e aprender tudo de novo.

 

Já estudei photoshop, illustrator nos anos 2010, e só teve algumas atualizações, mas não mudou completamente como aconteceu do office 2003 para o 2010.

Parece que o programa office não mudou tanto, mas em outros casos como programação, muda muita coisa, aponto de ser obrigado a voltar para o curso de informática?

 

Tem um tio que fala que mudou muito do Windows xp para o Windows 10, e ele só sabe navegar na internet, mexer nas pastas e email. Só sabia mexer no Windows antigo. E olha que só teve uma atualização e não tanta mudanças radicais.

 

Meu medo é ter que aprender tudo do zero de novo ou algo novo que o substituiu completamente. Seja programação, programa ou sistema operacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cursos em TI servem apenas como ponta pé inicial. Em TI terá que estudar para sempre, por si mesmo ou através de pequenos cursos. Voltar pra escola não faz sentido, ainda mais se for levar em conta que muita gente em TI jamais passou por escola alguma.

 

Se pensa em atuar em uma área sem grandes mudanças, eu diria que TI seria uma das piores escolhas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de linguagem normalmente sim. Alguns conceitos vão ser sempre os mesmos... mas alguns paradigmas mudam demais de linguagem pra linguagem (sem falar na sintaxe, que é a diferença óbvia). 

 

Fora a questão do aprendizado, a pessoa vai desenvolver gostos também. Tem pessoas que simplesmente não suportam programar em Java por exemplo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende do uso, muitas coisas que aprendemos os conceitos não mudam.

Nos exemplos citados, no Office o conceito de como produzir bons documentos são os mesmos, nas atualizações foram incluídas ferramentas que auxiliam a integração com a Internet por exemplo, ao acesso a dados, etc.

No Photoshop o básico continua, mas lembrar que existem também novos formatos, codecs, filtros, modos, etc.

 

Na programação é que mudou muito, criaram-se alguns nichos porque existem maior suporte da "comunidade". Por exemplo, para Data Science, vimos muito uso de Python. Já que explorou muito web, coisas como Ruby, Java são muito comuns. Outro é que atualmente as linguagens se conectam para explorar o melhor de cada um, por exemplo se deseja aumentar o uso de dados é comum usar o Python, mas a web se manter em outra linguagem. Então o estudo fica em como integrar as coisas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Voltar pra cursos, sim, se quiser progredir sempre estará fazendo cursos, assistindo palestras, workshops, etc.

 

Sobre os exemplos que você citou, nenhum entra nisso que estamos falando. A mudança do Office 2003 para o 2010 não fez com que houvesse a necessidade de uma pessoa que usasse o 2003 fizesse um curso do 2010. Eu não tive que fazer. Apenas tive que me acostumar com as mudanças. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!