Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de armadilha de mosquitos com LDR para acender automaticamente no escuro


Ir à solução Resolvido por Thiago Miotto,

Posts recomendados

Prezados colegas, boa noite.

Não tenho muito experiência em eletrônica, mas gostaria de fazer um projetinho já bem batido da armadilha de pegar mosquitos com: 6 leds ultravioletas + 6 resistores de 470R + 01 cooler fan de 12 v e aproximadamente 500 mA. Tudo isso utilizando uma fonte de 12 V.

 

Ocorre que eu gostaria de incrementar esse projeto com um circuito de ligação por LDR, para que eu possa deixar o projeto ligado em standby para que sempre ao apagar a luz ele seja ligado. Porém, imagino que o LDR não possa ser ligado diretamente com o cooler, pois a corrente provavelmente queimaria ele. Eu gostaria de colocar uma chave dando a opção desse circuito ligar com o LDR (automático) ou direto por uma outra chave de liga desliga.

Enfim, gostaria muito de conseguir fazer esse projeto com o mínimo de complexidade e componentes, será que alguém conseguiria elaborar esse esquema pra mim. Depois pretendo juntar tudo numa plaquinha caseira dessas feitas no percloreto.

Ficaria imensamente agradecido com a ajuda de vocês.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Aqui quando incide luz sobre o LDR, o relé fecha circuito entre seus terminais "comum" e "normalmente aberto". Mas nada impede de colocar seu circuito entre os terminais "comum" e "normalmente fechado", de forma que ele fique ligado quando escurece.

 

min0428_0001.png

Tirei daqui (clique), onde tem até uma sugestão para a plaquinha de circuito impresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de assistir um vídeo impressionante do Manual do Mundo em que o moço monta uma armadilha para pernilongos que talvez seja o que nosso colega @Leandrobasilio fala, @Thiago Miotto. Olha ele aqui:

 

 

Fiquei tentado a montar um desses mas lembrei de que essas ventoínhas podem fazer muito barulho principalmente no silêncio da noite, no quarto de dormir. Fiz um teste aqui e com 9v o barulho é bem menor e a rotação parece não ter caído tanto. Mas será que com 9v a sugada seria suficiente? Só  testando...

 

Agora tem os resistores... para ligá-los em 9v, teriam que ser, para ser formal, de uns 270Ω. E, se usarmos o circuito do relé com o LDR, aí complica mais ainda. Deve ter relé para 9v mas eu mesmo só usei de 5v, 12v ou mais.

 

O que penso é que dá para fazer o circuito todo ser alimentado com os 12v exceto a ventoínha, que seria ligada em série com uns 3 ou 4 diodos tipo 1N4001. Questão de ir testando com 1, 2, 3 diodos... Cada diodo derruba a tensão em aprox. 0,7v. Se usar 4 em série, a tensão que chega na ventoínha teoricamente seria de 9,2v, mais ou menos. Se usar 3, fica 9,9v e assim por diante...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/12/2022 às 19:19, rmlazzari58 disse:

Fiquei tentado a montar um desses mas lembrei de que essas ventoínhas podem fazer muito barulho principalmente no silêncio da noite, no quarto de dormir

Eu montei e realmente faz muito bcerarulho, porém realmente funciona. 

Fica lá no quarto na casa do sitio. 

O que faço pra usar é trancar o quarto umas 6 horas da tarde e deixar lá até a hora de dormir. 

O quarto tem o teto forrado, óbvio que se for aquelas casas de interior com somente telhado assim não dá certo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!