Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de armadilha de mosquitos com LDR para acender automaticamente no escuro


Ir à solução Resolvido por Thiago Miotto,

Posts recomendados

Prezados colegas, boa noite.

Não tenho muito experiência em eletrônica, mas gostaria de fazer um projetinho já bem batido da armadilha de pegar mosquitos com: 6 leds ultravioletas + 6 resistores de 470R + 01 cooler fan de 12 v e aproximadamente 500 mA. Tudo isso utilizando uma fonte de 12 V.

 

Ocorre que eu gostaria de incrementar esse projeto com um circuito de ligação por LDR, para que eu possa deixar o projeto ligado em standby para que sempre ao apagar a luz ele seja ligado. Porém, imagino que o LDR não possa ser ligado diretamente com o cooler, pois a corrente provavelmente queimaria ele. Eu gostaria de colocar uma chave dando a opção desse circuito ligar com o LDR (automático) ou direto por uma outra chave de liga desliga.

Enfim, gostaria muito de conseguir fazer esse projeto com o mínimo de complexidade e componentes, será que alguém conseguiria elaborar esse esquema pra mim. Depois pretendo juntar tudo numa plaquinha caseira dessas feitas no percloreto.

Ficaria imensamente agradecido com a ajuda de vocês.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Aqui quando incide luz sobre o LDR, o relé fecha circuito entre seus terminais "comum" e "normalmente aberto". Mas nada impede de colocar seu circuito entre os terminais "comum" e "normalmente fechado", de forma que ele fique ligado quando escurece.

 

min0428_0001.png

Tirei daqui (clique), onde tem até uma sugestão para a plaquinha de circuito impresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de assistir um vídeo impressionante do Manual do Mundo em que o moço monta uma armadilha para pernilongos que talvez seja o que nosso colega @Leandrobasilio fala, @Thiago Miotto. Olha ele aqui: