Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual dessas placas-mãe B550 devo escolher?


Posts recomendados

2 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Qual seria seu processador?

AMD Ryzen 5 4600G, mas to pensando em longo prazo. futuramente to pensando em um Processador AMD Ryzen 7 5800X3D. to preocupado se a placa de vídeo 3080 ti ou 3070ti tenha compatibilidade com essas placas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

... to preocupado se a placa de vídeo 3080 ti ou 3070ti tenha compatibilidade com essas placas

 

Não sei de onde surgiu mais essa "bobagem de Internet" de que "placa de vídeo X não é compatível com placa-mãe Y." 🤔

 

Qualquer placa-mãe que tenha slot PCIe x16 - o que 99% das placas tem; pode ser usada com qualquer placa de vídeo do mercado, seja uma RX550 ou uma RTX4090.

 

O que o usuário deve-se preocupar é se a fonte tem qualidade e potência adequadas para a placa de vídeo, o que a maioria das fontes do mercado não tem.

 

Quanto as três placas mãe listadas todas são OK para o 5600G, já a MAG B550M Mortar tem VRM melhor (mais corrente) para um 5800X3D.

 

Isso é evidente numa inspeção visual, note que a Mortar tem grandes dissipadores nos dois circuitos do VRM, a DS3H tem um dissipador pequeno só no VRM(Vcore) e a H nem tem - apesar de custar mais cara....🤪 Como estas Gigabyte são modelos 'budget" usam CODEC de audio barato, o antigo ALC 887.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, 1lokos disse:

Não sei de onde surgiu mais essa "bobagem de Internet" de que "placa de vídeo X não é compatível com placa-mãe Y." 🤔

 

É que certas placas de vídeo possuem VBIOS UEFI-only e não mostram nada na tela se o BIOS da placa-mãe não for UEFI:

 

vbios_uefi_only.jpg.3087ddd53cdc085801afef9d5a1f9ccc.jpg

 

O ecossistema PC adotou UEFI mais ou menos a partir de 2012 com o advento do Windows 8. Contudo, fora dos PCs de grife, as primeiras implementações dos fabricantes de placas-mãe (até ~2014) não incomum eram problemáticas:

 

 

@gutopereira

 

Com placas-mãe recentes, esse problema não existe, com exceção, talvez, das placas chinesas de baixa qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jonatan pereira disse:

Você já deu uma olhada na B550M MSI MORTAR? Só vejo o pessoal elogiando ela, eu iria nela, mas claro, tem que ver como está o preço. Da última vez que vi, ela estava mais ou menos por 900 reais. 

Entre essas que você citou, eu iria de ASUS, tenho uma TUF B450M PRO II e já utilizei uma TUF B550M Plus e são placas bem bacanas, com uma construção muito boa.

Se eu fosse montar um kit hoje com uma B550, eu tentaria pegar uma MSI Mortar, mas caso não conseguisse uma, eu iria de ASUS. Vi que muita gente teve problema com a B450M Steel Legend, não sei se os problemas que ela tinha foram totalmente corrigidos na B550, talvez sim, mas fiquei com o pé atrás com essas placas, então eu evitaria. 

1 hora atrás, jonatan pereira disse:

Você já deu uma olhada na B550M MSI MORTAR? Só vejo o pessoal elogiando ela, eu iria nela, mas claro, tem que ver como está o preço. Da última vez que vi, ela estava mais ou menos por 900 reais. 

Entre essas que você citou, eu iria de ASUS, tenho uma TUF B450M PRO II e já utilizei uma TUF B550M Plus e são placas bem bacanas, com uma construção muito boa.

Se eu fosse montar um kit hoje com uma B550, eu tentaria pegar uma MSI Mortar, mas caso não conseguisse uma, eu iria de ASUS. Vi que muita gente teve problema com a B450M Steel Legend, não sei se os problemas que ela tinha foram totalmente corrigidos na B550, talvez sim, mas fiquei com o pé atrás com essas placas, então eu evitaria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!