Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Tenho um laptop antigo que utilizo apenas para reproduzir conteúdo multimédia na TV.

O processador é um Intel Celeron de 1.50GHz, com 2GB de ram e 300GB de memória e neste momento tem instalado o Windows 7 de 32 bits mas é muito lento.

A minha questão é, terá melhor rendimento com um SO Linux? Só conheço o Ubunto e não sei se será a melhor opção, se puderem elucidar-me agradeço 😉

Postado

como você so utiliza para multi midia e seu note é bem fraco recomendo continuar com o windows 7 mas utilizar um SSD, 120gb é baratinho meu note também tem uma cpu muito fraca e quando peguei ele so tinha 2gb de ram mas eu utilizava a versão de 64bits mesmo é rodava de boa.

tenta instalar a versão de 64bits primeiro para ver se da uma melhorada

Postado

Discordo do amigo @Red X . É muito prudente parar de usar o W7, pois é um S.O. extremamente ruim no quesito segurança e não tem mais suporte oficial, além de não rodar bem em hardwares fracos, não importando a versão. Quanto ao Linux, o Ubuntu pode ser pesado para essa configuração. Dizemos que Linux tem muitos "sabores" e, em geral, tem muito de pessoal nas escolhas. Entretanto, tem distros bem leves que se dão bem nessa situação. Estou usando num Toshiba idêntico ao seu o Lubuntu. Não ficou assim uma "bala" mas serve ao propósito. Tem o Mint, Devuan, MX, Puppy, Sparky, LXLE, Peppermint e por ai vai. São distros para equipamentos fracos. Atente para o fato de que Linux requer processos manuais e há que se aprender um pouco a usar o terminal, caso não seja familiarizada com o sistema.

• Membro VIP
Postado

@Catarina Lopes Seus tópicos foram unidos por se tratarem do mesmo assunto, contamos com sua compreensão.

@Mega Blaster @Red X @TheDemonLena (Para notificar da mudança).

Atenciosamente,
Ferox Graxaim
Moderador do Clube do Hardware

2 horas atrás, Catarina Lopes disse:

Olá. Tenho um laptop antigo que utilizo apenas para reproduzir conteúdo multimédia na TV.

O processador é um Intel Celeron de 1.50GHz, com 2GB de ram e 300GB de memória e neste momento tem instalado o Windows 7 de 32 bits mas é muito lento.

A minha questão é, terá melhor rendimento com um SO Linux? Só conheço o Ubunto e não sei se será a melhor opção, se puderem elucidar-me agradeço 😉

Migrar para Linux é sua melhor opção, tem distros muito leves. Eu particularmente não gosto de Ubuntu e seus derivados, só me causou dores de cabeça. Mas pode tentar usar Linux Mint com XFCE, e se ainda assim for muito pesado, tenta AntiX ou Puppy Linux.

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

Atente para o fato de que Linux requer processos manuais e há que se aprender um pouco a usar o terminal, caso não seja familiarizada com o sistema.

Hoje em dia, dependendo da distro escolhida, pode até esquecer que o terminal existe se quiser. Só pra configurações muito específicas e avançadas (avançadas até mesmo no Windows), que precisa de terminal no Linux. Mas mesmo não precisando, eu ainda uso terminal para algumas coisas pois julgo mais prático.

• mês depois...
Postado

@Catarina Lopes Bom dia.

Não importa a distro que você escolher para o seu Celeron. A questão é: qual gerenciador de janelas usar para um computador com essas características ??? Hoje em dia temos diversos GUIs no mundo linux, como:

- GNOME, KDE (o mais usados, porém requerem uma quantidade de memória RAM bastante razoável);

-XFCE, I3WM, LXDE, Enlightenment etc (esses não requerem tanta memória RAM).

Escolhi para o meu Celeron 2.0 GHz + 2 GB RAM o XFCE e instalei um browser que não consome tanta memória, como o Google Chrome. O XFCE já vem com um browser bastante leve.

Resumindo: aprenda a instalar sua distribuição preferida o máximo de "enxuta" possível com o XFCE e faça um teste.

Aguardo seu feedback.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado
Em 07/01/2023 às 13:39, Catarina Lopes disse:

Com esta configuração irá passar raiva de toda forma. Veja se é possível aumentar a quantidade de ram para no mínimo 4GB.

Distribuições na sua configuração que serão amigáveis são Xubuntu e o Mint XFCE. Lubuntu também, mas o visual é mais simples.

Postado
Em 07/01/2023 às 13:39, Catarina Lopes disse:

usa o Lubuntu, uma versão light (mais leve que o xubuntu), usei num pc antigo uma vez (Athlon x2 250), ficou bala. A única desvantagem é que talvez não possua muitos recursos como as distros mais modernas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!