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Motor 10CV com reversão


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Preciso do esquema elétrico para ligar um motor de 10CV com reversão. Geralmente compraria uma painel pronto, mas como estou tentando aprender e me aperfeiçoar quero montar eu mesma.
A principio, pelo que vi de um painel para boia / prestotato iriam os seguintes componentes:

 

Disjuntor de carga WEG 32 Amperes.
Disjuntor de comando Weg 10 Amperes.
Contator K1 /K2 Lc1 D25 Schneider.
Contator K3 lC1 D09 Schneider.
Rele de Tempo Eletromecanico
Relé térmico 12- 18 Amperes.
Botão, Chave e Sinalizador Schneider 

Obs,: Peguei essa lista de um anuncio do ML, então nem tenho certeza se é isso mesmo e são essas marcas que devo usar.

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25 minutos atrás, Flávia Pimentel disse:

um motor de 10CV

.. está bem longe do meu mundo mc cmos 3v3 de n...uA's. mas se bem me lembro motor com esta potência toda geralmente é trifásico. Neste caso pra reverter basta trocar uma fase pela outra. Google reversão motor trifásico (clique)

 

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Como indicado pela @if o esquema de ligação está disponível na internet e em apostilas e livros de comandos. Para especificar corretamente os componentes, principalmente os contactores, é preciso saber os dados de placa do motor e o regime de funcionamento.

 

Note que a reversão de um motor de tal potência requer cuidados para que não ocorram danos mecânicos. Consulte o manual do motor.

 

 

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Que tensão pretende usar? 220V 3 fases? Pelos contatores e relé utilizados aparenta ser 440V. O contator LC1 D25 só suporta esse motor em 380V ou 440V e LC1 D9 suporta 50A mas precisamos de 2 para um comando com reversão. Em 220V a corrente nominal é de 27,8A mas cai pela metade com 440V.

O comando é simples e inicia sabendo:

- a tensão do motor e a corrente nominal do motor na tensão selecionada.

- se será partida direta ou triângulo estrela.

- como será comandado (botão, pedal, contato externo, limitadores de posição, etc).

- se a tensão do comando (bobinas dos reles e contatores) será a mesma que a do motor.

 

Para se iniciar um projeto de comando a primeira coisa a ser definida é o propósito e as características de comando (comportamento) desejadas, ninguém conhece tanto suas necessidades quanto você, é a partir dela que se inicia o projeto. Depois se parte para o desenho elétrico e seleção dos componentes.

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@Sérgio Lembo Obrigada pela explicação!

O motor é trifásico 220/380V, será utilizado em 220V. O dimensionamento do motor e aplicação são calculados pelo engenheiro, e eu quem faço a ligação do mesmo.

Será um painel simples com botão liga/desliga, botão de emergência e inversão de sentido.

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Alguns cuidados:

Ao comprar o par de contatores peça com intertravamento mecânico. Para cada marca / modelo há um intertravamento. Nem todos os vendedores de contatores possuem o acessório mas todos os que possuem o acessório também vendem o contator correspondente.

O relé temporizador K3 destina-se a impedir que o motor parta enquanto não houver parado. O tempo de parada depende da máquina acionada. Algumas são tão resistentes ao movimento que param rápido. Outras possuem uma grande inércia e demoram a parar. Os 5 segundos sugeridos talvez tenham que ser alterados.

Na compra do motor existe a opção com freio. É um freio normalmente travado por molas que abre quando o motor é energizado. Isso dá uma freiada mais rápida e não provoca nenhuma alteração no esquema elétrico pois a bobina do freio é ligada internamente ao motor.

 

Sem título.png

 

Botões:

B0 desliga

B1 liga à direita

B2 liga à esquerda

 

Alguns caprichos antes de iniciar a montagem:

Note que não há número nos contatos dos botões e nem nos auxiliares de K1 e K2. A numeração depende de alguns detalhes de posicionamento que variam pois o primeiro dígito é a posição da fileira e o segundo corresponde ao tipo de contato, uma chatice da norma. Em outras palavras, a numeração poderá variar de um modelo para outro. Escolhido e comprado os contatores, antes de iniciar a montagem complete o desenho com as numerações dos contatos. Isso é importante para evitar erros na montagem. Temos o tempo do planejamento e o tempo da montagem.

 

Sobre os botões de emergência: Esqueci de colocar no desenho mas são botões colocados em série com o botão de desliga B0, simples assim.

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12 minutos atrás, .if disse:

... tentando entender o que faz K1 e K2 não acionarem ao mesmo tempo...ah.. se pressionar b1 e b2 desliga os 2...

O contato NF de K1 impede o acionamento de K2 e vice-versa. Caso o esperto do operador consiga simultaneidade de acionamento de B1 e B2 possivelmente teremos apenas uma vibração das bobinas mas para se evitar tais sabotagens e outros percalços é que se usa o intertravamento mecânico dos contatores, que nada mais é que uma gangorra entre eles que impede que ambos consigam descer o bloco de contatos. Opcionalmente se pode utilizar botões com 2 blocos de contato, 1NA + 1NF, e fazer intertravamernto elétrico entre eles. Fica um ninho de rato de tantos fios mas funciona.

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@Sérgio Lembo Sérgio, que tipo de botoeira eu utilizo, uma simples? Ou aquelas Knop de 03 posições (Meio desliga, esquerda/sentido anti-horário e direita/sentido horário) funcionária bem para a minha aplicação?

@Sérgio Lembo Eu preciso que seja algo bem simples:
- liga motor sentido horário
- Sentido anti-horário
- Botão de emergência.
 

A rede é trifásica 220V e o motor é de 7,5CV.
Pelo que eu vi de componentes, vou precisar:

01 disjuntor trif 220V 32A
01 disjuntor de comando 10A
01 Contator K1/k2 LC1 D25
01 Contator k3 Lc1 D09
01 Relé de tempo eletromecanico
01 Relé térmico 12 - 18A
01 Chave comutatora 3 posições
01 Botão de emergência

Confere?

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  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

@Mega Blaster Precisei de ajuda de um técnico, tentei ligar sozinha mas não consegui, aí precisei da ajuda de um técnico com experiência.. Fazem muitos anos que estou fora dessa área, mas aos pouquinhos estou relembrando e aprendendo mais. Obrigada pela ajuda e preocupação!

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