Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Meu PC atual é um Intel Core i7-4790k com GPU GeForce GTX 970.

Ainda roda bem muita coisa boa, mas já demonstra sinais de cansaço.

Days Gone, por exemplo, trava muito, apesar de atender às especificações.

Cogitei fazer um upgrade de placa de vídeo, montar um PC novo, ou mesmo substituir a placa-mãe, processador e memórias atuais por um Ryzen 5 5700g?

Aí eu pergunto: pensando em games, o 5700G vai performar melhor que o 4790k empurrando a GTX 970?

Postado

Sim.. é mais atual e tem mais núcleos.. mas se vai manter a placa de vídeo não precisa ser a versão G do proocessador, que tem os graficos integrados.. pode ser uma 5600 sem o G... 

Alias me lembrei de outra coisa... você vai precisar trocar tudo.. placa-mãe e memória tambem.. Seu processador é DDR3.. Na minha opinião esse é o upgrade mais logico agora..

Postado
10 minutos atrás, bngomes disse:

Sim.. é mais atual e tem mais núcleos.. mas se vai manter a placa de vídeo não precisa ser a versão G do proocessador, que tem os graficos integrados.. pode ser uma 5600 sem o G... 

Alias me lembrei de outra coisa... você vai precisar trocar tudo.. placa-mãe e memória tambem.. Seu processador é DDR3.. Na minha opinião esse é o upgrade mais logico agora..

Ah sim, a ideia seria trocar processador, placa-mãe e memória.

Não sei se eu manteria a placa de vídeo... Dependeria muito da diferença de desempenho entre a Vega integrada e a GTX 970.

Em tempo, por enquanto uso um SSD para o sistema e um disco rígido para os jogos. Será que esse é o problema?

• Coordenador
Postado

@paulchess10 A Vega integrada é absurdamente mais lenta que a GTX 970. A perda de desempenho seria muito alta.

Por sinal, esse seu Core i7 4790K já consegue empurrar a GTX 970 a todo vapor... Ou seja, não compensaria trocar de processador por enquanto.

Você tem 16GB de RAM?

• Curtir 1
Postado

@paulchess10 Se você já possui uma placa de vídeo, não precisa ser necessariamente um processador com "G". Você pode optar por Ryzen 7 5700X ou Ryzen 5 5600, sendo que o último é mais barato que 5700X. Ambos os processadores já aguentam GTX 970 de boa, é uma GPU ainda mais forte apesar de ser antiga. Mas se quiser trocar de processador, teria que trocar a placa-mãe e a memória RAM também, já que o que você possui é DDR3 enquanto que esses processadores indicados suportam apenas DDR4.

40 minutos atrás, paulchess10 disse:

Não sei se eu manteria a placa de vídeo... Dependeria muito da diferença de desempenho entre a Vega integrada e a GTX 970.

Eu manteria sua placa de vídeo, porque como eu já disse, é uma GPU ainda mais forte. O vídeo integrado do Ryzen 7 5700G é bem mais fraco que GTX 970. Você estaria simplesmente fazendo um downgrade.

40 minutos atrás, paulchess10 disse:

Em tempo, por enquanto uso um SSD para o sistema e um disco rígido para os jogos. Será que esse é o problema?

Pode ser mesmo um problema, porque assim como os programas e sistemas operacionais atuais, os jogos mais modernos rodam muito lentos no HDD. Então o correto seria instalar os jogos no SSD.

E eu concordo com @KairanD, tem que ver quanta memória RAM você possui. Porque os jogos mais modernos não rodam muito bem abaixo de 16GB RAM.

Embora o upgrade de plataforma DDR3 para DDR4 seja mais significativo, se o 4790K ainda está atendendo as suas necessidades, acharia melhor já segurar o upgrade para futuro, dependendo de sua situação financeira. No futuro, você pode até pular diretamente para a plataforma DDR5 se estivesse mais barata e acessível. Eu resolveria primeiramente o problema de memória RAM e armazenamento.

Postado

Não entendi como seu PC está tendo dificuldades para rodar Days Gone. Eu testei essa game com minha antiga configuração com Core i5 3470 e 8GB de RAM, o jogo rodou relativamente bem com uma GTX 960 de 2GB na qualidade média a 40+ FPS, com uma GTX 660 também na qualidade baixa mais ou menos a 30 FPS, tudo em Full HD (1080p). A GTX 970 é consideravelmente mais rápida que a GTX 960, e nem estou falando do processador que também seria suficiente, com essa configuração você deveria estar apto a rodar o jogo na qualidade alta e com bom desempenho.

OBS: o desempenho do gráfico integrado do 5700G é próximo de uma GTX 660, então não espere muito dele.

Postado

Olá amigos!

Obrigado pelas considerações!

Eu tenho 16 GB de RAM em dual channel (2 x 8 GB).

Grandes chances então de o HD estar gargalando os jogos.

Vou rodar o Afterburner para ver que indicadores eu tenho, e tentar colocar os jogos no SSD para ver o que dá.

Postado
41 minutos atrás, paulchess10 disse:

A diferença é brutal.. segundo o userbenchmark , tem 500% de diferença na perfomance... 

Mas tambem acho que seu sistema deveria rodar sem problemas..Pelos resquisitos do jogo o seu processador está no Recomendado e sua placa de vídeo é superior a do requisito minimo.

3 minutos atrás, paulchess10 disse:

Grandes chances então de o HD estar gargalando os jogos.

Só uma coisa... o HDD impacta bastante no tempo de carregamento... depois de carregado não deveria causar muito impacto.. 

Postado
13 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não entendi como seu PC está tendo dificuldades para rodar Days Gone. Eu testei essa game com minha antiga configuração com Core i5 3470 e 8GB de RAM, o jogo rodou relativamente bem com uma GTX 960 de 2GB na qualidade média a 40+ FPS, com uma GTX 660 também na qualidade baixa mais ou menos a 30 FPS, tudo em Full HD (1080p). A GTX 970 é consideravelmente mais rápida que a GTX 960, e nem estou falando do processador que também seria suficiente, com essa configuração você deveria estar apto a rodar o jogo na qualidade alta e com bom desempenho.

OBS: o desempenho do gráfico integrado do 5700G é próximo de uma GTX 660, então não espere muito dele.

Pois é, eu também não entendi, hehe

Postado
22 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@paulchess10 e qual é a placa-mãe do seu PC? O Core i7 4790K precisa de uma placa-mãe minimamente decente para suportar a carga do processador, certos modelos básicos de H61, por exemplo, podem sofrer thermal throttling no VRM.

Então, acho que é uma placa até boa. Na época optei pela MSI Z97 Gaming 5.

Postado
4 horas atrás, Joao531 disse:

@paulchess10 Então o problema pode estar relacionado ao fato de jogos serem instalados no HDD. Se passar os jogos instalados no HDD para SSD, vai resolver o problema.

Pior que não deu. Continua travando demais, mesmo nas configurações mínimas de resolução e qualidade gráfica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!