Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

5 capacitores eletrolíticos estufados


Henrique - RJ

Posts recomendados

Posso trocá-los por 5 capacitores com maior ou menor capacitância desde que não ultrapassem 20% da capacitância desses capacitores e que não tenham tensões menores que eles ?

 

É que as lojas nem sempre tem capacitores com a mesma capacitância e tensão limite e assim também posso usar até capacitores usados de outros eletrônicos.

 

Esses 5 capacitores embarrigados são de placa-mãe antiga de PC desktop de 2200uF 25V 105ºC. Eu retirei eles e coloquei no lugar 4 capacitores usados de 1600uF 25V 105ºC de outra placa-mãe e deu tela mas o processador está instável e de vez em quando congela a imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô chutando, mas acho não vai funcionar direito porque o projeto foi feito contanto com as especificações exatas dos componentes utilizados e você não tem como "calibrar" o sitema para especificações diferentes. No caso a placa-mãe vai tratar 1600uF exatamente como se fosse 2200uF e aí as coisas já saem do script e não faço ideia se e nem do tipo de propagação que isso pode causar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Estranho capacitores de 25 volts numa placa-mãe, não costuma ter tensões maiores que 12 volts. Em todo caso eu nunca observei os valores deles. De qualquer forma são capacitores de filtragem e o valor em si não é crítico. Mas colocar de capacitância bem abaixo e ainda usados (podem estar com fuga ou valor abaixo) é pedir pra dar zebra, a filtragem se torna insuficiente. Pode colocar de 2500 uF e talvez até de 3.300. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dmmctba @Andreas Karl

 

Me perdoem, acabei informando errado as especificações dos capacitores. Foram 5 capacitores estufados de 2200uF 6,3V 105ºC que foram trocados por 4 capacitores usados de 1800uF 16V 105ºC.

 

A tela deve ter congelado devido á falta de um capacitor pois eram 5 no circuito de alimentação do processador e eu só recoloquei 4 usados.

 

Eu conclui que poderia instalar esses capacitores de 1800uF exatamente devido á tolerância que os eletrolíticos têm de 20% pra mais ou pra menos para serem considerados em bom estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ

4 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Me perdoem, acabei informando errado as especificações dos capacitores.

Sem problema.

Já a porcentagem de tolerância de capacitores grandes geralmente tende a ser pra baixo e não pra cima, quanto menor o valor mais barato o custo. E a idade faz o valor cair também. 

Quando um capacitor é usado para controlar a frequência de um oscilador ou os parâmetros de um filtro o valor importa bastante. Mas capacitores eletrolíticos e de tântalo geralmente de mais 100uF são usados para filtragem de energia da fonte e nesse caso em geral a regra é "quanto mais melhor".  Lógico que tudo tem um limite, um capacitor de filtragem quando está se carregando é praticamente um curto-circuito rápido, pode "puxar" uma corrente enorme. Quanto maior o valor mais tempo esse "curto" vai durar, maior a corrente envolvida e eventualmente pode sobrecarregar algum componente. Acredito que capacitores de 2500uF e até de 3300uF (valores intermediários são difíceis de achar justamente porque nessa faixa a precisão geralmente não importa) vão funcionar sem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na substituição de eletrolíticos quando a função é filtro, se não tem o original coloca sempre valor maior. Tanto na tensão, quanto na capacitancia. 

Os fabricantes dimensionan os componentes ao mínimo para economia, então se diminuir ainda mais a chance de não funcionar é maior. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo que dizem, acho que não fiz uma burrada muito grande e como funciona, deixa ficar. Só vou instalar mais um capacitor, o que estiver em melhor condição dos 5 que removi que acho que não estava inchado, pra ver se o funcionamento do processador estabiliza e não congela a imagem.

 

Só achei sensato por esses capacitores usados de menor capacitância devido á margem de 20% de tolerância com que podem trabalhar. Então, se o original é de 2200, posso usar de até 1740 aproximadamente ou de até 2640 acredito eu.

 

É uma placa-mãe muito velha com pontos de ferrugem e usada de soquete 775 que não vale a pena ficar gastando dinheiro pra consertar ela. Nem portas SATA a placa tem, só IDE, onde posso usar um dos 3 HDs IDE de 40/80GB que foram recuperados após queda.

 

É ferro-velho mas como sai barato e é apenas para navegação com Linux acho que vale a pena se puder usar um processador Dual Core nele. Gosto desse esporte econômico de recuperar coisas usadas úteis em que eu mesmo conserto, se possível a custo zero.

 

Já recuperei de tudo um pouco, chuveiro, máquina de secar roupa, liquidificador, ar condicionado, computadores, relógio, leitor/gravador CD/DVD, pendrive, HDs, cafeteira, máquina de cortar cabelo etc etc ... Estou que nem os norte americanos do sul dos EUA que consertam de tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

É uma placa-mãe muito velha com pontos de ferrugem e usada de soquete 775 que não vale a pena ficar gastando dinheiro pra consertar ela. Nem portas SATA a placa tem, só IDE, onde posso usar um dos 3 HDs IDE de 40/80GB que foram recuperados após queda.

Eu usei muitas placas de sucatas dessa nos últimos anos. Tanto essas com soquete LGA775 quanto as de soquete AMD2. Sempre com Windows XP nelas. Em um tempo antes, lá pra 2010 ainda usei sucatas de Pentium 3 e AMD462, naquele tempo ainda era possível usar. 

De 2021 pra cá que as substituí por outras mais modernas de socket AM3. 

Uso pouco os PCs, mas tenho vários deles. Por isso não invisto em qualidade, pra poder ter quantidade! :lol:

2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Só achei sensato por esses capacitores usados de menor capacitância devido á margem de 20% de tolerância com que podem trabalhar. Então, se o original é de 2200, posso usar de até 1740 aproximadamente ou de até 2640 acredito eu.

No caso dos capacitores essa margem de 20% não se aplica muito bem. 

Como já foi dito, capacitores de 3300uF por exemplo podem funcionar melhor do que os originais. Já esses de valor menor deu pra ver que não funciona bem. 

2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Já recuperei de tudo um pouco, chuveiro, máquina de secar roupa, liquidificador, ar condicionado, computadores, relógio, leitor/gravador CD/DVD, pendrive, HDs, cafeteira, máquina de cortar cabelo etc etc ... Estou que nem os norte americanos do sul dos EUA que consertam de tudo.

Pois é, sou assim também. Ao longo da vida fui aprendendo a entender como tudo funciona e como consertar. Não acho certo ficar jogando qualquer coisa fora a torto e a direito por um defeito simples, ou mesmo quando podemos colocar outra utilidade ao objeto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Renato.88 disse:

Como já foi dito, capacitores de 3300uF por exemplo podem funcionar melhor do que os originais. Já esses de valor menor deu pra ver que não funciona bem.

 

Não funcionou muito bem talvez por faltar um capacitor pois só instalei 4 quando eram 5 instalados.

 

Depois instalo mais um e testo o funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!