Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi gente, td bem?

Meu pc está dando throttling e chegando á 100ºC:
throttling.jpg
100-C.jpg

A configuração dele é:
Placa-mãe: ASUS TUF gaming B660M PLUS D4
Memória: 32GB Fury Beast 3600MHZ
SSD: KC3000 Kingston 1TB 7000/6000
GPU: Palit RTX 3080 GamingPro V1
Fonte XPG reactor 850w
CPU: i5 13600KF
É um pc novo, não está sujo, a pasta térmica é nova e o cooler é da Noctua "Cooler para Processador Noctua, AMD/Intel, 92mm, Marrom e Prata - NH-D9L"

O turbo mode está ligado na BIOS, e o ASUS enhancement 3.0 também.
Notei também que o clock dele fica direto em 5087ghz.
Quando estou jogando Warzone, depois de um tempo, começa a cair o fps para 45 FPS  aí eu tenho que reiniciar pra tudo voltar ao normal.

Alguém pode me ajudar por favor?

Obrigado

Postado

Mas isso é fácil de explicar, cooler meia boca com processador beberrão = dá problema.

Vá na BIOS e controle a tensão manualmente para dar uma aliviada. Considere também comprar um cooler de verdade que dê conta desses processadores esquentados.

• Curtir 2
  • Solução
Postado

Cara, Wattercooler ai só de 360mm dos bons, vais gastar perto de 1000 reais pra aguentar o tranco, e lembre-se que o liquido interno geralmente com 5 anos perde a eficiência, ou seja, se gastar isso tudo vai gastar perto de 1000 reais de novo em 5 anos?

Bom, Air cooler, ai teria que ser pelo menos um com 6 Heatpipes, ventoinha no minimo de 120mm, ideal de 140, lembrando que em full Load no talo mesmo assim esse processador vai beliscar a casa dos 90 graus independente da refrigeração que você colocar.

Dá para limitar o PBO dele, pesquisa no youtube se tiver duvidas e vai ter varios videos do pessoal fazendo e vai dar uma limitada ai e talvez te ajude se não quiser gastar agora

Da pra melhorar ventilação do gabinete e blá blá blá, mas vai baixar 5 graus por ai se for um dos problemas, como ta a temperatura da placa de vídeo jogando? pergunto isso  pois se ela estiver quente joga calor ''bafo'' quente para o cooler e as vezes aumenta uns 5 a 10 graus no processador.

Se derm bate uma foto com o seu gabinete aberto, a lateral dele pra gente ver como está por dentro.

Postado

Eu limitei o L1 e o L2 dele (após longa pesquisa) para 65/100w e o Throttling sumiu com o turbo mode ligado, agora bate 87ºC no máximo, mas no AIDA isso foi tão rápido que ficou em 67/72ºC por um bom tempo.

A placa de vídeo ta batendo 77ºC no máximo dela, mas na maioria das vezes é bem menos que isso.

Obrigado pela atenção de vocês!

Postado
43 minutos atrás, 1lokos disse:

85 graus para o i5-13600K é "outono".

Eu vi kkkk, quase não tem diferença de performance em jogos com um water cooler kkkk.

Obrigado

• 5 meses depois...
Postado

@Ice Green Estou com o mesmo problema com 13600K.
Poderia me informar quais o passos para contornar essa situação?

Estava vendo no HWInfo está liberado 234W de energia.

Acho que a placa-mãe já vem com tudo liberado de fábrica. É uma ASUS B760-A ROG.
Não sei nem por onde começar.

• Curtir 1
Postado

@danieldptavares Então, entrei aqui pra te ajudar. Realmente, as placas-mãe vem tudo liberado, na minha estava por volta de 400w! Eu abaixei para 95w e deu tudo certo. Nosso processador é bem esquentadinho e então precisaríamos de um cooler bem potente para suportar, até mesmo um water cooler seria bom, mas eu comprei errado na época (e está até hj com o mesmo cooler aqui kkkkk).

Neste link: https://forum.adrenaline.com.br/threads/throttling.700948/#post-1076510474 eu fiquei sabendo como teria que fazer e nele também tem como eu fiz para abaixar os Watts.

Boa sorte!

• Obrigado 1
Postado
16 horas atrás, Ice Green disse:

@danieldptavares Então, entrei aqui pra te ajudar. Realmente, as placas-mãe vem tudo liberado, na minha estava por volta de 400w! Eu abaixei para 95w e deu tudo certo. Nosso processador é bem esquentadinho e então precisaríamos de um cooler bem potente para suportar, até mesmo um water cooler seria bom, mas eu comprei errado na época (e está até hj com o mesmo cooler aqui kkkkk).

Neste link: https://forum.adrenaline.com.br/threads/throttling.700948/#post-1076510474 eu fiquei sabendo como teria que fazer e nele também tem como eu fiz para abaixar os Watts.

Boa sorte!

Obrigado pelo post, vou tentar fazer apesar de não saber nada a respeito.
Hoje chega o contact frame, vamos ver se tenho algum ganho.

Nessa tensão você conseguiu chegar no clock máximo do processador? Teve alguma perda significativa?

• Curtir 1
Postado
21 horas atrás, Ice Green disse:

Boa sorte!

@Ice Green Eu entrei no link que você indicou, mas não consegui limitar o L1 e L2, pois não é possível editar os valores. Qual opção tenho que habilitar/desabilitar para alterar tais valores?

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, danieldptavares disse:

Obrigado pelo post, vou tentar fazer apesar de não saber nada a respeito.
Hoje chega o contact frame, vamos ver se tenho algum ganho.

Nessa tensão você conseguiu chegar no clock máximo do processador? Teve alguma perda significativa?

Então, eu tive perda somente no benchmark do CPU-Z que com o Throttling dava 9500, porém nos jogos está normal visto que a maioria deles nem chega aos 95ws, e sim 85w que é o caso do Imortals of aveum.

O Clock Speed dele está em 5087 MHz.

3 horas atrás, danieldptavares disse:

@Ice Green Eu entrei no link que você indicou, mas não consegui limitar o L1 e L2, pois não é possível editar os valores. Qual opção tenho que habilitar/desabilitar para alterar tais valores?

Na época estava em auto mostrando os 400ws que citei, aí eu cliquei neste auto, apaguei e digitei os valores para long e short + enter. Deu tudo certo depois

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!