Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos. Começou parando de funcionar alguma teclas quando faz frio incluindo o +1 minuto. Até aí dá pra se virar. Agora dependendo do "humor" dele para de aceitar comandos, fica bipando e aparecendo numeros "8" no display.  Desconfio que a solução é trocar o teclado de membrana. Pode ser outra coisa ?  No M. Livre aparece a foto do teclado junto com uma plaquinha que tem toda cara de ser os contatos da membrana que vai na frente. Uma limpeza resolve ou é melhor comprar novo? Eu ainda não desmontei e até hoje em termos de microondas só troquei magnetron e capacitor de alta. Obrigado pessoal.

image.thumb.png.d3dc1af1c6dea5a90c19a0e4ea7e0c9e.png

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Andreas Karl disse:

bipando e aparecendo numeros "8" no display

-remova (desconecte) o teclado pra ver se o 8 está dando contato intermitente. . causado por sujidades e tempo.

outra coisa ? 

-fonte e tradicionais capacitores estufados .. ou não são bons candidatos

Uma limpeza resolve ou é melhor comprar novo?

-ao identificar o problema com total certeza.. você decide.

outra coisa ?

-incrivelmente defeito no display pode causar problemas de tecla, a depender da arquitetura do circuito... se há pinos compartilhados com ambos. Incrivelmente já consertei um assim: troca do display 7 segmentos... causava problema no teclado.

• Curtir 1
Postado

Antes de mais nada cabe uma dica interessante que peguei no Y tube antes que misture com o texto. Em microondas muito detonados/ velhos e como geralmente são usados só pra esquentar comida pode ser interessante instalar micro switchs para recuperar as funçoes principais como "mais um minuto", "ligar"  e cancelar".

Já que os teclados são uma matriz de contatos ( com fios digamos "linhas" e fios digamos "colunas") o negócio é fazer uma ferramenta com um resistor (ou até um potenciometro) e dois fios. O resistor é para não causar algum curto caso encoste os fios no lugar errado, pode se começar com 1K e baixar caso não haja reação. E  aí é começar encostando um fio nas soldas do  contatos digamos mais a esquerda no conector do teclado na  placa  e vir encostando  o outro fio nas soldas da direita até o meio e ver qual função executa. Talvez seja bom evitar fazer o teste com dois contatos "linha" e dois contatos "coluna" mas acredito que o resistor entre os fios deva evitar danos caso aconteça. 

Continuando:

Em 08/03/2023 às 10:22, .if disse:
Em 08/03/2023 às 09:40, Andreas Karl disse:

bipando e aparecendo numeros "8" no display

-remova (desconecte) o teclado pra ver se o 8 está dando contato intermitente. . causado por sujidades e tempo.

O estranho é que quando começava o defeito o teclado "morria", a única tecla que funcionava era "cancela" (acho), nenhuma outra incluindo o 8 funcionava.

-incrivelmente defeito no display pode causar problemas de tecla, a depender da arquitetura do circuito... se há pinos compartilhados com ambos. Incrivelmente já consertei um assim: troca do display 7 segmentos... causava problema no teclado.

Ainda bem que não parece ser o caso. Embora eu não gostei nada da maneira como a comunicação tanto do display como do teclado é feito com a placa. É através de uma daquelas borrachas com um monte de micro contatos paralelos. Metade dela é pro display e a outra pra conectar as 9 vias do teclado de um lado pro outro. Custava conectar o teclado direto na placa?  Todas as vezes que mexi com essas borrachas  só passei raiva. Talvez tenha alguma técnica especifica para trabalhar com elas principalmente como colar  de maneira adequada no display sem interromper os contatos. VOU AMAR DICAS NESSE SENTIDO kkk. Sorte que no display do microondas ela só descolou uma parte. 

image.png.657b0a832cfb12299fbec7fce8e1f521.png

Em 08/03/2023 às 09:40, Andreas Karl disse:

Uma limpeza resolve ou é melhor comprar novo?

-ao identificar o problema com total certeza.. você decide.

Pelo jeito é um novo mesmo, ela é colada no painel e praticamente se desfaz ao descolar:1.thumb.jpg.dd3bbf3ae528d9131f58532d70e1818f.jpg

Parece que a plaquinha verde com os retângulos de grafite que vão no fundo não vem junto.

Será que resistem á uma limpeza com alcool isopropílico?

E será que os grafitinhos da placa também ou é melhor deixar do jeito que está?

4.thumb.jpg.fc55766adf97a4db5b72fad640031fdd.jpg

Por hora muito thanks :tw_smile:

• Membro VIP
Postado

O meu era display de led 7 segmentos. Um outro meu do início deste século de fato pifou a tecla +1min e outras há alguns anos.  Nem compensa trocar o teclado .. . por enquanto .. . uso as que funcionam

4 horas atrás, Andreas Karl disse:

micro switchs para recuperar as funçoes principais como "mais um minuto", "ligar"  e cancelar".

O m.o. é apenas um timer fresco que apenas controla o tempo do magnetron ligado. Com isso em mente a princípio dá até mesmo pra colocar um 555 como controle.

Postado
5 horas atrás, Andreas Karl disse:

O estranho é que quando começava o defeito o teclado "morria", a única tecla que funcionava era "cancela" (acho), nenhuma outra incluindo o 8 funcionava.

Então tem um botão em curto no seu teclado. 

O uC é programado pra aceitar uma tecla de cada vez. 

O botão cancela deve ser o único que está a parte. 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, .if disse:

O m.o. é apenas um timer fresco que apenas controla o tempo do magnetron ligado. Com isso em mente a princípio dá até mesmo pra colocar um 555 como controle.

Faz tempo que eu penso em fazer isso. Um 555 pra controlar o tempo de cozimento e  eventualmente um outro pra fazer a intermitência da "potencia".  Nosso primeiro microondas era com timer mecânico, acho que era Sanyo. Durou trinta anos. Me lembrou o azar do nosso show de final de ano passado quando os dois carros deram problema na volta. Minha Paratí quadrada queimou a junta de cabeçote mas desligando a vela certa andou mal mas chegou em casa, 200 km. A Ecosport  pifou o alternador. Minha Paratí já andou uns 100 km com o alternador pifado e minha saudosa Brasília também. Já a Ecosport , na hora que a tensão da bateria chegou a 11,5 volts o sistema dela desligou quase tudo... inclusive o motor. Bela b. de tecnologia. Viva os "POIS És" kkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!