Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistor de valor "Zero" funciona mesmo como fusistor?


Posts recomendados

Já estava quase entendendo a parada... Resistor de número ZERO, é igual a zero de resistência... serve como jumper em placas, ou para setar configurações etc...

 

Mas agora me vem um rapaz e fala que ele é um  fusistor... e tem bastante gente exaltando nos comentários...

o que me deixa com dúvidas... eu entendi tudo errado ou o cara viajou legal no vídeo? 

Lembrando que não tenho interesse em denegrir o trabalho do moço, apenas quero entender mesmo sobre o componente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Blumer Celta

Pelo que entendi do vídeo que você compartilhou, o termo "resistor de número zero" foi usado como uma expressão figurativa para se referir a um componente específico que é usado para proteger circuitos elétricos contra picos de tensão ou corrente excessiva. Esse componente é conhecido como "fusistor" ou "varistor" e é diferente de um resistor convencional.
 

Um fusistor é um componente que possui uma resistência elétrica variável, que diminui rapidamente em resposta a um aumento repentino de tensão ou corrente elétrica. Ele é frequentemente utilizado como um dispositivo de proteção contra surtos de tensão, para evitar que os componentes eletrônicos sejam danificados. Quando um pico de tensão é detectado, a resistência do fusistor diminui significativamente, dissipando a energia excessiva e protegendo os componentes eletrônicos.

 

Em resumo, um fusistor não é um resistor convencional com resistência elétrica zero, mas sim um componente de proteção contra surtos elétricos que possui uma resistência elétrica variável. Espero que isso esclareça suas dúvidas!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Sim, obrigado pelas dicas, mas no vídeo ele aponta para um resistor grande (de numero zero) e fala que aquilo é um fusistor, minha duvida á mais neste sentido, aquilo é realmente um fusistor ou ele se confundiu? Obrigado

Até onde sei, resistores com a faixa preta ou sem escrever nada são somente jumper e nada mais. 

Pra ser fusistor, varistor, resistor tem que ter números, faixas ou o que for pra identificar suas características. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se ele tem resistência igual a zero então a corrente que pode circular por ele é infinita, pra que serviria um fusível que não abre?

 

pela lei de ohm P = R x I², não importa a corrente circulante a potência dissipada sempre seria zero

 

Físicos à muito tempo batalham para conseguir um condutor com resistência zero, o supercondutor, na verdade já conseguiram, mas sobe circunstâncias específicas, a luta agora é para reproduzir em amibiente natural

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, Setts disse:

Um fusistor é um componente que possui uma resistência elétrica variável, que diminui rapidamente em resposta a um aumento repentino de tensão ou corrente elétrica. Ele é frequentemente utilizado como um dispositivo de proteção contra surtos de tensão, para evitar que os componentes eletrônicos sejam danificados. Quando um pico de tensão é detectado, a resistência do fusistor diminui significativamente, dissipando a energia excessiva e protegendo os componentes eletrônicos.

 

A pessoa teve boa intenção mas se confundiu. Fusistor [na época do ncbraga 😁] é um casamento de fusível com resistor

fusistor_7w_2k2r_12941_1_f426bf054a6f246

O funcionamento é simples: um curto ou mau funcionamento provoca alta corrente por ele que aquece e funde a solda [da direita] que faz soltar/saltar o contato que está sob pressão. Atualmente (na minha época 🤪) existe tipo smd.

ip0104_01.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/ideias-dicas-e-informações-uteis/49-tiristores/746-fusistor-ip104.html

 

Um ntc  é o tal de R variável que tem alta R quando liga e diminui a medida que aquece. A ideia é proteger contra pico de corrente

col0127_0001.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/projetos/9730-limitacao-de-corrente-com-ntc-col127.html

 

Já o pico de tensão aí sim entra em cena o varistor ou até mesmo um centelhador que a grosso modo nada mais é do que duas varetas apontando uma pra outra que cria um arco voltaico com tensão alta

art2215_0003.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/projetos/18448-protetor-contra-transientes-art2215.html

 

8 horas atrás, caolne disse:

E se ele tem resistência igual a zero então a corrente que pode circular por ele é infinita, pra que serviria um fusível que não abre?

Permita-me uma visão daqui de fora...De fato a proposta do zero R é ser um jumper apenas. Montado com robô, fica mais barato do que uma pessoa preformando e colocando um jumper de fio manualmente na pci.

8 horas atrás, caolne disse:

Físicos à muito tempo batalham para conseguir um condutor com resistência zero, o supercondutor, na verdade já conseguiram, mas sobe circunstâncias específicas, a luta agora é para reproduzir em amibiente natural

Atópico mas ve se soma algo...

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=supercondutor-viavel&id=010115230310

É de agora há pouco

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, .if disse:

centelhador que a grosso modo nada mais é do que duas varetas apontando uma pra outra

vi umas placas com desenho na PCB que parecem ter a mesma função, achei uma foto simples na internet, mas já vi outras onde o desenho é mais evidente... penso ser um centelhador "impresso".

 

Quanto ao resistor ZERO, muito obrigado pelas dicas pessoal, esclareceram totalmente a dúvida.

centelhador.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!