Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso alimentar o notebook com 12.8v ?


Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

Posts recomendados

Pessoal, dando continuidade ao tópico das fontes com defeito (aqui e aqui), a fonte original fornecia 12v. Começou a perder potência e agora chegou uma nova que fornece 12,8v.

 

Fonte antiga:

7hHTiiV.jpg

 

Fonte nova aqui

(Intelbras EF 1205)

 

 

Como o note vai funcionar sem bateria nenhuma, ou seja, tudo o que sair da fonte vai para os circuitos (placa-mãe, HD etc...), será que posso alimentar com esses 12,8v mesmo? Tava pensando em colocar um diodo no meio do cabo, para derrubar a tensão para uns 12,1v, 12,2v mas... será que precisa? É recomendável? Imprescindível? Bobagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu diria que não pois a placa-mãe tem um sistema próprio de regular tensão mas

se o seu carregar não for de muita qualidade (tipo fica oscilando entre 12.7~13v)

é bom dar uma diminuida nessa tensão porque ja perdi um notebook pra carregador ruin ou genérico

 

é melhor colocar o diodo no cabo do carregador porque se tiver uma leve alta de tensão no carregador (tipo de 1v) pode dar ruin se seu notebook não for preparado pra receber tenções um pouco a cima da que o carregador original fornece

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Começou a perder potência e agora chegou uma nova que fornece 12,8v.

Mas é com o notebook ou sem? 

Pois dependendo do caso, a tensão cai com a carga. 

Se for com o notebook, siga o conselho do amigo acima. 

A parte eletrônica têm reguladores, pois funcionam com tensão baixa mesmo, no entanto também tem circuitos de 12V, como alimentação da tela e parte mecânica (se tiver). 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/03/2023 às 01:49, Renato.88 disse:

Mas é com o notebook ou sem? 

Pois dependendo do caso, a tensão cai com a carga. 

Se for com o notebook, siga o conselho do amigo acima. 

A parte eletrônica têm reguladores, pois funcionam com tensão baixa mesmo, no entanto também tem circuitos de 12V, como alimentação da tela e parte mecânica (se tiver).

 

Liguei a fonte nova, finalmente, e sem carga ela fornece 13,06v! Com o netbook como carga, a tensão na fonte cai para 12,88v. Pensei no que disse nosso amigo @superrblue, que a placa-mãe tem seus próprios reguladores, mas como você disse, e o HD? A RAM? A plaquinha de rede? A tela? Podem até não queimar de cara mas será que não vai reduzir a vida útil desses componentes?

 

Com 1 diodo 1N4007 em série com a fonte, a tensão com carga e tudo ficou 12,26v, o que ainda é mais que 12v. Então pensei em colocar 2 1N4007 em série, aproveitando também para fazer um cabo que tenha a fonte de um lado e o netbook do outro: é que o plug da fonte é 5,5mm x 2,1mm e o jack no netbook é 5,5mm x 2,5mm... Os diodos ficaram dentro do plug.

 

Agora a tensão que vai para o netbook ficou 11,78v sem carga e 11,36v com carga, o que parece razoável... se fosse com a bateria, acho que seria algo por aí, será que não?

 

Só que o plug que tem os diodos dentro estão esquentando bem... Não tenho como medir, não é um tanto que queima o dedo mas será que é seguro? Digo, a longo prazo... será que não vai estragar a capa desse plug, que é de plástico (aquele que, na foto, a lapiseira está apontando),

 

QUCScBn.jpg

 

ao longo do tempo? Além disso diodos diminuem a queda de tensão na medida em que esquentam...

 

Pensei em colocá-los numa caixinha mínima, em contato com o ar ou até fixados num dissipador, mas essa caixinha já seria meio um trambolho a mais... Além disso, quem vai usar o netbook não sabe nem trocar lâmpada, não vai se sentir confortável com mais essa caixinha-gambiarra...

 

Que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, aphawk disse:

Eu manteria apenas um diodo em série, mas não o 1n4007, e sim um diodo para 3A como garantia. O seu 1n4007 está esquentando porque ele é para apenas 1A, e creio que os picos de corrente quando carregam a bateria do notebook são maiores do que isso.

Não tem mais bateria, ou melhor... ainda tem mas extirpei o contatos dela. Só a mantive por causa do peso (sem ela o netbook fica caindo prá trás) e porque um dos pézinhos é no magazine dela. Ou seja, sem esse magazine, fica que nem mesa de bar, que o pessoal põe bolacha de chopp para parar de balançar, rs...

 

Além disso bateria velha, que não mantém carga nem por 10 minutos... sei lá se não ia acabar estragando, ali...

 

Agora quanto ao diodo, você tem razão. Vou ver ser dá para colocar uns 1N5408, tem até um HER508, aqui, mas são trambolhões, eu queria que coubesse dentro da capinha do plug... Você conhece algum que não seja tão grande mas que seja feito para mais corrente?

 

 

Em tempo:

Uma questão, desculpem se é muito óbvia mas se for para deixar dois diodos, que tal um dentro do plug do lado da fonte e outro no plug do outro lado? Ou ainda...

 

Que tal um no positivo e outro no negativo, cada um apontado para o lado certo, claro... Que cês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Você conhece algum que não seja tão grande mas que seja feito para mais corrente?

Tem alguns "no meio do caminho" com 1,5 ou 2 A. 

O tamanho deles é intermediário aos já citados, e se encontra facilmente em outros Aparelhos eletrônicos como fonte de TV e de PC, infelizmente não lembro o código de nenhum deles por agora. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Com 1 diodo 1N4007 em série com a fonte, a tensão com carga e tudo ficou 12,26v, o que ainda é mais que 12v.

Nesse caso, esses 260mV já não fazem diferença. Prefira deixar 1 diodo. 

Com dois já fica abaixo de 12V, aí não fica legal. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Agora quanto ao diodo, você tem razão. Vou ver ser dá para colocar uns 1N5408, tem até um HER508, aqui, mas são trambolhões, eu queria que coubesse dentro da capinha do plug... Você conhece algum que não seja tão grande mas que seja feito para mais corrente?

 

Sei que tem alguns de 2A também, se você não tem baterias pode usar um de 2A, mas não sei de nenhum que seja tão pequeno quanto um 1N4007 .....

 

Ops achei este aqui :

 

https://www.eletrodex.net/semicondutores/diodos/uso-geral/her208-diodo-retificador-alta-eficiencia-2a

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, já que colocar apenas 1 em série não tem problema, comecei a medir os parrudos reaproveitados aqui, já sempre tem diferença entre um e outro. Os campeões foram

 

- 1N5406, que derruba 605mV e

- 1N5349B, derruba 703mV.

 

Esse segundo, porém, é um zener (12v/5w). Será que usá-lo como um diodo convencional, polarização direta, tem algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, o CDH via Gmail está insistindo em que eu crave um post como solução. Mas nesse caso sem a participação de cada um (@superrblue, @Renato.88, @aphawk, @.if) a solução não teria sido encontrada. Vou marcar o post final como solução porque a solução foi coletiva, mas agradeço aos mestres.

 

Grato!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!