Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar interruptor inteligente em casa 220 Fase / Fase?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

Comprei um interruptor inteligente para ventilador (imagens em anexo)
Meu ventilador é 220v
Minha casa é 220v Fase / Fase, e é com estas duas fases que o ventilador está instalado
Possuo na rede elétrica o fio Neutro
Só encontrei um esquema elétrico p/ instalar esse interruptor p/ casas 220 com 1 fase e o neutro (em anexo o esquema)
Como seria o esquema para o meu caso?

image.png

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem... num 220V fase fase, se usar o fase e o neutro terá 110V e não 220V. Isso não é problema para o interruptor porque pela etiqueta nele ele aceita essa tensão. O problema é que ao fazer assim, o ventilador vai receber só 110V também.

 

Acho que o melhor seria usar fase também onde está descrito neutro no interruptor. Desta maneira deve funcionar. Isso supondo que o ventilador seja 220V né (você não disse)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Daniel Almeida Lucena disse:

@W46n3r @Renato.88 obrigado pelo retorno pessoal, mas já pesquisei e não se pode fazer isso, no neutro do interruptor tem que ter obrigatoriamente um fio neutro...

Se está pensando em juntar as duas fases para conseguir o 220V (que é a única alternativa que sobra), acho que pode até dar certo dependendo de como está o quadro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Daniel Almeida Lucena disse:

mas já pesquisei e não se pode fazer isso, no neutro do interruptor tem que ter obrigatoriamente um fio neutro...

E verdade, de acordo com as normas não pode. Apenas por uma questão de segurança. 

Porém se fizer funciona. 

Afinal..... 

10 minutos atrás, Daniel Almeida Lucena disse:

@W46n3r Não tem quadro aqui em casa, vem direto da caixa de medição.

Já começou errado, né! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Daniel Almeida Lucena disse:

Como o produto é importado da China será difícil falar c/ fabricante.

Com certeza. 

1 hora atrás, Daniel Almeida Lucena disse:

Será que é só por questões de segurança amigo? 

Sim. Numa instalação Fase/neutro ao desligar a fase pelo interruptor, o equipamento fica totalmente sem risco de choque elétrico, pois é o neutro que está lá. 

Na instalação Fase/fase você desliga uma fase e o ventilador desliga, mas há risco de choque em alguém mexer lá. 

Só que você há de concordar comigo que os fios ficarão escondido no teto e as emendas devem ser bem feitas e isoladas. 

Como estará no alto, nenhum curioso vai mexer lá. 

E se você ou outra pessoa precisar fazer alguma manutenção, a primeira coisa que vão pensar em fazer é desligar o disjuntor. 

1 hora atrás, Daniel Almeida Lucena disse:

Tinha ouvido que não funcionaria e que iria dar curto no aparelho...

Se fizer direito funciona.

220V é sempre 220V, não importa se é entre 2 fases ou se é fase neutro. 

O importante, é na hora de ligar medir com o multimetro e ver se encontra os 220V. 

 

E ainda não me disse, a lâmpada é 110 ou 220V? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Só acrescento ao que o pessoal já disse, que vai funcionar se você montar fase-fase. Mas a regulagem de velocidade será bem menos precisa, e terá um mínimo maior, pois 110V da ligação ficará fixa.

Não entendi. 

O ventilador é 220V, pra ele não importa se é fase ou neutro pois no fim é tudo a mesma coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Renato.88 disse:

pra ele não importa se é fase ou neutro pois no fim é tudo a mesma coisa. 

A tomada deve fazer um pwm p/ diminuir a tensão p/ o ventilador girar mais devagar.

Suponha que o comando mande baixar 10%. Numa instalação 220V fase + neutro dos 220 vai ficar 198V. Já na instalação fase + fase 110V, ele vai baixar os mesmos 10% mas só de uma fase, chegando 99V e 110V da outra, logo vai chegar 209V.

Obs: O PWM vai cortar o circuito, então talvez isso não ocorra. Só testando em campo.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Suponha que o comando mande baixar 10%. Numa instalação 220V fase + neutro dos 220 vai ficar 198V. Já na instalação fase + fase 110V, ele vai baixar os mesmos 10% mas só de uma fase, chegando 99V e 110V da outra, logo vai chegar 209V.

Olha, isso aí que você disse não existe. 

O comando é um circuito série, ele abaixa a tensão total. 

 

Concordo que isso de fase e neutro é ruim de entender, mas depois que se entende fica fácil. 

Funciona assim, imagina um trafo comum com center tap e que possa fornecer uma corrente alta. 

Temos 110 medindo entre o pino do meio e cada um da ponta e 220v medindo as duas pontas. 

Concorda que ali temos apenas três fios distintos, sem positivo e negativo porque é AC. Mas temos as tensões. 

Então ali posso alimentar o que quiser basta escolher o fio certo para se adequar a tensão do equipamento. 

O ventilador funciona ali em 220V e também posso ligar qualquer coisa no center tap e pegar o outro fio para usar o 110V. 

Para o equipamento ele vai receber a tensão que o trafo fornece e ponto. 

 

O que a gente chama de neutro é somente um fio do transformador que foi aterrado, só por isso que não dá choque. 

 

Poderia também pegar uma das pontas do trafo e aterrar, aí teríamos uma fase e um neutro que fornece 110, duas fases que também fornecem 110 e uma fase e neutro que fornece 220V. 

Entendeu? 

Neutro é apenas o ponto de vista da coisa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!