Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando e apresentando artefatos


Posts recomendados

Bom dia para você que está lendo, como é possível deduzir do título e o tópico onde se encontra esse tópico há um problema no meu computador (desligando sozinho). O problema é o seguinte, hora ou outra o pc congela, ou apenas trava e desliga, ou dá tela azul ou enche a tela de artefato, trava e desliga. Só de falar artefato já dá um frio na espinha pela possibilidade de ser placa de vídeo, mesmo que a minha tenha aproximadamente 2 anos e eu nunca tenha deixado ela chegar nem em 70°C (O que ainda é considerado uma temperatura normal de funcionamento). Porém gostaria da opinião de alguém com mais experiência.

Já rodei teste de stress em todos os componentes, CPU, RAM, a própria GPU e nunca deu problema enquanto está no teste. Já rodei o MEMTEST, aquele que você bota em um pendrive e nenhum problema detectado também, já limpei contatos, troquei driver e acredito que é isso que está em meu poder.

A minha configuração é a mesma do perfil, e inicialmente eu pensei ser memória pois o computador não estava funcionando em dual channel (fiz o teste cada memória e cada slot separadamente e ele continuava desligando, depois de um tempo o dual channel voltou a funcionar normal, acho que foi dps de limpar o contato), além de que minhas memórias tem aproximadamente 6 anos de uso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Antônio Justino disse:

Já rodei teste de stress em todos os componentes, CPU, RAM, a própria GPU e nunca deu problema enquanto está no teste. Já rodei o MEMTEST, aquele que você bota em um pendrive e nenhum problema detectado também, já limpei contatos, troquei driver e acredito que é isso que está em meu poder.

 

quando usou o memtest, fez com as memórias isoladas?

 

ja tentou trocar de slots os pentes, caso sua placa-mãe tenha mais do que 2?

 

e quais programas de estress você usou para efetuar esses testes?

 

independente disso, creio q seja a placa de vídeo sim, ja q um sintoma classico você acabou de mencionar

13 minutos atrás, Antônio Justino disse:

, ou apenas trava e desliga, ou dá tela azul ou enche a tela de artefato

 

há um teste q você pode fazer q testa tanto as memórias da placa de vídeo como a propria GPU, o nome dele É NVIDIA MODS, existem muitos videos ensinando a fazer isso no youtube, pesquise pelo termo NVIDIA MODS e veja se consegue.. 

 

se conseguir, já pode ter uma ideia de q o defeito é da placa de vídeo propriamente dito ou não..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Não usei o programa com elas isoladas, mas já troquei os pentes entre os slots sim. Com relação ao de stress eu usei o AIDA64 apenas, sei que não é excepcional mas já deixa com 100% de uso. Vou ver esse rolê da nvidia

@lionlucas Ainda não mano, não queria recorrer a isso porque acho um saco formatar e ter que instalar tudo dnv, mas quando acabar as outras opções irei fazer

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@rodrigo.dcvieira @Pepse Consegui testar o software, estava tendo dificuldades de rodar ele, mas para minha surpresa o resultado foi esse:IMG_20230513_202518268_HDR.thumb.jpg.e0586f40e7bb17c03a9b2cec525d9568.jpg

 

Ainda pode ser que realizei o teste errado, o comando que rodei foi ./mats -e 30 > 1660.txt

Pelo que entendi ele grava 30mb de dados nas memórias da gpu para verificar se o problema está nelas.

 

Com relação ao SSD o crystal disk acusa uma saúde de 83%. Acredito que não seja muito alarmante.

 

Apenas recapitulando, os problemas são artefatos, travamentos, os dois juntos e antes estava dando tela azul mas parou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais testes de stress de placa de vídeo você fez, além do último, da imagem?

 

Um excelente programa que oficinas de reparos geralmente usam é o FurMark: https://geeks3d.com/furmark/rog/downloads/

 

Há diversos modos disponíveis, de forma que você pode preencher mais da memória de vídeo disponível.

 

Qualquer artefato, travamento etc deve ser refletido usando esse programa.

 

Veja se desinstalar o driver de vídeo atual com Display Driver Uninstaller não resolve, assim como aumentar o Power Limit da placa no MSi Afterburner. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Razzee Já usei OCCT, o gpu-z e o FurMark em 1080p 2xmsaa. Normalmente durante os testes é incomum desligar.

 

Eu instalei a placa em outro computador e rodei o FurMark, fiz um teste de cerca de 10min, ela alcançou uns 65°C e se manteve funcionando normalmente. Depois rodei Batman Arkham Night, era o que tinha instalado, nenhum problema. Depois quando coloquei no meu pc e rodei o FurMark, instantemente o computador desligou, duas vezes seguidas e da terceira em diante ele não desligou mais quando eu rodava o teste.

 

Simplesmente não faço ideia, o teste em outro pc não chegou a ser conclusivo porque as vezes o meu se mantém ligado por muito tempo. Vai que dei o azar de isso ter acontecido no outro.

 

Meus principais suspeitos ainda são placa de vídeo e memórias (infelizmente n tive a oportunidade de testar em outro pc), afinal elas tem quase 6 anos de uso.

 

Um padrão mais perceptível são com jogos mais pesados, um god of war 2018 por exemplo, é mais comum de dar problema. Ao mesmo tempo que hoje ele travou enquanto havia apenas um aba de navegador aberto e mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Antônio Justino disse:

@Razzee Terei que ver, não tenho muitos amigos com computador. Mas vou testando aos poucos cada peça.

 

No OCCT tem um teste de fonte, o qual começa a usar muito de tudo. Não deu problema enquanto fiz o teste. 

 

Pelos relatos, a sua fonte pode estar demonstrando instabilidade assim que a placa de vídeo assim que chega ao ápice de uso.

 

A GTX 1660 tem um TDP bem baixo (125W), mas se a fonte estiver com problemas, isso não importa muito, e o defeito se reflete apenas na linha que vai para a GPU.

 

Você pode tentar rodar alguns benchmarks que fazem maior uso da placa de vídeo apenas (alternativas a FurMark): 3DMark, Catzilla, Unigine Heaven e ver se ainda acontece.

 

Claro que ainda podem ser outros componentes, mas artefatos geralmente são placa de vídeo ou fonte. Como você testou a placa de vídeo em outro PC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antônio Justino O problema ai é essa fonte W1 da EVGA, fonte de baixíssima qualidade, segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List ela está classificada como Tier F - Trocar imediatamente, provavelmente ela estragou a sua placa de vídeo.

Livre-se dela e pegue uma fonte minimamente decente como a XPG Pylon 650w.

 

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção pegue um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pequena atualização, estava testando os componentes novamente. Rodei o OCCT e fiz o teste de cada um, cpu, gpu, ram e psu. E então novamente segurou tranquilo. E quando abri um jogo notei que no rtss a leitura de uso de energia da gpu e de vram ficaram zeradas. Pode ser só um bug, reiniciei o PC e voltou ao normal, mas vai que é sinal de alguma coisa 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!