Ir ao conteúdo

Desarmar um disjuntor com 5V


Ir à solução Resolvido por 1hsouza1,

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado

De fato eu não estava olhando o relé térmico como algo exclusivamente de proteção. Por isso eu coloquei o relé normal, de acionamento, no meio da estória, como se um pudesse entrar no lugar do outro.

  • Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Renato.88 disse:

Esse tipo de relé serve apenas pra ligar ou desligar alguma coisa sem nenhuma proteção. 

Que é o mesmo princípio de funcionamento de uma contactora! @alexandre.mbm Precisa estudar melhor as aplicações de cada coisa. Relés> placas eletrônicas. Contactoras> Sistemas de comando e controles. 

Postado

O relé térmico é um acessório do contator, como já falei no início. O contator é basicamente uma chave liga/desliga de potência e possui acessórios para diversas finalidades, de modo a poder ser usado em uma variedade de situações.

  • Obrigado 2
Postado
1 minuto atrás, Ricardov disse:

de modo a poder ser usado em uma variedade de situações.

... com seus respectivos controles.... 

Postado

Um outro relé muito usado é o de falta de fase. Ao detectar a falta de uma ou duas fases na alimentação do motor trifásico o relé desliga o contator, evitando a queima dos enrolamentos do motor.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
agora, Ricardov disse:

Um outro relé muito usado é o de falta de fase. Ao detectar a falta de uma ou duas fases na alimentação do motor trifásico o relé desliga o contator, evitando a queima dos enrolamentos do motor.

em paralelo com com o de inversão de fase com o mesmo propósito....

Postado
1 minuto atrás, Ricardov disse:

para o alexandre.mbm entender um pouco da lógica dos acessórios e como acrescentam funcionalidades.

Que tem um espectro muito amplo no âmbito do controle e comando de tudo que remete a automação e comandos de qualquer tipo de equipamentos, indo de fábricas complexas a simples negócios de qualquer natureza. 

 

  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Ricardov disse:

um outro relé muito usado é o de falta de fase

 

9 horas atrás, Mega Blaster disse:

em paralelo com o de inversão de fase

 

 

No vídeo acima:

 

– Contator

– Relé térmico de sobrecarga

– Relé de falta de fase

– Disjuntor

– Disjuntor-motor

 

Dois links com diagramas:

 

Relé de sequência de fase

Relé de falta de fase

 

Explorar também no tecnopartes.com.br.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Mega Blaster , você está mal acostumado ou então trabalhando num ambiente de alta exigência. Disjuntores simples não possuem bobinas, apenas a lâmina bi-metálica para disparo por sobrecarga. A bobina de corrente, normalmente dimensionada para atuar num valor muito superior ao do bimetal, é um acessório que encarece e muito o disjuntor. 

  • Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

você está mal acostumado

Vou tomar como um elogio @Sérgio Lembo .É que a construção dos DSJ's DIM são bobinados, diferente dos UL (que para eu, deveriam parar de ser fabricados), já que os preços não são tão altos assim. É material comum.

 

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

então trabalhando num ambiente de alta exigência.

Sim, maior carga é industrial. Empresas grandes para manutenção geral (subestações, QGBT's, QDL's, acionamentos motorizados, quadros de potência e comandos), médias e pequenas em instalações padrão e informática com alto controle para CPD's non stop. O nível de exigência subiu muito, acompanhado pelo desenvolvimento das chaves de abertura (seccionadoras), que agora são motorizadas (com eletrônica embarcada) e acionadas remotamente.

files?p_Doc_Ref=PB104407&p_File_Type=renDisjuntor de caixa moldada

files?p_Doc_Ref=61711_main&p_File_Type=rMotor de acionamento com controle remoto.

files?p_Doc_Ref=PM106461_W_VCB&p_File_TyDisjuntor de média tensão à vácuo.

Postado

@Mega Blaster

Obrigado pela resposta. Já faz algum tempo que não atuo no segmento pesado com materiais da Soprano e equivalentes. Os materiais da sua ilustração não são (ou não eram no meu tempo) de preço popular. Viajando na memória recordei das caixas de calibragem de relés térmicos da TRIEL, coisa de 30 anos atrás. O maior disjuntor que utilizei era motorizado com ICC de 35kA (termo-magnético com sopro magnético e mecânico), protegia a entrada de uma ponte rolante de 200 toneladas quando eu trabalhava com siderurgia. Vi nos setores de colegas disjuntores a vácuo e a óleo mas nunca trabalhei com eles. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 12/05/2023 às 19:39, alexandre.mbm disse:

mas 5V funcionaria como?

o que pensei era um disjuntor alterado (dentro tem um motorzinho ou algo semelhante que move a alavanca, funcionando a 5V) algo só para feira de ciências mesmo. Por exemplo em maquete de uma casa, onde demonstra-se o curto na fiação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...