Ir ao conteúdo

Desarmar um disjuntor com 5V


Ir à solução Resolvido por 1hsouza1,

Posts recomendados

Postado

Pessoal estou fazendo um projeto com microcontrolador, mas o PIC trabalha com faixas de no máximo 5V de tensão e nesse projeto preciso desligar o disjuntor quando a condição for OK. Então gostaria de saber se existe alguma forma de desarmar um disjuntor com apenas 5V de saída na tensão. Abaixo segue a ilustração do circuito.

 

Sem título.png

Postado

Um DSJ comum desarma por sobrecorrente, curto circuito e /ou aquecimento. Existem disjuntores para sub tensão, mas os que conheço, na maioria, são para tensões padrão de 127/220/380/440 V onde o fabricante determina qual valor abaixo ele desarmará. Para uma tensão tão baixa desconheço. Gostaria que explicasse melhor seu projeto ou a intenção do desarme, pois sua descrição é, digamos, uma contradição dada a tensão exigida em relação a forma como um DSJ trabalha. Tem os DSJ's de atuação remota, mas também não contemplam sua exigência.

Postado

Que o PIC trabalha com 5V, conhecemos e entendemos.

 

Mas e o Disjuntor??

Alimenta o que?

Qual a corrente e tensão que ele deve trabalhar?

 

Imagino que um relé ou contator possa desligar ou ligar seu circuito, mas precisamos de mais informações sobre o projeto.

Desarmar um disjuntor numa causa de que está tudo OK não me fez muito sentido.

 

  • Curtir 3
Postado
8 minutos atrás, Renato.88 disse:

Desarmar um disjuntor numa causa de que está tudo OK não me fez muito sentido.

Ainda mais por tensão. Só em situações muito específicas se usa em tensões padrão. Nunca tive oportunidade de instalar um.

  • Membro VIP
Postado

Suponho ser pra testar ou demonstrar o funcionamento do disjuntor. Neste caso, sim mas não diretamente com o 5V. A dica que dou é: use uma saída pwm do mc aplicada num ou mais mosfet de 100A ou mais e coloque o disjuntor como carga numa outra fonte de alta capacidade de corrente.. p.ex. uma bateria automotiva ou uma fonte de pc cujo 5V dê mais corrente do que o "d.u.t.". E de quebra, faça o mc medir a corrente (média) num shunt e mostrar num display qualquer. Possua um alicate amperímetro pra aferir...

  • Curtir 1
Postado

Talvez quase off topic...

 

3 horas atrás, .if disse:

pra testar ou demonstrar o funcionamento do disjuntor.

 

Taí uma questão que sempre tive: disjuntores só desarmam por sobrecarga? Não tem uma entrada qualquer para desarmar mesmo sem sobrecarga, algo como um reset? Seria bem útil...

Postado
7 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

 

Como interagem?

Ao contrário do disjuntor que desarma a si próprio o relé térmico desarma um par de contatos destinados ao controle. Esse contato é colocado em série com a bobina do contator. 

Outra característica interessante do relé térmico é de possuir um dial para ajuste da corrente. 

image.png.b9f55b2f49e10513774782f638953a57.png

Como pose ser visto na imagem a entrada é desenhada para encaixar num contator.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

O contator é uma chave eletromagnética, abre/fecha contatos de potência, suporta correntes elevadas e tem uma ampla gama de acessórios. É o elemento base dos comandos elétricos.

  • Obrigado 2
Postado
7 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

 

Por exemplo?

Terminais do tipo barramento para circuitos de reversão.

E podem ser encaixados neles jogos de contatos auxiliares, temporizadores mecânicos (atualmente caiu em desuso com a eletrônica), alguns tipos de disjuntores especiais, sistemas de travas de segurança e o já citado relé térmico. 

  • Obrigado 2
Postado
Em 26/04/2023 às 23:15, 1hsouza1 disse:

Pessoal estou fazendo um projeto com microcontrolador, mas o PIC trabalha com faixas de no máximo 5V de tensão e nesse projeto preciso desligar o disjuntor quando a condição for OK. Então gostaria de saber se existe alguma forma de desarmar um disjuntor com apenas 5V de saída na tensão. Abaixo segue a ilustração do circuito.

 

1- Ao ligar o disjuntor estará ligando o motor e enviando água para a caixa d' água

2- Ao atingir o limite de água na caixa d' água ela fica derramando

3- O motor só desliga pelo disjuntor

4- Ao atingir o limite o sensor envia um sinal para o PIC

 

O problema é que o PIC só trabalha na faixa dos 5 V e isso não desarma o disjuntor

 

Sem título.png

Postado

@1hsouza1  o disjuntor é um elemento de proteção. Não deve ser usado como chave. Para ligar/desligar o motor precisa usar um elemento de acionamento de potência como um relé ou um contator (depende da potência do motor, que você não informou). O microcontrolador vai acionar o relé ou o contator através de um circuito driver, que pode ser um transistor.

 

Estude um pouco sobre comandos elétricos, o circuito de comando tem que ser isolado da parte de potência, que no caso é o acionamento do motor em si.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Oh Yeh! Agora sim! Não é assim que funciona! Precisa por um sensor de nível que indicará o que a bomba deve fazer com ela cheia ou vazia. O DSJ é só a proteção desta automação. Aumente para 12 ou 24 V na saída e use uma contactora com relé térmico de acordo com a capacidade do motor. Dá para fazer só com boias também, dependendo do tamanho da bomba.

 

esquema-ligacao-bomba-agua-automatica-bo

 

21fd797c3c396f462de6eb672620066a.jpg

  • Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, Ricardov disse:

o circuito de comando tem que ser isolado da parte de potência, que no caso é o acionamento do motor em si

 

 

Em 27/04/2023 às 00:15, 1hsouza1 disse:

Sem título.png

 

Mostrar a imagem completa, com a intenção de controlar e proteger um motor, fez toda a diferença.

Postado
3 horas atrás, Mega Blaster disse:

Agora sim!

Uma, como diz a @.if, "ideota"... usando a plaquinha do Toni, @Mega Blaster, dá até para por um led e um resistor - chute, 22k, até 47k - em série entre a saída do disjuntor e a linha azul da rede de energia para ajudar a verificar, de longe, se ele desarmou... É que só a bomba parada pode dar a impressão de que a caixa está cheia, o que só será percebido não ser verdade quando... precisar de água. Se bem que... quem fica vigiando disjuntor o tempo todo, né? Xáprálá, rs...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!