Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD Kingston Fury 1TB Some do sistema após uso em Games


Posts recomendados

Bom dia Clube!

 

Antes de abrir este tópico dei uma pesquisada na seção de SSDs porém não vi alguém com o mesmo nicho de problema que o meu.

 

Em novembro de 2022 eu comprei na Kabum uma SSD da Kingston modelo Fury Renegade de 1TB NVMe, o produto funcionou perfeitamente até o início do mês, porém do nada comecei a ter alguns problemas com a mesma.

 

Durante algumas jogatinas, o game crash para o desktop e não consigo abrir novamente devido que na Steam, acusa como se o game não estivesse instalado o que não faz sentido. Se eu abrir o Crystal Disk Info e o Kingston SSD Manager após o crash do game, a unidade da SSD não aparece em ambos, dando a entender que a SSD simplesmente sumiu do sistema. Porém ela continua aparecendo normalmente no explorador de arquivos na seção de "Meu Computador" do Windows. Se eu ir no diretório da Steam e abrir a pasta do game, acusa o erro de "Esta pasta não está acessível. Foi especificado um dispositivo inexistente".

Diante desses problemas e uma pesquisa em alguns fóruns gringos, realizei diversas tentativas de talvez identificar o problema, formatei ele, realizei scan para verificar se havia setores danificados, fiz até o teste dentro da própria BIOS e todos passam sem erros. A única forma de fazer a SSD retornar, é reiniciando o PC porém ao tentar jogar novamente o erro se repete.

 

Concluí que o problema deveria ser na SSD em si, dessa forma acionei o RMA da Kabum onde realizaram a troca por uma nova, porém adivinha? O mesmo cenário se repete! Literalmente o mesmo erro de forma idêntica.

 

Estou sem ação no momento do que fazer, se alguém puder ajudar, agradeceria.

Algumas informações que esqueci de colocar no primeiro post.

 

Antes de comprar a SSD da Kingston eu já usava uma outra SSD NVMe no mesmo slot, porém era de tamanho menor ( 256GB ) modelo Spectrix S40G e nunca apresentou erros durante 1 ano de uso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, nVidiaJr disse:

 Mas brother conforme eu coloquei no post, eu já fiz isso. Esse segundo chegou tem 2 dias e está apresentando o mesmo erro. 

Não tinha lido, erro meu.

Bem, aparentemente o problema não está no SSD, e sim na placa-mãe, eu recomendo que tente reiniciar a BIOS para ver se soluciona, e se não funcionar, acredito que o próprio slot esteja com algum problema. Qual a sua placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pepse disse:

Não tinha lido, erro meu.

Bem, aparentemente o problema não está no SSD, e sim na placa-mãe, eu recomendo que tente reiniciar a BIOS para ver se soluciona, e se não funcionar, acredito que o próprio slot esteja com algum problema. Qual a sua placa-mãe?

Então ai que tá, o estranho é que antes deu comprar essa SSD da Kingston eu usava uma anterior no slot porém era da XPG modelo Spectrix S40G 256GB.

Usei durante 1 ano antes de trocar por essa da Kingston e nunca tive problemas.

 

placa-mãe: B450M Aorus M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse  Brother, eu resetei a BIOS e usei durante algumas horas com configuração padrão e mesmo assim o erro aconteceu. Imaginei que talvez poderia ser o slot M.2 da placa-mãe que não está funcionando direito ou a fonte que talvez não esteja entregando energia suficiente para a SSD mas não faz sentido sendo que nunca tive problemas com a SSD antiga que já usava. Não consigo pensar em mais nada do que pode estar desencadeando esses erros, só se é algum tipo de incompatibilidade dessa SSD M.2 em específico com a placa-mãe. Se precisar dos specs inteiro do PC me avisa que providencio.

 

To quase desistindo desse lance de M2 e ficar em SSD só Sata mesmo viu..

@Pepse No visualizador de eventos do Windows no momento do Crash, o sistema lança este erro.

 

image.png.c5c42f4dceb2ea4ff11167fb649551fa.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Ah sim, fiz isso e de fato aparece como listado mesmo. 

 

Só estou com uma dúvida, eu fiz um benchmark no Crystal Disk e os resultados não foram muito interessantes não.

 

image.png.eb6c65ce9e16be844b862f824092ef2f.png

 

O Benchmark abaixo foi realizado pelo site: https://aphnetworks.com/reviews/kingston-fury-renegade-1tb/2

E como podem ver os resultados não estão nem um pouco parecidos, a minha não chega nem perto das velocidades descritas pelo fabricante.

Essa SSD vem com suporte para PCIe 4.0 porém a da minha placa suporta apenas PCIe 3.0. Essa diferença entre PCIe's justificaria os meus resultados?

 

image.png.5c653b9eb8317eeffd659fbd2a036b7b.pngimage.png.af4a722ca47715973fb2bc8739a4491f.png

 

image.png.db9d7572ee89c4e2d32df6b2424b25c7.pngimage.png.fc7f27c53e22fac093edafc5bb76aa81.png

 

image.png.5e805c85efad40986ceaf332621c559c.pngimage.png

 

image.png.e43fa03d73e2616b22be39d8d88de61a.pngimage.png.ff16424a8cba8326c9ef7e21be907efc.png

 

 

 

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo, agora credito que a única opção de fazer alguma coisa seria se o KSM indicar que existe atualização de firmware, e se não indicar, não há o que ser feito, a não ser comprar outra marca e testar.

No final das contas pode ser que tenha que trocar a placa-mãe para saber se o problema é mesmo no SSD, se pude-se testar o SSD em outra máquina seria mais fácil.

Quanto aos resultados, eu não sei responder com precisão mas, arrisco dizer que o suporte menor limita a velocidade e se a placa tiver o 4.0 vai conseguir toda a velocidade prometida pelo fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Então amigo, no KSM indica que o firmware já está na última versão disponível. 

 

O estranho disso tudo é que a minha SSD M.2 antiga da XPG funcionou normalmente durante 1 ano antes deu trocar por essa da Kingston, infelizmente eu não conheço ninguém que tenha um PC com suporte para M2 para eu realizar esse teste. Eu não consigo encontrar razão suficiente em trocar de placa-mãe somente por conta de um SSD problemático, fora que o mercado de placa-mãe no momento está bizarro, preços altíssimos em placas de entrada. 

 

Acredito que por enquanto eu vou deixar esse lance de M2 de lado, eu vou tentar acionar o RMA da Kabum novamente porém duvido que irão realizar uma segunda troca. 

Se aceitarem eu compro uma SSD Sata mesmo e é isso kk.

 

Deixo aqui meu agradecimento a todos que tentaram ajudar de alguma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A principio o SSD não tem problema porque foi listado no KSM, parece que o fabricante não tem outro programa de diagnóstico que poderia bater o martelo sobre a situação do SSD.

Agora, restou verificar se os terminais do conector tem mau contato, tipo sujeira ou oxidação e ai se esgotam as possibilidades de hardware.

As evidências apontam para a placa-mãe.

Na parte de software eu tentaria fazer uma formatação limpa e ver se o problema se repete, tanto no SSD velho como no novo. Vai dar um trabalho danado.

Quando passar a usar o SATA dê um retorno se o problema voltou ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi

1 minuto atrás, Pincipi disse:

A principio o SSD não tem problema porque foi listado no KSM, parece que o fabricante não tem outro programa de diagnóstico que poderia bater o martelo sobre a situação do SSD.

Agora, restou verificar se os terminais do conector tem mau contato, tipo sujeira ou oxidação e ai se esgotam as possibilidades de hardware.

As evidências apontam para a placa-mãe.

Na parte de software eu tentaria fazer uma formatação limpa e ver se o problema se repete.

Quando passar a usar o SATA dê um retorno se o problema voltou ou não.

 

Mas amigo, se fosse na placa-mãe o problema aconteceria com qualquer SSD M.2 que eu colocasse no slot não? Eu usei uma SSD M.2 de 256GB da XPG durante um ano e nunca deu problema.

Já formatei umas 5 vezes essa SSD, é muito bizarro duas SSD do mesmo modelo e marca darem esse problema, depois que eu fiz o teste no Crystal Disk, fiquei intrigado com a velocidade apresentada lá. Eu irei instalar a minha SSD antiga e comparar ela também com a velocidade prometida pelo fabricante, se o resultado também não for equiparado, podemos concluir que de fato o Slot, terminal etc do M2 tenha algum tipo de defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hoje eu não estou conseguindo me expressar bem.

18 minutos atrás, nVidiaJr disse:

se fosse na placa-mãe o problema aconteceria com qualquer SSD M.2 que eu colocasse no slot não?

Na teoria sim e na prática não, tem situações em que nem a lógica explica.

20 minutos atrás, nVidiaJr disse:

duas SSD do mesmo modelo e marca darem esse problema

Na prática eu nunca peguei dois SSD com o mesmo problema, por isso que a evidência aponta para a placa-mãe ou para a interação entre o SSD e ela.

Vamos reformular todas as investigações feitas até agora; na parte de software com a formatação o problema se repete apenas com o SSD novo e não se manifesta com o SSD velho, nesta parte a evidência aponta para o SSD.

Na parte de Hardware, o SSD deveria ser testado em outra máquina mas, não tem como.

Se na outra máquina desse o defeito ai seria a confirmação que é o SSD e se não desse, as suspeitas sairiam do SSD.

A placa-mãe não tem informações de compatibilidade do slot m2A e pode ser que aqui esteja o problema, num SSD funciona sem problemas e noutro dá o defeito, eu não consegui achar nada além do manual de 6 páginas.

A BIOS foi resetada mas, não sei se tem atualização para ela.

A interação com fonte e outros componentes como memória e processador também não tem relação de causa e efeito.

Revendo tudo e eliminando o que não tem relação de causa e efeito, a evidência da medição da velocidade do SSD novo parece ser a única coisa que faz sentido.

Acredito que agora falta estudar as características dos dois SSD e fazer um comparativo tentando explicar porque um funciona e o outro não funciona. No momento eu estou quebrando a cabeça em outro projeto, assim que der vou estudar os SSD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Pincipi disse:

A placa-mãe não tem informações de compatibilidade do slot m2A e pode ser que aqui esteja o problema, num SSD funciona sem problemas e noutro dá o defeito, eu não consegui achar nada além do manual de 6 páginas.

A BIOS foi resetada mas, não sei se tem atualização para ela.

 

 

Então a única informação que consegui achar referente a compatibilidade é que no site da Gigabyte aponta que tem suporte para SSDs M2 do modelo 2280, que é o modelo das duas, tanto da Kingston como da XPG.

Atualizei a BIOS quando troquei para o 5700x, desde lá teve apenas duas atualizações de BIOS mas é para dar suporte ao 5800X3D, fora isso nada mais. Não vejo sentido em atualizar, se mesmo assim achar que é válido, posso fazer durante a madrugada aqui ( com a mão no toba né, pois sempre morro de medo de atualizar essa ***** e a energia cair kkk )

Será que pelo fato da minha placa-mãe suportar PCIe 3.0 e a SSD da Kingston ser 4.0 possa estar ocasionando esses erros? No meu conhecimento a única coisa que influencia em em versões de PCIE seria somente a velocidade de escrita e leitura, mas não impediria o uso de alguma forma. Outra informação também é que a SSD da XPG é nativa PCIe 3.0. Eu fiz um benchmark da SSD da XPG e os valores de escrita e leitura batem exatamente com o do fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu particularmente não atualizaria a firmware neste caso em específico, eu só tentaria atualizar a firmware da placa-mãe se tivesse certeza absoluta de que o problema é nela e seria a minha última tentativa de resolver a questão e se a atualização da firmware tivesse em sua descrição que resolve esta incompatibilidade.  Eu não acho válido tentar.

Revendo informações da placa-mãe:

Aorus1.thumb.jpg.054f231e7daa07416543e88a0b6b45e4.jpg

Tem a da Aorus e a da Gigabyte:

Aorus2.thumb.jpg.e6fcfe1aacaf05a778ce4c082749f25e.jpg

Precisa conferir qual é a sua.

Em ambas tem a informação PCIe 3.0 x4/x2

Já nos SSDs:

velho.jpg.9945973413f172c7f5ccd96b7721d991.jpg

O velho tem especificação PCIe gen3x4 que é diferente do novo:

Novo.jpg.d9a5ff9b596fc19ef05d04dbd17cc228.jpg

Que é PCIe 4.0 e ainda por cima a foto mostra dois modelos com terminais diferentes fisicamente, qual dos dois é o seu? Pode ser que esta diferença que esteja causando o problema.

Tudo leva a crer que seja algo no barramento ou interface, tipo a placa-mãe não suporta o mais novo, e deveria pela lógica o barramento maior funcionar na base ou velocidade do barramento menor mas, está dando o conflito, o que pode ser algum defeito específico na placa-mãe, seja na parte do conector, seja nas trilhas ou seja nos componentes envolvidos, o diagnóstico preciso só pode ser feito em laboratório e está fora de nosso alcance. Isso considerando que os dois SSD não tem qualquer defeito.

Talvez com um adaptador USB para o NVMe se pudesse fazer um diagnóstico em outra máquina.

Imagino alternativas:

1- Gastar uma grana com outra placa-mãe e talvez também processador e memória.

2- Gastar uma grana com outro NVMe 3.0 x4/x2.

3- Gastar uma grana com o SATA.

Se eu estivesse no seu lugar reveria o motivo de ter trocado o SSD e se não foi por necessidade de mais espaço, colocaria de volta o SSD velho e comprava um adaptador para ir usando o SSD novo pela USB como backup e no futuro teria ele pronto para usar caso trocasse a placa-mãe.

Talvez eu até arriscasse um outro NVMe 3.0 e com certeza não gastaria em outro kit de placa-mãe a não ser que fosse absolutamente necessário.

Mas, cada um é cada um.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi

10 minutos atrás, Pincipi disse:

Eu particularmente não atualizaria a firmware neste caso em específico, eu só tentaria atualizar a firmware da placa-mãe se tivesse certeza absoluta de que o problema é nela e seria a minha última tentativa de resolver a questão e se a atualização da firmware tivesse em sua descrição que resolve esta incompatibilidade.  Eu não acho válido tentar.

Revendo informações da placa-mãe:

Aorus1.thumb.jpg.054f231e7daa07416543e88a0b6b45e4.jpg

Tem a da Aorus e a da Gigabyte:

Aorus2.thumb.jpg.e6fcfe1aacaf05a778ce4c082749f25e.jpg

Precisa conferir qual é a sua.

Em ambas tem a informação PCIe 3.0 x4/x2

Já nos SSDs:

velho.jpg.9945973413f172c7f5ccd96b7721d991.jpg

O velho tem especificação PCIe gen3x4 que é diferente do novo:

Novo.jpg.d9a5ff9b596fc19ef05d04dbd17cc228.jpg

Que é PCIe 4.0 e ainda por cima a foto mostra dois modelos com terminais diferentes fisicamente, qual dos dois é o seu? Pode ser que esta diferença que esteja causando o problema.

Tudo leva a crer que seja algo no barramento ou interface, tipo a placa-mãe não suporta o mais novo, e deveria pela lógica o barramento maior funcionar na base ou velocidade do barramento menor mas, está dando o conflito, o que pode ser algum defeito específico na placa-mãe, seja na parte do conector, seja nas trilhas ou seja nos componentes envolvidos, o diagnóstico preciso só pode ser feito em laboratório e está fora de nosso alcance. Isso considerando que os dois SSD não tem qualquer defeito.

Talvez com um adaptador USB para o NVMe se pudesse fazer um diagnóstico em outra máquina.

Imagino alternativas:

1- Gastar uma grana com outra placa-mãe e talvez também processador e memória.

2- Gastar uma grana com outro NVMe 3.0 x4/x2.

3- Gastar uma grana com o SATA.

Se eu estivesse no seu lugar reveria o motivo de ter trocado o SSD e se não foi por necessidade de mais espaço, colocaria de volta o SSD velho e comprava um adaptador para ir usando o SSD novo pela USB como backup e no futuro teria ele pronto para usar caso trocasse a placa-mãe.

Talvez eu até arriscasse um outro NVMe 3.0 e com certeza não gastaria em outro kit de placa-mãe a não ser que fosse absolutamente necessário.

Mas, cada um é cada um.

 

 

Então Brother, acredito que se formos pela sua lógica, estou começando a considerar que talvez o problema seja de fato a questão dos barramentos PCIE 3.0 e 4.0. No momento da compra, eu verifiquei isso e continuei com a compra pois havia confirmado que mesmo meu Slot sendo 3.0, a SSD rodaria normalmente. 

 

Como deu a ideia do adaptador de NVMe para USB, posso realizar a compra e realizar um teste com a SSD da Kingston, se por alguma ventura ela funcionar normalmente através do adaptador, concluímos que de fato deve ser algo relacionado ao barramento da M2 em si. A troca da placa-mãe possa talvez não ser uma má ideia, porém processador e memória sem chance. São novos demais e tem pouco tempo de uso para eu justificar essa mudança. Se após o teste no adaptador o problema persistir, irei tentar o RMA da Kabum mais uma vez, caso aceitam, prefiro nem correr o risco de comprar outra M2 e o mesmo cenário se repetir, pego uma SATA mesmo e volto a usar a M2 antiga da XPG visto que nunca deu problemas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Eu estou com problema com esse SSD Kingston Fury 1TB.

Tenho um AM5 7900x com uma X670 Gaming X.

Notei que meu PC às vezes dava Blue Screen of Death e as vezes ficava dando travadas no mouse e o sistema ficava irresponsivo.

Re-instalei o Windows e o problema continuou, aí por acaso fui rodar um CrystalDisk Mark e todos meus SSDs funcionam perfeito, mas adivinha... o Kingston Fury apresenta problemas tudo, dispara o lag no mouse, o CrystalDisk não mostra resultados e se continuar vai a Blue Screen of Death.

Já recriei o teste várias vezes e todos SSDs funcionam, mas quando roda do Fury apresenta o problema.

A firmaware está atualizada no SSD.

Detalhe que meu PC tem PCIE4.0 e esse Fury funcionava bem há uns tempos atrás.

Pode ser alguma incompatibilidade não resolvida entre Microsoft e Kingston...

Vai saber... mas acredito que se fizer RMA vai acontecer o mesmo problema de novo, assim como ocorreu com o colega aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!