Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook positivo motion gray q4128c-s Não formata, nem instala o windows


Posts recomendados

Boa tarde galera!
Se postei em local errado, perdão!

Então, estou com um notebook positivo motion gray q4128c-s, que não permite que eu faça nada nele.

OBS: Ele tinha um windows instalado nele, eu até consegui na primeira vez instalar o windows 10 por cima, mas dava erro ao iniciar. Então eu tentei formatar e não foi, tentei deletar as partições e não deletou. Usei o Hiren's boot usb e consegui deletar todo o sistema, para instalar o windows limpo, mas quem disse que funciona? Ele agora está sem o windows, mas as partições continuam lá, não são deletadas, e nem formatadas de jeito nenhum, nem pelo hiren's boot.

Tentei instalar o ubuntu, mas também não vai, simplesmente ta impossível de deletar as partições e instalar o windows, seja como for, nada funciona.

O que eu fiz?
Desabilitei o Security Boot, e nada
Desabilitei o fast boot, e nada
Desabilitei o Trusted Computing, e nada
Restaurei as configurações da BIOS para o padrão, e nada
Deletei as keys dele, e nada.

Já vi vários videos no youtube, mas a maioria a BIOS tem chipset e o povo consegue formatar indo em
LPSS & SCC Configuration e indo na opção eMMC Write Protect, desabilitando isso.

Mas esse notebook aqui não tem a opção chipset. Estou perdido, não sei mais o que fazer.

Eu abri ele achando que tinha um HD ou um SSD, para eu conectar na dock e formatar por lá. Mas quem disse que tem?
Nem local pra por um HD ou SSD tem, apenas 2 plaquinhas e uma bateria gigante. kkkkk

Alguém sabe se é possível de alguma maneira formatar este "Negativo" ?
Eu vi um carinha conseguindo mas só soldando outra BIOS, e eu não tenho como fazer isso, nem conhecimento para isso.

image.thumb.png.32812d08cab5437e0c4d3b5cccda2348.png

image.thumb.png.35b95bd51528f91c5511f06109cc6c67.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece um tablet com tela e teclado. Não vi pilha para sustentar o BIOS. Consegue desplugar a bateria para zerar a alimentação das placas? Parece ser o reset possível.

 

Só por desencargo, seguiu os passos do BIOS para desabilitar o bitlocker? Veja os vídeos abaixo e confirme.

https://www.youtube.com/watch?v=ZK6effeCXAM

https://www.youtube.com/watch?v=EiCb_uQ2Y8s

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mega Blaster disse:

Parece um tablet com tela e teclado. Não vi pilha para sustentar o BIOS. Consegue desplugar a bateria para zerar a alimentação das placas? Parece ser o reset possível.

 

Só por desencargo, seguiu os passos do BIOS para desabilitar o bitlocker? Veja os vídeos abaixo e confirme.

https://www.youtube.com/watch?v=ZK6effeCXAM

https://www.youtube.com/watch?v=EiCb_uQ2Y8s

 

Já despluguei a bateria, e conectei de novo, já tentei ligar sem ela só conectado no carregador mas não liga.
Essa BIOS não tem a opção de chipset, já vi tudo conter vídeo, e todos tem o chipset na BIOS, então conseguem formatar. Esse note aqui não tem nem a opção "eMMC Write Protect"image.thumb.png.db77032006678274b26c47bb8bdc3d91.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desabilitou o Intel Plataform Trust Tecnology? É o equivalente da Intel ao fTPM. 

5 horas atrás, Jonathas Douglas disse:

Desabilitei o Security Boot

Quais outras opções tem nessa aba além da acima?

 

Entra no site da Positivo e coloca o nº de série do equipamento e verifica se tem firmware disponível para esse BIOS. Talvez consiga com um downgrade ou upgrade inserir a opção do chipset, caso tenha disponível a partir do seu número de série. Ou consiga um nº que contenha essa opção.

 

https://www.meupositivo.com.br/para-voce/suporte-tecnico/drivers

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Desabilitou o Intel Plataform Trust Tecnology? É o equivalente da Intel ao fTPM. 

Quais outras opções tem nessa aba além da acima?

 

Entra no site da Positivo e coloca o nº de série do equipamento e verifica se tem firmware disponível para esse BIOS. Talvez consiga com um downgrade ou upgrade inserir a opção do chipset, caso tenha disponível a partir do seu número de série. Ou consiga um nº que contenha essa opção.

 

https://www.meupositivo.com.br/para-voce/suporte-tecnico/drivers

Desabilitei o fTPM e também o TPM Support e o TPM State.
No secure boot tem:
Secure boot também desabilitei
Secure boot mode está em modo (Custom) porque precisei por para zerar as keys.
e Key Management com as keys zeradas.

Em relação ao firmware só tem isso no site da "negativo"
image.thumb.png.77e8ed786c1897b64a494c4a97808a0e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Quais as opções tem naquela aba EMMC Driver?

SCC eMMC Suport [ACPI Mode] [PCI Mode] [Disable] - Se desabilitar isso na tela de instalação do sistema não aparece nenhuma partição, fica só a tela sem nada.

SCC eMMC 4.5 DDR50 Support [Enabled] [ Disabled]
SCC eMMC 4.5 HS200 Support [Enabled] [ Disabled]

Desabilitando estes dois debaixo não interfere em nada.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Jonathas Douglas disse:

Então eu tentei formatar e não foi, tentei deletar as partições e não deletou.

 

Já vi problema similar e era a memória eMMC com defeito. Se você conseguir ao menos carregar o instalador do Windows, use Shift+F10 para acessar o prompt de comando. Rode diskpart, selecione o disco eMMC (list disk, select disk X, detail disk) e rode clean all. Se retornar qualquer erro, é muito provável defeito de hardware.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Marcos FRM disse:

 

Já vi problema similar e era a memória eMMC com defeito. Se você conseguir ao menos carregar o instalador do Windows, use Shift+F10 para acessar o prompt de comando. Rode diskpart, selecione o disco eMMC (list disk, select disk X, detail disk) e rode clean all. Se retornar qualquer erro, é muito provável defeito de hardware.

Já fiz isso, diz que o disco foi limpo, mas o problema persiste. Já tentei de tudo, até umas dicas que vi em outros forums sobre usar o yumi em fat32. Acabei de fazer e nada. Não deleta as partições, e não instala o windows, nem o ubuntu. Desisto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Hardware de baixa qualidade é isso, né...

Pior que nem é meu, graças a Deus kkkkk. Eu odeio positivo justamente por ser uma marca lixo pra tudo. Tentei ajudar a pessoa, mas pelo jeito vou falar pra ela jogar ele na parede, porque nem pra doar serve.

6 minutos atrás, Mega Blaster disse:

A Positivo retirou do BIOS a opção do chipset justamente para inibir isso. Ela que decide se você pode ou não formatar seu equipamento. Sem isso, não rola. Se fosse só o bitlocker dava para prosseguir recuperando a chave com sua conta MS, mas pelo visto não vai rolar.

A pessoa compra o aparelho, mas quem decide se a pessoa pode ou não alterar o sistema operacional é a empresa kkkk. Positivo ta mais pra "Negativo" nunca recomendo essa marca a ninguém, nem mesmo se for doação, mas o pessoal insiste em comprar essas tralhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonathas Douglas Faz mais um teste. Entra no BIOS de novo e dá um F9 e vê se responde. Só para tirar uma cisma. Se responder, salva e sai e vê o que acontece.

 

EDIT:

 

Veja isso, por sua conta e risco (tá perdido mesmo!):

https://eletronicabr.com/files/file/30150-positivo-motion-cht14b-original/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Mega Blaster disse:

@Jonathas Douglas Faz mais um teste. Entra no BIOS de novo e dá um F9 e vê se responde. Só para tirar uma cisma. Se responder, salva e sai e vê o que acontece.

 

EDIT:

 

Veja isso, por sua conta e risco (tá perdido mesmo!):

https://eletronicabr.com/files/file/30150-positivo-motion-cht14b-original/

Depois eu vou ver e dou um retorno. To sem paciencia com esse notebook já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2023 às 20:37, Mega Blaster disse:

@Jonathas Douglas Faz mais um teste. Entra no BIOS de novo e dá um F9 e vê se responde. Só para tirar uma cisma. Se responder, salva e sai e vê o que acontece.

 

EDIT:

 

Veja isso, por sua conta e risco (tá perdido mesmo!):

https://eletronicabr.com/files/file/30150-positivo-motion-cht14b-original/

Então, o F9 me levou ao Shell, mas nem pelo shell o infeliz formata. Selecionei a unidade correta, acesse o instalador do windows por lá e nada! dá as mesmas coisas, não formata, e nem permite excluir as partições.
Ele está totalmente protegido contra gravação. Eu deixei ele dando um Zero Fill usando o método de Gutmann, nem isso resolveu.

Eu vou ver com a dona se eu posso tentar umas paradas mais profundas, já informando o risco de perda total. Afinal ele ta com 99% de servir como enfeite kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 09/05/2023 às 11:58, Mega Blaster disse:

Com bit lockers ativo sem senha já era. Esquece. 

 

Em 04/05/2023 às 20:06, Jonathas Douglas disse:

Já fiz isso, diz que o disco foi limpo, mas o problema persiste. Já tentei de tudo, até umas dicas que vi em outros forums sobre usar o yumi em fat32. Acabei de fazer e nada. Não deleta as partições, e não instala o windows, nem o ubuntu. Desisto!

 

Em 04/05/2023 às 17:48, Jonathas Douglas disse:

Essa BIOS não tem a opção de chipset, já vi tudo conter vídeo, e todos tem o chipset na BIOS, então conseguem formatar. Esse note aqui não tem nem a opção "eMMC Write Protect"

 

não necessariamente

 

to com o mesmo problema aqui, com um posi modelo q4128c-s q tá com esse mesmo lenga lenga de bitlocker, eu vi q ele tava ativado com a instalacao original de fabrica mas esqueci de desabilitar isso ao formatar e colocar o windows 11 e empaquei nessa questão

 

o q fiz, criei um pendrive com o rufus do windows 11 to go.. consegui acessar e através de programas q escrevem 0 e 1 para fazer o famoso zerofill, consegui recuperar o emmc e instalar nele a versão do windows 11 de boas

 

o problema é q se for formatar novamente, tem q refazer esse percurso todo, foi o q me aconteceu!.. to aqui repetindo o processo e agora tentando descobrir se desabilitando a opcao  EMMC WRITE PROTECTED esse maldito desse bitlocker deixa de ser colocado sem a permissao da pessoa na unidade..

 

na minha BIOS há essa opcao, ja verifiquei so não alterei ainda.. so falta isso pra saber se vai resolver ou não, afinal de contas o bitlocker da primeira instalacao já foi pras cucuias com a formatação zero fill mas no entanto sempre q o windows é instalado por alguma config dessas provalvelmente da BIOS, o miserento é ativado sem o consentimento da pessoa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!