Ir ao conteúdo

Posso medir corrente de tomada com multímetro simples?

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou com duvidas referente a corrente distribuida por uma tomada, é possível fazer essa medição com um multímetro simples com pontas de prova com suporte a 10A? ou é necessario um Amperímetro para fazer essa averiguação corretamente? 

• Curtir 1
  • Solução
Postado

A corrente só é medida quando se tem uma carga na tomada. 

Portanto, o valor da corrente vai depender do que está na tomada. 

19 minutos atrás, josematheuss disse:

é possível fazer essa medição com um multímetro simples com pontas de prova com suporte a 10A?

Não. Os multímetros simples só medem corrente contínua, não serve para a tomada. 

E mesmo assim, não recomendo o uso dessa escala nem mesmo a baterias, que é onde está destinada. 

Qualquer coisa errada, a escala de corrente desses multímetros queima o aparelho. 

20 minutos atrás, josematheuss disse:

é necessario um Amperímetro para fazer essa averiguação corretamente? 

Sim. De preferência os do tipo alicate 

• Curtir 3
Postado
3 minutos atrás, josematheuss disse:

é meio confuso em alguns topicos na net

É porque as explicações são muito simplistas. Renato tem razão. Porém, se me permite, quero fazer um adendo. Dá para medir com um multímetro como o da foto abaixo que vai até 10A, mas seu custo é alto, na faixa dos R$ 1.500,00 +ou-. Veja que é um equipamento específico. 

https://www.testo.com/pt-BR/testo-760-2/p/0590-7602

testo-760-2-TRMS-multimeter-230V-front-f

Postado
21 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Dá para medir com um multímetro como o da foto abaixo que vai até 10A, mas seu custo é alto, na faixa dos R$ 1.500,00 +ou-.

É... sai bem mais em conta comprar um amperímetro.

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, josematheuss disse:

Possuo um que vai até 10A

Mande uma foto. Dá para medir sim. Você consegue fazer medições sem ter que abrir o cabo para separar um fio. Veja um exemplo meio tosco mas que define o modo de fazer.

desenho17.png

Veja nesse moderníssimo desenho em canetacad como fazer a medição montando um cabo adequado. Pino macho na tomada e carga na fêmea. LEMBRE-SE: Cuidado com a carga! Se ultrapassar a corrente, queima, como indicado pelo @Renato.88.

.

Foto.jpeg

Postado
47 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Mande uma foto. Dá para medir sim. Você consegue fazer medições sem ter que abrir o cabo para separar um fio. Veja um exemplo meio tosco mas que define o modo de fazer.

desenho17.png

Esse desenho é o exemplo do que não se deve fazer. 

A escala de corrente desses multímetros, assim como eu disse acima é para corrente contínua. 

Ali no desenho mesmo se percebe isso. 

1 hora atrás, josematheuss disse:

Possuo um que vai até 10A. Mas não desse modelo.

Se for igual a esse do desenho ou parecido, esquece. 

Não vai servir pra medir corrente AC. 

• Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!