Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor com resistor de base embutido


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Para poupar espaço numa PCB aqui gostaria de dar uma olhada nas especificações de um raro transistor, acho que num TO-92, que já tem embutido o resistor de base, se não me engano, mostrado aqui pelo amigo @Renato88, e que faz uns 40min. que estou tentando encontrar, mas, como se pode imaginar, a busca por "transistor + resistor de base", similares e variáveis, seja onde for traz milhões de respostas menos a que fala sobre esse transistor.

 

Talvez haja uma série de transistores desse tipo... gostaria de usar ou 5v ou 12v para excitar a base, e a carga não chega a 200mA, ou sobre 5v ou sobre 12v.

 

Poderia me ajudar com isso?

 

(Quase perguntei em pvt mas creio que essa informação aqui, no aberto, pode ajudar bastante gente...)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Ricardov disse:

@rmlazzari58 Penso que você está se referindo a transistor array.

Transistor array são os tipos ao estilo ULN2003, que na verdade são vários transistores num mesmo invólucro. 

Existem versões desses CIs onde só tem os transistores mesmo, sem resistor ou diodos de proteção. 

 

Mas já que a sugestão foi minha, no outro tópico estava me referindo aos transistores da linha DTA e DTC. Tem outros, mas foi esses que eu encontrei em muitas sucatas de aparelhos eletrônicos dos anos 80 /90 e passei a conhecê-los e usar. Principalmente em vídeo k7, tinha muitos. 

Nesses aparelhos eles vinham num formato antigo, chamado FTR, e depois passaram a ser TO92S (um tamanho menor que o TO92 comum). 

Se acha pra comprar na Internet, mas tem muitas variações no código deles, cada número ou letra define corrente, valor dos resistores e como eles estão ligados.

No catálogo abaixo tem os detalhes:

DTA-DTC.pdf

Veja por exemplo, o modelo mais comum é o DTC114T. Ele tem somente o resistor de base de 10k.

Mas também é comum encontrar o DTC114E que além do resistor de base, tem um resistor entre B e E, em alguns casos isso é útil e em outros não. 

Por outro lado, tem também o DTC114G, este só tem o resistor de B e E. E nessa configuração não é muito útil. 

Tem que prestar atenção nisso, pois os vendedores ignoram essa última letra e ela é importante. 

 

Recomendo esses com resistor de 10k para usar em relés, de preferência 12V. De acordo com o datasheet, além do(s) resistor(es), o que tem lá é um 2N3904 de apenas 100mA, então obviamente o relé deve consumir menos que isso, pois esses transistores queimam fácil. 

Eles não trabalham em modo linear, são feitos apenas para liga/desliga, igual a porta lógica. 

Inclusive as versões com resistores mais altos são boas para funções lógicas, tipo portas inversoras. Pois vão consumir pouca corrente.

Existem também as linhas de maior potência DTB e DTD, com capacidade de corrente a 500mA só que nunca vi para comprar (embora no Aliexpress tem a versão SMD). 

Eu uso bastante esses transistores quando quero acender um led, mas não quero forçar a saída lógica de um CMOS ou micro controlador. 

Outra função, é fazer a inversão pra usar um transistor PNP. 

Por exemplo, temos um CI que entrega valor "um" e este valor tem que acionar a carga pelo positivo. 

Então, colocamos um transistor desse (versão DTC) entre a saída do CI e a base de um transistor PNP. 

Se for um transistor comum, obviamente vai precisar dos resistores, mas se for acionar um led, ou outra carga pequena, podemos colocar junto um DTA na frente do DTC. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, rmlazzari58 disse:

poupar espaço numa PCB aqui gostaria de dar uma olhada nas especificações de um raro transistor

Permita-me o óbvio? Pela raridade da antiguidade nem vale a pena. Smd sot23 + 0805 ou menor lhe resolvem. E nem é difícil de soldar... até eu consigo... por enquanto

 

6 horas atrás, Renato.88 disse:

DTC114T.

Puts ... pelo preço não é transistor pra meros mortais... clique

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Pois é, como eu disse, tenho muitos de sucata. 

Mas comprei alguns, desse lugar:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-847629186-10-de-cada-tran-dip-dtc114-dta144-dta114-dtc144-e-2sc1741-_JM

Mas faz tempo, não estava esse preço. Cada um ainda saía por centavos. 

1 hora atrás, .if disse:

Pela raridade da antiguidade nem vale a pena.

Como eu disse, deve ter outros que seja mais em conta, só que infelizmente não conheço o código. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É esse mesmo! A ideia é, a partir da saída de um ampop 358,  acionar um relé DIP8, cuja bobina, segundo o datasheet, puxa 21mA, G6K-2F-Y 5v. Tinha chutado uns 200mA lá em cima mas como precaução: daqui a pouco vai um led em paralelo com o relé, daqui a pouco esse relé queima e o que se encontra para substituir usa mais corrente. Dessa série, os DTD são previstos para até 0,5A...

 

E não achei caro, olha aqui. Pelo menos para comprar sei lá... uns 4. Mas parece que é bem difícil de encontrar nesse TO-92 menorzinho, o TO-92S. O que parece que ainda tem é SMD, SOT2.

 

Mas agora que o nome é conhecido, xeretando... bem, talvez seja melhor procurar outra solução, que se queimar, tenha substituição.

 

  

10 horas atrás, .if disse:

Smd sot23 + 0805 ou menor lhe resolvem. E nem é difícil de soldar... até eu consigo... por enquanto

 

 

De qualquer forma, mais uma vez, grato!

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

A ideia é, a partir da saída de um ampop 358,  acionar um relé DIP8, cuja bobina, segundo o datasheet, puxa 21mA, G6K-2F-Y 5v.

Dependendo da situação, da pra usar um 555 no lugar desse 358. Aí é só ligar o relézinho direto sem transistor. 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Dessa série, os DTD são previstos para até 0,5A

Esses não compensa, para as tradicionais aplicações, os DTA/C dão conta.

 

 

Ah, e sobre o anúncio que postei do ML, é de uma loja de eletrônica da zona norte SP, bairro tucuruvi. Não sei em que lugar de SP mora, mas se for perto, talvez os componentes presencialmente sejam mais baratos, caso se interesse. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Renato.88 disse:

presencialmente sejam mais baratos

Eu tinha visto esse anúncio, Xará. Na verdade foi o que achei mais legal. Só que via ML o lojista só vende de 10 em 10... Além disso, pelo anúncio não consegui saber se é DIP, Dtc114, Dta144, Dta114, Dtc144 ou 2sc1741, para ver no manual datasheet de cada um. Mas, como você disse, presencialmente a história é bem outra e isso não só quanto ao preço mas também... ué, vai que tenha outras coisas bacanas, né? Poderia passar o endereço dessa loja, por favor?

 

Moro em Santo Amaro mas conheço o Tucuruvi, morei lá - na verdade, Mandaqui - e não é difícil ir até lá... mesmo que não use esses transistores agora, acho que dá para ir lá e buscar alguns... quem sabe em vez de 10 eu consiga comprar uns 4.

 

Sobre usá-los ou não dessa vez... ainda estou vendo alternativas para o projeto da vez, que na verdade ainda está se formando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Eu tinha visto esse anúncio, Xará. Na verdade foi o que achei mais legal. Só que via ML o lojista só vende de 10 em 10...

Sim, vem 10 de cada um. 

Voltei a compra no aplicativo do ml pra ver, era 44 reais. Aí comprei 2 pra passar de 80 reais e não cobrar o frete. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Além disso, pelo anúncio não consegui saber se é DIP, Dtc114, Dta144, Dta114, Dtc144 ou 2sc1741

São os TO92S que estão na foto e vem 10 peças de cada modelo descrito, total 50 transistores. 

Todos com final T, o que significa que só tem o resistor de base mesmo. 

Os 114 tem resistor de 10k e os 144 de 47k. 

DTA é pnp e DTC são npn. 

Os 2sc1741 são transistores comuns igual a um BC548, mas com pinagem diferente. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

ué, vai que tenha outras coisas bacanas, né? Poderia passar o endereço dessa loja, por favor?

Já comprei muitas coisas deles, tem uma variedade enorme de componentes. 

Fica na Rua dos Ferroviários, 78.

E também: www.eletronica78.com.br

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Hoje, acabei de usar mais um transistor desses. Achei interessante mostrar aqui por curiosidade e também pra compartilhar um pouco meus projetos. 

 

Recentemente, comprei uma sucata de um aparelho de som 3 em 1 de um modelo parecido com o que eu tenho e que não estava funcionando mais como deveria. Então estou juntando as peças boas dos dois pra montar um que funcione. 

 

Aproveitei e coloquei uma daquelas plaquinhas Bluetooth que comprei e comentei aqui há pouco tempo num tópico referente a elas. 

Foto da placa do aparelho com a adaptação:

 

AA5EY5e.jpg

Aquela chave azul ali no meio dos conectores selecionava o Toca CD, mas não funciona mais. Então mudei a instalação e coloquei os dois fios do audio (aqueles roxos) da plaquinha ali na chave. Ao mesmo tempo ela aciona um led no painel através de outro contato. O led vai naquele conector pequeno (CN042). Só que o acionamento é feito pelo negativo via aquele resistor de 470R, o anodo do led fica direto no 12V. 

Visto que a chave comuta o áudio e também o led, então ligo e desligo a plaquinha BT também. Como em circuitos de áudio não devemos desligar o terra pra não ter ruído, aí entra o tal transistor invertendo o sinal negativo que liga o led para positivo cortando a alimentação de 5V da plaquinha quando for ouvir o rádio, a entrada auxiliar e até mesmo a fita k7. 

Usei no caso o DTA114E que é pnp e tem resistor entre B e E. 

Interessante que tudo que eu precisava estava ali a mão, no indutor L037 tem 5V que vem do 7805 lá da fonte, ali liguei o emissor. 

Aquele diodo ali ao lado está ligado na chave junto com o led do painel, ali liguei a base. 

O coletor segue para a plaquinha no fio marrom. 

E ali do lado, tem uma blindagem com um tipo de papel alumínio, aproveitei o terra dela. 

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!