Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha placa está com 6 capacitores em curto eu posso simplesmente trocar ou tenho que fazer uma análise mais a fundo pra saber o que causou eles estarem em curto? E por qual capacitor posso substituir esses 

IMG_20230526_230412.jpg

Postado

@Joelson dos Santos, seis capacitores em curto definitivamente não é normal. Não sei se a foto que você postou é da sua placa ou de uma igual/parecida da internet porque não parecem estufados ou "explodidos". Você sabe que se estiverem na mesma linha e ainda soldados na placa apenas um deles ou a própria linha pode estar em curto, né (desculpe perguntar)? Mas se tirou da placa e realmente os seis estão em curto é obvio que você vai ter que descobrir porque a placa está enviando tensão mais alta para eles. Se após a retirada da placa estiver apenas um em curto pode ser  defeito de fabricação do mesmo.  Quanto ao valor coloque no Google leitura de eletrolíticos SMD, tem vários sites e vídeos explicando sobre o código de leitura deles.

Postado

Difícil capacitor entrar em curto, ainda desse tipo da foto. 

Se estiverem em paralelo, é mais fácil outra peça ligada a eles entrar em curto. 

Tem que tirar todos pra ver. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Via de regra, se for + tensão e + capacitância, não tem problema.
Mas no seu caso, como eles são pra filtragem não é bom que extrapole muito, e todos em paralelo devem ter as mesmas características.

• Obrigado 1
Postado

Eu já tinha visto esse vídeo mas já tinha esquecido as "regras". Vendo de novo a regra diz que o primeiro valor legível no cpacitor deve ser lido direto em microfarads. Temos 820 nos capacitores da sua placa e 821 na outra placa o que causa uma certa confusão. 820 poderia ser interpretado como 82 + 0 zeros (82 uf) ou 820 uF. Já 821 é com certeza 820 uF. A tensão dos dois é próxima,  2,5 V nos da sua placa e 3,5 V na outra. Pelas fotos eles tem o mesmo tamanho (praticamente). Portanto tudo leva a crer que são ambos  de 820 uF. E os de tensão maior podem ser usados no lugar dos de tensão menor.

Agora é aconselhável medir os que estão intactos (de ambas as placas) com um capacímetro até porque são usados. Se o seu multímetro não tiver a função carregue os com uma pilha de 1,5 volt e meça o tempo que levam para chegar a 0 (ou próximo disso) colocando como carga por exemplo um resistor entre 1K e 10K, quanto maior o resistor mais lenta a descarga. Os tempos devem ser semelhantes. A capacidade de manter os 1,5 volt sem carga também, para isso não  use o resistor de "descarga", o multímetro  também vai descarregá-los mas muito lentamente. Se algum dos capacitores descarregar bem mais rápido em um ou nos dois testes desconfie dele.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...