Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aumentar a corrente de saída num LM358


Posts recomendados

  • Membro VIP
37 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Mas para quem não vê muita novidade em escrever programa mas antevê um enorme mundo novo no analógico...

 

Modelar "digital" não se refere a ser programável com ASCII. Refere-se a pensar ligado-desligado ao invés de pensar níveis contínuos.

 

O projeto com o 555 usa essa "caixa preta de miolos digitais" que é esse CI, mas para auxiliar uma lógica externa que é analógica. A caixinha 555 cospe bits que não servirão mais um problema de lógica, e sim a uma transmissão de intensidade.

 

control-temperatura-ambiente-555.png.16428b153966bb75870787f2f1af8470.png

 

R5 é o falante analógico. O 555 é um ouvinte analógico que "pensa" e fala digital. Sua voz é amplificada para existir o barulho que move o motor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para esse caso de agora, vou na solução com o 358 / TIP31, que os mestre indicaram como amplificador da corrente, e o LM35, Alê, queria mesmo ver o voltímetro no painel mostrando a temperatura no dissipador...

 

Agora se alguém no futuro quiser apenas esfriar um dissipador... quiser apenas fazer a ventoinha rodar na medida em que a temperatura aumenta, como disse o @Sérgio Lembo lá atrás, tem sensor melhor que o LM35. Por exemplo, esse que usa o 555, eu não tenho nível de conhecimento para saber mas tem esse trazido pelo Paulão, tem um outro, no post 32 desse tópico, que o Sérgio trouxe, só que usa o LM35 em vez de termistor

 

 

Cara, para que quiser rodar uma ventoínha proporcional à temperatura, esse tópico virou filé, né não?

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Olha lá seu mc no microscópio (é pequeno mas existe): ou o transistor está conduzindo ou não.

 

Não ė tudo desse jeito .... Transistores operam de forma linear tambėm !

 

Por exemplo o circuito do comparador analógico dentro de um MC terá uma boa parte operando de modo linear, para poder comparar as tensões , certo ?

 

Entendo o seu ponto sim , mas eu costumo seguir o mesmo caminho da natureza : tudo segue o caminho do menor esforço para poder preservar a energia !

 

Se é tão fäcil fazer com um MC ou com um simples 555, para que complicar ?

 

Se um termistor NTC custa uma mixaria e resolve, inclusive suportando uma gama de temperatura maior do que a de um Lm35, para que inventar um amplificador linear de tensão, inventar outro comparador ( lembrando que existe um no 555 ) e ainda enfiar esse Frankstein em um 555 ?????

 

Creio que estamos nos anos 2020, e não em 1970...  Se até nossos celulares såo quase 100% digitais, prá que inventar um Startac dos anos 1990 cheio de partes analógicas que criaram um tijolo de alto consumo e baixo desempenho nos dias de hoje ?

 

A intenção de aprender sempre é louvável, mas sinceramente não vejo a utilidade de se aprender muita coisa analógica para os dias atuais.

 

Já temos alguns dinossauros aqui no CDH, viemos da época dos analógicos, e insistimos em usar os modernos digitais como uma opção de dar uma "utilidade" a nós mesmos ! 

Nosso conhecimento acumulado ao longo dos anos já tem pouquíssima utilidade hoje...

 

O futuro está nos microcontroladores, queiram ou não eles dominam totalmente os dias atuais, e cada vez mais o uso deles se torna obrigatório em todos os ramos da Eletrônica.

 

Minha sugestão ė que não percam tempo com coisas ultrapassadas. 

 

Creio que seria muito mais útil discutir como fazer o projetinho usando um MC, onde muitos poderiam explicar passo a passo o programa funcionando, como calcular o PWM , a frequência utilizada, como detectar que o cooler não está girando, como seria a regulagem bäsica da temperatura ( digo básica mesmo, sem usar PID para controle preciso ), acho que os novatos gostariam bem mais de algo deste tipo.

 

 

@rmlazzari58,

 

Não se assuste com esse circuitinho !

 

Nada mais é que um 555 na configuração de ASTÁVEL onde a relação Ton/Toff ė definida pelos dois resistores, sendo um deles o termistor !

 

Quando a temperatura aumenta, o tempo Ton também aumenta, fazendo aumentar a velocidade da ventoinha.

 

Se não me engano tem um datasheet do 555 mostrando o cálculo do Ton/Toff com esses resistores. Algo que lí vorazmente quando tinha meus 15 anos .....

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, aphawk disse:

Creio que seria muito mais útil discutir como fazer o projetinho usando um MC, onde muitos poderiam explicar passo a passo o programa funcionando, como calcular o PWM , a frequência utilizada, como detectar que o cooler não está girando, como seria a regulagem básica da temperatura (digo básica mesmo, sem usar PID para controle preciso).

 

Uma coisa muito interessante na grande rede mundial de computadores sempre foi poder encontrar o que poucos explicam.

 

5 horas atrás, aphawk disse:

acho que os novatos gostariam bem mais de algo deste tipo [soft]

 

Retorno sobre investimento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/06/2023 às 15:28, aphawk disse:

Se é tão fäcil fazer com um MC ou com um simples 555, para que complicar ?

Caro @aphawk, não há dúvida de que a via digital facilita em muito na solução dos desafios. Muito mesmo.

 

Coisas como decisões, facilmente solucionáveis, com pés nas costas, por programas - um encadeamento de IFs, CASEs, sem falar nos WHILE, For...NEXT etc. - se for fazer com analógico, viram desafios profundos para quem apenas engatinha nesse caminho.

 

Mas às vezes a gente quer a complicação, mesmo, quer o desafio, quer, ué... aprender o que não sabe. Mesmo cometendo erros bárbaros - por exemplo, querendo fazer seguidor de tensão apenas com diodos shoktty.

 

Às vezes o pessoal como eu tem profunda admiração e até uma certa "invejinha saudável" - daquela que a pessoa não quer que a outra não tenha e sim quer, ela própria, tentar ter - de quem sabe o analógico. E às vezes o pessoal que passou a vida toda no digital, tenha alimentado, também a vida toda, por anos e anos a fio, a questão:

 

"Eu vejo que funciona, vejo que escrevo um IF, um MOV, um PRINT e o computador resolve. Mas, caramba... como se a única coisa que ele tem é que foi ligado na tomada? Se a única coisa que tem nessa máquina é algo (ou algos, nem que sejam bilhões, trilhões desses algos)  que pode estar energizado ou desenergizado?"

 

E esse, a essas pessoas é o desafio.

 

(Agora que é muito mais prático escrever código, reconheço, não tem dúvida, rs...)

 

Abraço!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!