Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre transistor e como eliminar um relé


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Pessoal, o usual é transistor servir como chave para tensão maior que a tensão de base. Mas nesse projeto, a Vb seria maior que a Vce. Será que pode isso?

vMikTwg.gif

 

E quem sabe dá para eliminar o relé, da seguinte forma:

McgebQR.gif

Só que agora ficou faltando o led (vermelho, derruba 2,2v, toma 20mA) que indica quando não há 5v na saída do circuito, que ele está desligado.

 

Será que dá para colocar o led de seguinte forma?

pn0in5R.gif

Pensei no R de pull-down na saída do comparador para evitar que o transistor feche pelo simples acendimento desse led, mas isso resultou numa espécie de divisor resistivo nessa saída. Em leds, geralmente uso R bem maiores do que o mínimo calculado quando a função é indicar (e não iluminar), para 12v, 7k5... até 10k já dá para saber se está aceso, o que poderia ajudar esse pull-down a funcionar, sei lá... o certo seria calcular mas num chute, diria 1k.

 

Poderiam comentar?

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

o usual é transistor servir como chave para tensão maior que a tensão de base. Mas nesse projeto, a Vb seria maior que a Vce. Será que pode isso?

Pode. 

Transistor foi feito pra amplificar corrente. A tensão se amplifica por consequência, ou dependendo do modo de ligação mesmo. 

 

O segundo e terceiro esquema não funciona. 

Pra eliminar o relé, use um transistor PNP no lugar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, Renato.88 disse:

eliminar o relé, use um transistor PNP no lugar. 

Por gentileza confirme que entendeu que o relé acima apenas representa a carga.

Obs: não linka direto mais imagem com http   ... apenas com https

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Renato.88 disse:

O segundo e terceiro esquema não funciona. 

Pra eliminar o relé, use um transistor PNP no lugar. 

 

Porque o segundo não funciona, Xará?

 

E se chavear com PNP... aí daria para colocar o led como no terceiro, com um resistor pequeno para pull-down embaixo e um bem maior na parte de cima da saída com comparador?

agora, .if disse:

Por gentileza confirme que entendeu que o relé acima apenas representa a carga.

A carga que coloquei ali, @.if, é a que será exigida depois do relé, não a carga do relé própriamente dito.

2 minutos atrás, .if disse:

Obs: não linka direto mais imagem com http   ... apenas com https

Essa não entendi...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
21 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Porque o segundo não funciona, Xará?

Bem, @.if já disse. 

Mas entrando nos detalhes... Sem gnd a tensão passa direto no 7805, aí queima seu circuito a frente. O terra dele serve como referência. 

33 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

E se chavear com PNP... aí daria para colocar o led como no terceiro, com um resistor pequeno para pull-down embaixo e um bem maior na parte de cima da saída com comparador?

Sim, dá pra colocar o led. Mas não na saída do AO. 

Tem que colocar lá, junto com os transistores. 

Estou sem lápis e papel agora, mas vê se me entende:

 

Na, saída do AO, põe um resistor de 10k para a base do transistor BC548. 

No coletor desse transistor, vai um resistor de 2k2 para o positivo e outro resistor, de 1k para seu led. 

O anodo do led no resistor de 1K e o catodo no negativo da fonte. 

Ainda no coletor do BC548, ponha um terceiro resistor de 1K para o transistor PNP. 

O emissor do pnp no positivo da fonte e o coletor segue para alimentar sua carga. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Será que é isso?

É. 

10 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

troquei a R do led de 1k para 7k5, para dar uma suavizada. Será que isso interfere no resto do circuito?

Nesse caso, fica melhor. 

Assim diminui a corrente negativa quando o led está aceso, evitando o pnp ligar na hora errada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, .if disse:

O led vai apagar quando com V na saída, é isso mesmo que desejas?

Eu apenas sugeri o que foi pedido.... 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

eliminar o relé

E

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

o led (vermelho, derruba 2,2v, toma 20mA) que indica quando não há 5v na saída do circuito, que ele está desligado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, .if disse:

O led vai apagar quando com V na saída, é isso mesmo que desejas?

Exato. Vai indicar que o amp está temporariamente indisponível porque está "esfriando". 🙂

 

(E como curiosidade, na sequência há um flip-flop (TTP223) que, como foi desligado pelo corte aos transistores, só será religado com a ação de aproximar o dedo nele. Ou seja, desligou porque aqueceu demais mas não religará automaticamente depois que resfriar.)

 

P.S.: Acho que vou atrás é de um 7806, para compensar a perda no transistor... aí os 5v ficam tão - ou um tiquinho a mais - full quanto se usasse o relé.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

P.S.: Acho que vou atrás é de um 7806, para compensar a perda no transistor... aí os 5v ficam tão - ou um tiquinho a mais - full quanto se usasse o relé.

Como estamos trabalhando com os transistores em emissor comum, não tem esse tipo de perda. 

 

E sobre os 7806...

Eu ia comentar isso ali em cima, mas acabei apagando o parágrafo pra não confundir. 

Quando precisar de um valor um pouco maior nesses reguladores, basta colocar diodos em série no terra deles. 

Com cada diodo comum, temos um aumento de 0,6V. Ou então podemos por um zener, com um zener de 6,8V a tensão do 7805 por exemplo vai para 11,8V quebrando o galho em quando faltar um 7812.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88, já que agora não precisa de 5v antes da saída (a bobina do relé era para 5v)... e se o circuito todo fosse com 12v e o 7805 ficasse no emissor do BC327? Isso pouparia uma trilha correndo pela PCB e o 327 poderia ficar bem na beirada da placa... Será que funcionaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

@Renato.88, já que agora não precisa de 5v antes da saída (a bobina do relé era para 5v)... e se o circuito todo fosse com 12v e o 7805 ficasse no emissor do BC327? Isso pouparia uma trilha correndo pela PCB e o 327 poderia ficar bem na beirada da placa... Será que funcionaria?

Sim, funciona. 

Porém eu, colocaria o 7805 lá no fim. No coletor do transistor. 

E o que vai alimentar? 

Eu não confio muito nesses BCs pra controlar cargas, eu ali já ponho um BD139. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Renato.88 disse:

E o que vai alimentar?

Pouca coisa: um TTP223, seu relé e um led. O TTP consome na ordem de uA (4uA, diz o manual). Mas como só entrega 4mA na saída, precisa de um NPN. O led, você sabe: 20mA mais ou menos. E o relé, no manual diz 21mA mas medindo aqui deu 10mA. Esse relé vai alternar o mute do amp de um lado (-25v, 10mA) e do outro, acender ou apagar o led que indica stand-by.

 

Mas falei errado, aqui:

45 minutos atrás, Renato.88 disse:

o 327 poderia ficar bem na beirada da placa

 

Queria dizer o 7805, mesmo. Já que só vamos precisa 5v se o 327 estiver conduzindo, ele (o 7805, que aqui é to-92) vai onde você disse.

 

Obrigado pela paciência, Xará 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Queria dizer o 7805, mesmo. Já que só vamos precisa 5v se o 327 estiver conduzindo, ele (o 7805, que aqui é to-92) vai onde você disse.

Ah sim. Tá certo. 

Não tenho muita certeza, mas acho que se deixar o 7805 entre o 2,2k e o emissor do 327 não funciona. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!