Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível interceptar sinais de componentes de hardware?


Ir à solução Resolvido por Ikazuch1,

Posts recomendados

Desde que me interessei por computação, sempre tive a consciência da infinidade de possibilidades existentes nesse mundo. Com base nisso, há algum tempo ando com uma pergunta um tanto quanto ficcional, mas acredito que seja válida. Pois bem:

 

Existe a possibildade de inserir ou interceptar sinais elétricos que passam pelo hardware e, assim, obter alguma vantagem com isso? Seja decodificando o que está ali ou até mesmo inserindo outro sinal para que possa haver uma alteração no que acontece na máquina alvo e, assim, manipular algo? Existe algum procedimento que seja ao menos parecido com esse? Aceito recomendação de materiais e afins... 

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
2 horas atrás, MarceloGomes disse:

Existe a possibildade de inserir ou interceptar sinais elétricos que passam pelo hardware

Em teoria, todo o sinal que "viaja" entre um ponto (emissor) até outro ponto (recetor), ele pode ser intercetado. 

 

2 horas atrás, MarceloGomes disse:

obter alguma vantagem com isso? Seja decodificando o que está ali ou até mesmo inserindo outro sinal para que possa haver uma alteração no que acontece na máquina alvo e, assim, manipular algo?

Se conseguir intercetar e passar a segurança, as possibilidades do que se consegue fazer são muitas.

 

2 horas atrás, MarceloGomes disse:

Existe algum procedimento que seja ao menos parecido com esse?

Essa questão, não entendi. Tal como disse no inicio, todo o sinal é possível de ser intercetado, por isso é necessário colocar camadas de proteção que combatam isso tanto ao nível do hardware como de software.

 

2 horas atrás, MarceloGomes disse:

Aceito recomendação de materiais e afins

Terá de ser mais específico quanto a isso para que nós possamos orienta-lo.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GusGraf alterou o título para É possível interceptar sinais de componentes de hardware?
6 horas atrás, Lusitano disse:

Essa questão, não entendi. Tal como disse no inicio, todo o sinal é possível de ser intercetado, por isso é necessário colocar camadas de proteção que combatam isso tanto ao nível do hardware como de software.

As várias camadas do modelo TCP/IP já fazem isso, certo?

6 horas atrás, Lusitano disse:

Terá de ser mais específico quanto a isso para que nós possamos orienta-lo.

O que eu gostaria de saber é se existe algum nome específico para esse tipo de procedimento, se estão fazendo pesquisas sobre, se existe algum dispositivo que faça ou axilie, materiais complementares que podem me ajudar a compreender um pouco mais essa questão do tópico. Seria organização/estrutura de computadores, criptografia?...  Enfim, a verdade é que nem mesmo eu vi algo sobre a minha pergunta, por isso eu gostaria de ter uma visão geral, um panorama sobre, se é possível ou mera ilusão da minha cabeça...

 

Espero ter entendido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MarceloGomes melhor você ser mais específico. Quer saber se é possível interceptar dados enviados de um hardware para outro? Se sim, são dados enviados via rádio? Dados enviados via internet? Quer saber se é possível interceptar dados que estão sendo processados dentro de um PC, tentando fazer uma leitura dos sinais elétricos que ele está processando naquele momento? Enfim, são várias possibilidades e você não especificou muito bem do que se trata. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, mick 07 disse:

@MarceloGomes melhor você ser mais específico. Quer saber se é possível interceptar dados enviados de um hardware para outro? Se sim, são dados enviados via rádio? Dados enviados via internet? Quer saber se é possível interceptar dados que estão sendo processados dentro de um PC, tentando fazer uma leitura dos sinais elétricos que ele está processando naquele momento? Enfim, são várias possibilidades e você não especificou muito bem do que se trata. Abraços!

 

32 minutos atrás, mick 07 disse:

Quer saber se é possível interceptar dados que estão sendo processados dentro de um PC, tentando fazer uma leitura dos sinais elétricos que ele está processando naquele momento?

Isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança

@MarceloGomesEntão amigo, você deve começar do inicio, mesmo antes de "complicar".

Estamos a falar dos conceitos básicos de hardware e software. Sinceramente, estou meio perdido na sua duvida. e por isso não consigo ser melhor ajuda a menos que consiga ser explicito quanto ao que pretende saber, porque do que consegui entender, a(s) sua(s) duvida(s) começam no básico do básico quanto ás funções de hardware e software

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!