Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como recuperar arquivos cifrados por ransomware?


Posts recomendados

No segundo semestre de 2022 o Brasil sofreu mais de 31 bilhões de ataques de Ransomware . No início do mês, eu, que sou um  Mané sem eira nem beira, e portanto não tenho como pagar resgate para esses hackers que são um lixo  humano além de burros pois tem o trabalho de contaminar Pc e celulares de pessoas realmente pobres, fui vítima de um ataque de Ransomware do tipo WEON . Quero limpar um HD externo com quase 1 tb de filmes . Alguém sabe o preço médio para retirar essa quantidade de arquivos encriptados e me indicar quem faça ? O PC foi formatado e os arquivos estão todos lá com o terminal WEON  mas  não podem ser abertos pois foram encriptados . Se eu fui vítima qualquer pessoa que vive de bolsa família também pode ser atacada pois os vermes não escolhem apenas a elite econômica do país e do mundo como TV Record, Ponto Frio, Lojas Renner, NASA , bancos e empresas  mundo afora, além de governos e prefeituras . Portanto, para quem é lixo humano, e quer enriquecer com rapidez sem riscos de ser baleado ou preso não há qualquer  tipo de crime tão rentável e seguro pois são como fantasmas invisíveis da dark web sem chance de serem punidos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor remédio contra isso ainda é a prevenção não executar arquivos enviados por pessoas que você não confia e mesmo que você confia olha bem se foi mesmo a pessoa que você acha que te enviou foi realmente a pessoa que você acha.

 

Não baixar programas crackeados pois muitas vezes é dessa forma que os computadores são contaminados.

 

Para alguns desses ransomware existe uma solução, esse site contem um banco de dados para ransomware para os quais existe uma solução veja se é o seu caso:

https://www.nomoreransom.org/

 

É preciso enviar um dos arquivos infectados que vai ser feito uma análise e eles vão dizer se esse tipo de ransom pode ser removido.

 

Não é aconselhado pagar o resgate pois você vai estar financiando futuras infecções de outros usuários.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@sergio velloso a única maneira é ir em sites como o nomoreransom.org. Caso lá não tenha, infelizmente não tem como recuperar os arquivos, por ora.

Não pague o resgate, pois não tem garantia de receber seus arquivos de volta, além de estar apoiando-os.

O ideal é sempre ter, pelo menos, 2 backups, em uma mídia externa e outra na nuvem.

Para mais informações, consulte o tópico abaixo:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Éric H.X alterou o título para Como recuperar arquivos cifrados por ransomware?
  • Analista de Segurança
Em 24/06/2023 às 11:15, Éric H.X disse:

Caso lá não tenha, infelizmente não tem como recuperar os arquivos

".weon" é uma variante do ransomware DJVU, para a qual não há a mínima chance de quebrar a chave de encriptação.

No entanto, se tratando de arquivos Vídeo, existe a chance de recuperar parte ou a totalidade de alguns desses arquivos .weon, já que este ransomware apenas encripta uma pequena parte inicial dos arquivos.... não custa tentar 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!