Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Não é uma resposta. Apenas um norte aos que aqui chegarem.

Mesmo o kazi.ai não-traduzido está sem uma documentação ou manual divulgados. O material mais próximo a nós é o produzido por Eduardo Brizida.

Update

Dêem uma olhada na isca digital "5 programações do EV3 para você utilizar em competições". Nela tem o exemplo de seguidor de linha por luminosidade. @Joquinhas, talvez sua resposta esteja ali.

Do mesmo autor, uma playlist de 6 vídeos:

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

O título não corresponde diretamente a dúvida e o google menciona seguidor de linha ev3 (clique)   o que suponho também lhe ser um norte. Obs: não vi nenhum link que propus.

Dica: clique também apenas seguidor de linha onde pode ver os conceitos do sensor e seu princípio de funcionamento

800px-VEX_Line_Tracking_graphic.png.webp

https://www.makerhero.com/blog/projeto-robo-seguidor-de-linha-arduino/

Curiosamente engavetei um projeto similar agora há pouco: um seguidor solar.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Não amigo. Além do+ desconheço esta frutice.  Era pra algo real e mais robusto: apontar placas solares pro sol. A parte mecânica bem como um motorredutor sem fim cheguei a fabricar. Só como hobby mesmo. Energia verde me é um (01) deles.

Uma curiosidade sobre projeto deste tipo: serve apenas pra adrenalina técnica e como hobby mesmo. Economicamente inviável se o objetivo for apenas aumentar a eficiência (que de fato aumenta mesmo). Fica mais barato e simples a inclusão de painéis adicionais. O que gastei de luz pra soldar a estrutura móvel pro seguidor  - que carinhosamente chamei o projeto de girassol -  não retornaria tão cedo.

Quase sinto vontade mostrar-vos fotos cá no forum principalmente ao Moris (que me ajudou), França (que sei que curte), Paulão, Renato, ...  e sei lá.. até mesmo a você que me enche o saco as vezes 😁 Mas fica pra uma próxima oportunidade ou carona em tópico similar...

• Curtir 1
  • Haha 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, .if disse:

Quase sinto vontade mostrar-vos fotos cá no fórum [...] até mesmo a você que me enche o saco às vezes 😁

Quando acontecer, sinalize como se dá isso. Pois às vezes eu até percebo que a pessoa (no caso, você) pode estar incomodada, mas se eu visse de antemão como evitar o incômodo, o faria.

1 hora atrás, .if disse:

desconheço esta frutice

(citação mostra motivo da risada)

Eu também. Mas me pareceu interessante como introdução a possibilidades de robótica, estímulo a imaginação.

Um conjunto principal do Lego Education Mindstorms EV3 custa 7 mil Lulas. É válido saber que existe.

lego-ev3.jpeg.38574833a923ab179a08a54decc2447a.jpeg

Introdução: scratch.mit.edu/ev3

@Joquinhas , você tem link para algum material de ensino?

Update

Na Wikipedia foi onde eu encontrei mais coisa: Lego Mindstorms.

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Lego Education Mindstorms EV3 custa 7 mil

Só mesmo um alagoano pra pagar isso (e muito mais)  num kit robótica 😁

@Ricardov  cogitá-lo-ei.

Pois às vezes eu até percebo que a pessoa ... pode estar incomodada, mas se eu visse de antemão como evitar o incômodo, o faria.

motivo da risada

Por fora eu rio o tempo todo 😁... principalmente de quem me leva a sério 🤪

Mas de fato a robótica é um campo fértil pra ideotas. P.ex. também me está em banho maria um projeto de um irrigador robótico automático pro meu gramado. Como a água não me abunda, minha mente viaja num carrinho que vai arrastando uma mangueira aérea por todo ele aspergindo a água. Dentre as ideotices me apareceu à mente: um teleférico, ... sensores i.r., ... ímãs no chão + reed switches... e até mesmo uma espécie de gps micro localizado movido a transmissor am... mas de boa intenção o inferno tá cheio 🤪

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!