Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero colocar uma placa-mãe LGA1151 mas não sei se é compatível com gabinete.


Galaxy_.
Ir à solução Resolvido por Galaxy_.,

Posts recomendados

Eu tenho um Lenovo V530s onde está sem ligar (uma assistência realizou testes e confirmou que a placa-mãe não funciona). Meu receio é de comprar uma placa-mãe do socket LGA-1151 sem a específica desse computador, mas não sei se seria compatível com o meu gabinete. Será que teria como?
spacer.pngmotherboard.png

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Não dá, tem que ser específico para esse gabinete, a placa tem até recortes... Não dá para consertar a placa dele?

O computador faz mais de uma semana que está na assistência técnica e eu perguntei a eles se teria como consertar, mas eles estão demorando muito pra efetuar esses diagnósticos.


Eu também consegui achar essa placa-mãe do computador por 600 reais mas é recondicionada (deve ser usada ou que foi consertada), então tenho medo de ela não funcionar depois de um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Galaxy_. Mesmo a placa micro ATX é maior do que essa. A mini itx até caberia, mas você teria 3 problemas. O primeiro é a fonte para ele. O segundo é o conector frontal que parece estar integrado na placa-mãe nativa. E o terceiro é o aparafusamento da placa no gabinete, já que os furos não parecem ser os mesmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Wal SJC disse:

Tente descobrir qual é a placa-mãe usada, o ideal seria conseguir outra igual. Ou, mesmo não sendo da marca Lenovo, uma que tenha esse mesmo perfil. A Lenovo não fabrica placas-mãe.

A placa-mãe usada é a Ib360cx e está acima de 800 reais à venda pelos vendedores online, mas achei um que está anunciando essa mesma placa por 600 reais recondicionada, então tenho incerteza se após algum tempo ela irá parar de funcionar se eu comprasse ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esse computadores compactos (tipo empresarial, como os da Dell) costumam usar tamanho próprio de placa-mãe, normalmente só sendo possível comprar com o fabricante, e geralmente é um valor bem alto e praticamente inviabiliza a troca.

 

Minha recomedação é comprar uma placa-mãe LGA1151 qualquer e montar esse computador em outro gabinete.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Galaxy_. Mesmo a placa micro ATX é maior do que essa. A mini itx até caberia, mas você teria 3 problemas. O primeiro é a fonte para ele. O segundo é o conector frontal que parece estar integrado na placa-mãe nativa. E o terceiro é o aparafusamento da placa no gabinete, já que os furos não parecem ser os mesmos.

Sim, é isso que me deixou em dúvida porque os parafusos são específicos dessa placa pro encaixe no gabinete. E não há nenhum cabo switch para ligar o computador, é um botão ligado direto a placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Pedroou disse:

Esse computadores compactos (tipo empresarial, como os da Dell) costumam usar tamanho próprio de placa-mãe, normalmente só sendo possível comprar com o fabricante, e geralmente é um valor bem alto e praticamente inviabiliza a troca.

 

Minha recomedação é comprar uma placa-mãe LGA1151 qualquer e montar esse computador em outro gabinete.

Eu creio que a fonte desse computador daria pra usar em outro gabinete, mas será que eu deveria manter a mesma ou comprar outra? A fonte é Slim de 180W 80 Plus, e ela parecia manter bem as especificações (Intel Core i3 8100, 8gb de RAM) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Galaxy_. disse:

Sim, é isso que me deixou em dúvida porque os parafusos são específicos dessa placa pro encaixe no gabinete. E não há nenhum cabo switch para ligar o computador, é um botão ligado direto a placa-mãe.

A ideia do @Pedroou é boa!

Um gabinete novo custa muito menos e você poderia usar qualquer placa-mãe compatível, desde que encontre LGA1151 nova.

Também não sei sei se ainda existe. Ou se ainda compensa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Pedroou disse:

Se ela veio de fábrica, mantenha ela... afinal deve ter sido testada minimamente. 

Se essa assistência técnica não consertar meu computador, vou ter que procurar mais uma que faça esses serviços, e acho que vale mais a pena comprar online um gabinete maior e uma placa LGA-1151.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde.

 

Por isso não sou faz desses desktops montados como Dell, Lenovo, HP, etc.

Muito deles usam padrões específicos de fonte, placa-mãe que é exclusivo da marca.

Se der algum problema você é obrigado a pagar uma fortuna no site do fabricante, ou procurar usado no mercado livre, AliExpres, etc.

No seu caso, eu gabinete convencional, pegaria uma placa-mãe soquete LGA 1151 H310 por exemplo usado, se não for uma fortuna, e reaproveitaria o SSD e memória RAM, ou trocaria o PC quase por inteiro por algo mais atual.

A placa-mãe do seu PC achei por 300 reais no AliExpres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wal SJC disse:

A ideia do @Pedroou é boa!

Um gabinete novo custa muito menos e você poderia usar qualquer placa-mãe compatível, desde que encontre LGA1151 nova.

Também não sei sei se ainda existe. Ou se ainda compensa.

Eu vi várias placas desse socket de bom estado na internet, e posso comprar um gabinete simples pra montar tudo. Provavelmente esse conserto da assistência vai sair bem mais caro do que eu compraria esses produtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Pedroou disse:

Parece que tem: MSI H310M PRO-VDH

Com R$ 450,00 compra uma placa e gabinete, melhor que gastar R$600,00 em placa usada. 

Pichau tem vários opções de gabinete barato também.

Obrigado, são ótimas opções! Acho que irei retirar meu computador da assistência amanhã e comprar essa placa e gabinete online, comprando esses produtos acho que abre possibilidade de eu fazer outro upgrade no futuro. Eu ainda vou gastar dinheiro com passagem indo até lá novamente mas pelo menos descobri que a fonte está funcionando e que a placa é o problema.

33 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Boa tarde.

 

Por isso não sou faz desses desktops montados como Dell, Lenovo, HP, etc.

Muito deles usam padrões específicos de fonte, placa-mãe que é exclusivo da marca.

Se der algum problema você é obrigado a pagar uma fortuna no site do fabricante, ou procurar usado no mercado livre, AliExpres, etc.

No seu caso, eu gabinete convencional, pegaria uma placa-mãe soquete LGA 1151 H310 por exemplo usado, se não for uma fortuna, e reaproveitaria o SSD e memória RAM, ou trocaria o PC quase por inteiro por algo mais atual.

Pois é, o gabinete que veio desse Lenovo é bastante limitado e ele esquentava frequentemente por ter um fluxo bem fechado de entrada e saída do ar, usando ele em casa. Ele parece ter o objetivo de ser compacto para uso em escritórios e é melhor eu ir seguir essa dica de vocês sobre comprar uma placa e gabinete.
 

Eu irei deixar o tópico aberto e mandar atualizações com o tempo até o desfecho dessa história ser concluído, para quem estiver interessado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Galaxy_. fiz algumas pesquisas, mas não achei informações interna do gabinete. então fiz a loucura de medi onde vai cada parafuso de uma placa matx (que tenho parada aqui) e você pode ver as medições bate com a desse gabinete (cada medicação diz referente o centro da perfuração para os parafusos).

 

se você tiver uma régua, consegue ter uma noção se uma placa matx cabe dentro do gabinete atual

 

"ponto 0" seria ali a parte onde fica o espelho/conexões da placa

 

1.thumb.jpg.88f2d824c83a13e9bdb899b7ea849960.jpg

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, Galaxy_. disse:

Obrigado, são ótimas opções! Acho que irei retirar meu computador da assistência amanhã e comprar essa placa e gabinete online, comprando esses produtos acho que abre possibilidade de eu fazer outro upgrade no futuro. Eu ainda vou gastar dinheiro com passagem indo até lá novamente mas pelo menos descobri que a fonte está funcionando e que a placa é o problema.

Pois é, o gabinete que veio desse Lenovo é bastante limitado e ele esquentava frequentemente por ter um fluxo bem fechado de entrada e saída do ar, usando ele em casa. Ele parece ter o objetivo de ser compacto para uso em escritórios e é melhor eu ir seguir essa dica de vocês sobre comprar uma placa e gabinete.

Eu irei deixar o tópico aberto e mandar atualizações com o tempo até o desfecho dessa história ser concluído, para quem estiver interessado.

Aqui no meu serviço compramos 9 computadores da Dell baseado no core i7 12700, placa de vídeo Nvidia Quadro 4Gb VRAM, 16Gb RAM DDR5 máquina apesar de ter um excelente desempenho e ventilação do gabinete, usa uma placa-mãe e fonte nesse mesmo esquema da seu PC.

E o cooler do processador é uma piada, acho que até usando um i5 ou i3 ia super aquecer.

A Dell reduziu o TDP para manter uma temperatura aceitável, mais mesmo assim se você apertar um pouco a temperatura chega nos 100℃.

Fiz uns testes até meu i5 13600k em stock tem mais desempenho que esse DELL.

A placa-mãe do seu PC achei por 300 reais no AliExpres.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, extremedll disse:

@Galaxy_. fiz algumas pesquisas, mas achei informações interna do gabinete. então fiz a loucura de medi onde vai cada parafuso de uma placa matx (que tenho parada aqui) e você pode ver as medições bate com a desse gabinete (cada medicação diz referente o centro da perfuração para os parafusos).

 

se você tiver uma régua, consegue ter uma noção se uma placa matx cabe dentro do gabinete atual

 

"ponto 0" seria ali a parte onde fica o espelho/conexões da placa

 

1.thumb.jpg.909ea399eb1c952ad2897f959fdcf494.jpg

Entendi, bastante útil. Sou iniciante nesse ramo então não tenho muita noção das propoções desses tipos de placas, vai ajudar muito pra mim e vou usar isso quando for montar o computador. Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

...medi onde vai cada parafuso de uma placa matx (que tenho parada aqui) e você pode ver as medições bate com a desse gabinete..

 

Mesmo que consiga trocar a placa-mãe proprietária por uma micro-ATX ou ITX comum vai perder os conectores na frente do gabinete, pois são integrados na placa-mãe e ficar com um "Frankestein".

 

Um problema de solução ainda mais difícil é que a traseira não tem espelho removível, então vai precisar recortar - num gabinete com chapa de aço de ~1mm ou mais; um retângulo com a dimensão do espelho da nova placa-mãe, com todas as implicações de alinhamento.

 

Se o usuário não consegue se separar do "precioso", 😉 resta comprar uma nova placa-mãe original do fabricante, mesmo que seja via mercado Chinês, ou talvez M.Livr3.

 

Ou, como dizia o "velho deitado": "a males que vem para bem", aproveite o revés para ficar livre do "abacaxi",  remova o CPU, SSD, HD, memória RAM, fonte, e descarte o gabinete proprietário junto com a placa-mãe proprietária pifada. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Solução

Finalizei tudo faz umas 2 semanas, porque acabou que a placa-mãe que veio estava com defeito e tive que devolvé-la, mas agora está tudo bem! Minha configuração é um Intel Core i3 8100, a placa-mãe citada acima que é a MSI PRO-VDH LGA 1151, fonte Aerocool KCAS 400W 80 Plus, 8gb de RAM e um HD comum de 500gb.
Obrigado pela ajuda de todos, agradeço muito a vocês de verdade. Fiquem bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...