Ir ao conteúdo

PC não atinge a velocidade de internet contratada

Ir à solução Resolvido por engfabio,

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal!

A velocidade da minha internet é de 300mbps e no computador do meu amigo aqui em casa ele consegue fazer download a mais de 20mbps, mas no meu PC mal chega a 6mbps de download. 

Eu tinha esse problema antes quando eu tinha uma placa-mãe LGA 1155 porém depois que eu fiz upgrade no meu PC, a velocidade de download ficou a mais de 20mbps, o que é pra ser o normal. Infelizmente eu mudei o PC de lugar e agora estou usando um cabo de rede de 20 metros, ao invés do cabo de 10 metros que tinha antes e também formatei o PC.

Não sei se o que está ocasionando o problema é o cabo ser maior e talvez transferir menos dados (isso é possível?) ou talvez a formatação.... 

Já mudei aquela configuração de rede onde eu coloco pra placa chegar a 1GB porém não surtiu nenhum efeito. Estranhamente não importa o que eu faça a velocidade não passa de 60MB no teste de velocidade. 

Alguém tem alguma ideia do que possa ser isso? Já procurei de tudo na internet e não consigo resolver. Drivers estão todos atualizados.

• Membro VIP
Postado

Converse com seu provedor. Mas antes verifique se seu roteador e sua placa de rede permitem tal velocidade.

Postado

@.if Creio que o problema não seja a ver com o provedor já que no outro PC a velocidade tá batendo 400mb. Ambos os nossos PCs estão no cabo.... Como faço pra ver se minha placa de rede permite a velocidade?

• Solução
Postado

Atualize os drivers da placa de rede ou use o Windows Update

As atualizações de driver para Windows, juntamente com muitos dispositivos, como adaptadores de rede, monitores, impressoras e placas de vídeo, são baixadas e instaladas automaticamente por meio do Windows Update. Você provavelmente já tem os drivers mais recentes. Porém, se quiser atualizar ou reinstalar manualmente um driver, veja como:

Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite gerenciador de dispositivos e selecione Gerenciador de Dispositivos.

Selecione uma categoria para ver os nomes dos dispositivos e clique com o botão direito do mouse (ou pressione e segure) aquele que você deseja atualizar.

Selecione 

Pesquisar automaticamente software de driver atualizado.

Selecione Atualizar Driver.

Se o Windows não encontrar um novo driver, você pode tentar procurar um no site do fabricante do dispositivo e siga as instruções.

Se nada der resultado 

Reinstalar o driver de dispositivo (forçar o Windows a atualizar)

Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite gerenciador de dispositivos e selecione Gerenciador de Dispositivos.

Clique com o botão direito do mouse (ou pressione e segure) no nome do dispositivo e selecione Desinstalar.

Reinicie seu computador.

O Windows instala novamente aquilo que foi desinstalado e tentará reinstalar o driver.

Saber a velocidade máxima da placa de rede

Para o obter no Windows 10 existem principalmente duas formas. A primeira destas é feita através das Definições do Windows 10. Abram esta área de informação e configuração deste sistema.

Em seguida vá em Rede e Internet e ao separador Estado. Aí, na parte superior, encontre a opção Propriedades. Os mesmos dados podem ser obtidos na opção Ver propriedades de hardware e ligação.

Informação presente à vista no Windows 10

Nas propriedades de cada placa de rede, e apenas nas físicas, poderá ser consultada a informação pretendida. Na zona Velocidade de ligação estará presente a informação pretendida.

Esta apresenta dois valores, tipicamente iguais, referentes à velocidade de receção e de transmissão. Os dados são teóricos e representam o máximo que a placa de rede consegue atingir, em Mbps.

O DOS também lhe oferece esta informação essencial

Uma segunda forma de obter estes dados poderá ser pelo DOS. Com o comando wmic nic where netEnabled=true get name, speed é apresentada informação sobre as velocidades das placas presentes.

Neste caso todas as placas presentes vão ser mostradas, bem como as velocidades máximas que são permitidas ao utilizador. Pode ser vista mais informação, mas não é relevante para o que é principalmente pretendido pelos utilizadores.

Postado

Obrigada, pessoal! Eu testei com o cabo antigo que eu tinha aqui que era só de 10 metros e a velocidade ficou em 450mb, ou seja, problema era no cabo mesmo 😮‍💨 tive que mudar meu PC todo de lugar, triste kkk 

Postado
Em 30/06/2023 às 14:03, Hyeemi disse:

eu tinha uma placa-mãe LGA 1155 porém depois que eu fiz upgrade no meu PC, a velocidade de download ficou a mais de 20mbps, o que é pra ser o normal. Infelizmente eu mudei o PC de lugar e agora estou usando um cabo de rede de 20 metros, ao invés do cabo de 10 metros que tinha antes e também formatei o PC.

Não sei se o que está ocasionando o problema é o cabo ser maior e talvez transferir menos dados (isso é possível?) ou talvez a formatação.... 

A configuração de antes não acrescenta muito. Importa a configuração de agora...

Numa instalação residencial não faz diferença cabos terem 10 ou 20m. Há pouca interferência esperada.

Formatação envolve discos e não faz diferença para a rede.

Tentou usar o novo PC com o mesmo cabo no mesmo lugar de antes? Assim saberia se apenas mudar de lugar fez diferença. 

O que o sistema reporta no status da conexão de rede?

Em 30/06/2023 às 14:03, Hyeemi disse:

Já mudei aquela configuração de rede onde eu coloco pra placa chegar a 1GB porém não surtiu nenhum efeito

Não deve mexer nisso. Essas opções são para limitar a velocidade para algo MENOR que o que seria normal. Não para colocar sua expectativa de velocidade e status de duplex. Sei que escrevem isso em todo lugar, mas não tem sentido. Seria como dizer que sua nota de 20 reais pasa a valer 200 só porque marcou lá. As velocidades são negociadas na conexão, pelos drives dos dois lados, a cada conexão. Se fixar algo irreal não vai conectar nunca.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!