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Abrindo o solda ponto portátil 18650 do Aliexpress, o mais barato


Pincipi

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O anúncio dele é este:

https://es.aliexpress.com/item/1005005368809602.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.34.21ef194dZtjrDi&gatewayAdapt=glo2esp

Abaixo a imagem já que o link vai se perder com o tempo:

1a.thumb.jpg.1676d36541fc569b7b3fa3c7422b9704.jpg

Para mim saiu a R$ 93,02 e não foi taxado:

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O que me chamou a atenção além do preço foram algumas qualificações negativas:

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Eu logo imaginei que seria o problema da bateria falsa que às vezes pifa antes de chegar na mão do comprador, já que segundo a teoria da conspiração ela deve funcionar bem até o momento exato em que não tem mais como devolver.

O item chegou e fiz um teste inicial apenas com a chapa fornecida em cima de uma folha de papel, usei do jeito que chegou, não dei carga:

Solda.jpg.7017efc6e4801d5d4a317d053247e84e.jpg

Lembrando que o vendedor diz claramente que o item tem que ser carregado antes de usar porque não tem carga alguma e após tirar os quatro parafusos e abrir:

2.jpg.5b9b9719f48f73ac429388d08cfcce0b.jpg

Eis o que havia dentro dele, como eu esperava encontrar, uma placa e uma bateria duvidosa:

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Com o detalhe de que as pontas foram crimpadas por pressão:

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Inclusive na parte dos fios:

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Que são na medida 10AWG:

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Pelo que li na internet, se mudar a fonte de energia para uma mais forte ou de maior corrente tem que usar cabos de maior tamanho, de 60 ou 80 cm, para que funcione corretamente sem aquecimento do cabo.

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A placa controladora de um lado e do outro lado:

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Depois o botão de ligar e desligar com ajuste de potência, bem como o plug de carga:

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E abaixo uma visão da lateral do conjunto placa e bateria:

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O que reforça a minha opinião de que a bateria seria falsa. Em comparação com baterias 18650:

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Eu diria que dá para colocar umas cinco ou seis dentro da caixa.

Depois que fiz o teste de solda, eu coloquei a bateria num medidor de potência e indicou 2.310 mah reais de capacidade, terminando o teste com 2,48V, ai eu recarreguei de um dia para o outro e repeti o teste, fiz uma solda e coloquei no medidor que acusou 2.836 mAh e 2,97V.

No anúncio consta a informação de que a bateria tem capacidade para 5.300 mAh com 4,15V carga completa e com 3,3V carga baixa momento em que o aparelho deixa de funcionar.

A instrução fala em 1 a 2 horas de recarga com carregador de 5V e 1A. Também especifica a função de auto verificação provocada automaticamente ao tocar a folha de níquel com tempo de resposta em 0,8S.

Também está escrito que o aparelho sempre vai usar o último modo de potência usado, de um a seis conforme se aperta o botão.

Como o post ficou longo vou continuar no próximo.

 

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Olhando mais de perto os componentes com alguma identificação:

11.jpg.ac38635c98294948d15b58f0a1125122.jpg

O módulo carregador de bateria de lítio TP4056.

12.jpg.71db9b0d8d6be55f54caf16fc2a16b11.jpg

O Steper System Controller CY 2501.

13.jpg.09c351e812d55262d631cdd50caca2f4.jpg

O microcontrolador MCU, expansão de saídas, STC 15W204S.

14.jpg.2bb68151fcef524a5b2d6d67bdf7e417.jpg

Os capacitores eletrolíticos SMD.

15.jpg.175ae071a8d021fe62217b8173fa6c90.jpg

E os quatro mosfets G011N04.

Meu próximo teste foi tentar usar com ele carregando e não aconteceu nada, nenhuma faísca, apenas um cheirinho de queimado na folha de papel que ao olhar de perto apresentou duas pequenas marcas de queimado, inicialmente eu pensei que tinha queimado o aparelho e finalmente consegui entender o motivo das qualificações negativas dizendo que o aparelho não funcionava.

Não me dei por vencido e me decidi a descobrir realmente como funciona esse negócio de apertar e soltar o botão para selecionar o nível de potência e após alguns minutos de tentativa e erro descobri que o aparelho não queimou, na realidade ao tentar usar com ele carregando, automaticamente ele entra no nível 1, não importa em qual nível esteja programado.

Isto se tornou meio confuso para mim que gostaria de um botão de potência giratório mostrando os números de 1 a 6.

Pensando em como poderia saber qual é o nível atual, fiz o teste da folha de papel:

Papel16.thumb.jpg.7ef4edd4640ee49ec32fd1fd640cca56.jpg

Marquei com uma caneta seis posições, fiz a solda na primeira, apertei e soltei o botão ouvindo um beep breve e soldei na segunda posição, apertei de novo e fui repetindo cada posição após uma apertada de botão.

Pela lógica na penúltima casa a potência foi a maior enquanto que na última casa a potência foi a menor, dai foi só atribuir os números então eu soube que na última solda estava na potência 1 e se eu quiser ir para a potência 6 basta apertar e soltar cinco vezes, ouvindo cinco beeps curtos.

Se apertar por um intervalo de tempo maior o aparelho desliga mas, mantém a última posição selecionada.

Na internet existem muitas informações sobre os níveis de potência e pelo que entendi o ideal é ir testando até chegar naquele em que não saem faíscas e em que a solda é mais resistente.

Importante lembrar do uso de EPI para proteger os olhos. Na parte de luvas e botas de proteção eu não sei dizer.

Estou muito tentado a saber o que acontece se tocar os terminais com as mãos molhadas e o que aconteceria se acionar na ponta dos dedos mas, vou deixar isso para depois quando souber mais à respeito.

Também achei informações sobre o espaço entre as pontas, quanto mais longe mais fraca é a solda e quanto mais perto mais forte é a solda, além de outros detalhes técnicos da ponta estar a 90 graus com maior eficiência e qualquer outra angulação com menor eficiência ou arco de solda não circular.

Tem ainda a técnica de colocar a ponta negativa, vermelha na carcaça e não sobre a fita de metal, coloca a ponta preta ou negativa sobre a fita de metal, desta forma consegue ter um ponto de solda muito melhor em relação aos dois pontos de solda sobre a fita. Isto me lembra o estilo da solda elétrica em que uma ponta é aterrada e a outra fica no eletrodo.

Outra técnica é a força empregada da pressão sobre a peça, com mais torque ou força o contato é bom e eficiente e quando usa menos força ou torque o contato tende a ser ruim, mau contato, fraco ou ineficiente.

Na parte do esquema de luzes, quando está carregando o LED verde fica vibrando rapidamente.

Quando está ligado o LED verde fica piscando lentamente.

Quando liga ou desliga dá um beep longo. O beep curto é apenas quando muda de potência.

Existe uma terceira situação em que o LED pisca rapidamente mas, ainda não consegui descobrir, nem tão pouco se ele muda de cor para vermelho quando estiver com pouca carga.

Lista de desvantagens em relação ao equipamento profissional;

- Uso eventual, tem que dar umas paradas para esfriar enquanto que o profissional pode usar direto sem descanso.

- Regulagem de potência sem precisão.

- Durabilidade dos materiais menor que a do profissional.

Vantagens:

- Preço muito menor

- Portabilidade

- Pode ser adaptado num aparelho multi uso de várias funções, power bank, lanterna, rádio, bomba de ar, jump starter, tudo usando a mesma fonte de energia.

Para quem está se iniciando neste mundo, como eu, parece ser uma ótima opção com boa relação de custo beneficio.

Por enquanto o teste das cinco 18650 ainda está rolando, já está em 5.660 mAh, ou seja, ainda não sei se vale a pena ou não trocar as baterias.

Meu plano era trocar a bateria por algo mais potente mas, pelo jeito vou deixar como está.

Os próximos testes serão em materiais não recomendados, como latas e tudo o mais que aparecer pela frente.

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O primeiro material a ser testado foi uma lata de alimentos, com uma camada isolante em ambos os lados que impede o acionamento do aparelho mas, se usar na cinta de níquel os dois terminais, a energia atravessa e chega a queimar a folha de papel que está por baixo, não consegue soldar.

Nesta brincadeira eu consegui entender o padrão dos LEDs, eles piscam a quantidade de vezes correspondente ao nível em que está trabalhando, se for no nível 1 ele pisca uma vez para dá um tempinho e pisca uma vez de novo, se for no nível dois ele pisca duas vezes, para dá um tempinho e volta a piscar duas vezes, isso se repete até o nível 6 onde o LED pisca seis vezes seguidas.

Custava o vendedor ter feito um vídeo ou explicado isto no anúncio? Vai saber, quem sabe ele mesmo não conhece o aparelho a este nível.

A próxima fase envolve lixar com uma lixa comum a camada isolante da lata, isto faz com que o aparelho seja acionado e provoca uma marca de deformação na superfície do metal, um afundamento com uma aréola de queimado à volta.

Com a fita de níquel sobre o metal faz a mesma marca porém, não ocorre a solda. Acredito que o material não seja adequado, não para este aparelho, para este tipo de solda acredito que um aparelho com mais potência deve dar conta igual se faz a solda ponto na lataria do carro.

Eu não tinha noção deste tipo de informação e agora pelo menos tenho a certeza.

Outra fase do teste, solda metralhadora, uma atrás da outra sem descanso, no nível 6 assim que termina a solda e aciona de novo o aparelho desliga, não consegue realizar a segunda solda seguida e pude observar um leve aquecimento nos terminais, quando é religado ele volta para o nível 1.

No nível cinco ele desligou após realizar 3 soldas, ou seja, não aguentou a quarta solda.

No nível 4 ele desligou após 9 soldas.

No nível 3 desligou após 19 soldas, sendo que até aqui eu não dei descanso na máquina, assim que desligava eu a religava, acionava o nível e taca-lhe pau. As ponteiras ficaram aquecidas.

No nível 2 desligou com 13, a diferença é que comecei com as ponteiras já bem quentes e aqueceram ainda mais a cada solda feita.

Agora eu dei um descanso no aparelho de 20 minutos e voltei a usar, simplesmente ficou inútil como nas qualificações que foram dadas, simplesmente desliga a tentar soldar em qualquer nível menos o 1 em que consegue dar uma solda e depois não consegue a segunda solda, acho que agora eu sei o limite deste aparelho, ou melhor o limite da bateria dele.

O vendedor descreveu que pode medir com um multímetro e eu entendi que tinha que abrir o aparelho e medir na bateria mas, não é assim, com o aparelho desligado basta colocar as pontas do multímetro (escala 20DCV) nas pontas do aparelho, no caso mediu 3,12V e está abaixo do que o vendedor disse que deixaria de funcionar.

É claro que eu coloquei o multímetro com o aparelho ligado e a medição apenas ficou oscilando entre 2,80V e 3,10V. Não chegou a armar o aparelho ou a disparar a centelha para sorte do multímetro.

Coloquei para carregar e o LED começa piscando lentamente.

Levou mais de duas horas a recarga e fui dormir, quando voltei horas depois o LED verde estava aceso sem piscar o que me fez acreditar que terminou a recarga, medindo no multímetro deu 4,13V e fui usar para valer na minha primeira 18650 e mesmo no nível 6 achei ou tive a impressão de ser meio fraca, apenas afundava o metal mas, não deixava a aréola de queimado nem produzia faisca, dei nove pontos e o mico se mostrou no momento em que puxei a fita de níquel, ela veio inteira, se desprendeu mais fácil do que durex no rolo.

A minha teoria ainda é a bateria, fiz outra recarga e no momento estou testando de novo a real capacidade dela e se não for diferente, significa que a placa já era.

Para desencargo fica registrado que as pontas ficam empreteadas após uns quatro usos e dou uma lixada de leve para restaurar.

No último teste a bateria entregou 2.919 mAh reais e seria de se imaginar que não é problema de bateria mas, liguei junto dela cinco 18650 de 2.200 mAh e consegui um ótimo resultado, pena que o aparelho é incapaz de fixar a fita de níquel na 18650, se usar só a fita consigo derreter ela toda e na lata de mantimentos consigo fazer uma marca significativa.

Na minha imaginação poderia ligar uma fonte de 5V por 10A junto da bateria e assim ter todo o potencial do aparelho, só não sei como ficaria usando uma de 20A, 40A ou de 60A.

É isso, mais um mico, na minha necessidade não atende mas, acredito que seja adequado para soldas de menor porte.

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  • Membro VIP

@Pincipi  faltaram as tradicionais fotos bacanas no seu penúltimo 'textão'.  🙂... mas quase foi compensado pela rima do último 😁

Permita-me...

Este produto é muito lôko se visto por olhos treinados (ou cansados). Contar com uma super descarga de uma bateria .. afff..  Nem tem valor pra uso prático p.ex. pra uma linha de produção. Tampouco pra uso "doméstico". Mesmo pra este suponho que vale a consideração de um trafo de microondas adaptado (de novo Moris é phd nisso). Nem é tão difícil...  apesar de de fato este seu daí é menos inseguro.

 

 

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  • Membro VIP
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

vídeos de 5 segundos

Eu tinha pensado nisto, realmente conhecer o funcionamento do aparelho através de um vídeo antes de fazer a compra seria algo incrível mas, eu entrei num dilema moral e vou tentar explicar melhor minha linha de pensamento; muitos youtubers se tornam formadores de opinião e alguns viram carro chefe de vendas, através dos vídeos deles muitas pessoas conhecem o produto e formam uma opinião que as levam à compra, estes caras que fazem o vídeo ganham uma grana com isto, recebem um valor de patrocínio e ainda alguma comissão de venda quando usam o código de desconto promocional que ele fornece.

Se eu produzir conteúdo, o produto vai ser divulgado naturalmente pelo poder da mídia e outras pessoas vão ser lavadas a decidir pela compra dele e acontece que por enquanto tudo leva a crer que é um aparato inútil para o fim a que ele se propõe, que seria solda ponto, lembrando que no começo do post eu coloquei as avaliações negativas, na época da compra eram a maioria, 90% da avaliações eram negativas e agora são a minoria em torno de 10%.

Se já existe uma opinião confiável (Moris) de que se deve usar um trafo, porque eu deveria me aventurar em algo que sei que não vai nem de longe obter o mesmo resultado do trafo?

Pensando assim eu acho que o aparelho não merece um vídeo, não ainda, pois estou pensando em comprar uma fonte de 5V 40A para ver no que dá e também duas baterias de 5V 5A cada , ai sim com os resultados eu faria um vídeo de apresentação do aparelho com todas as suas funções com os resultados reais e os resultados com as adaptações.

Eu não estou ganhando nada com o vídeo e também não quero induzir as pessoas ao erro.

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  • Membro VIP
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

vídeos de 5 segundos

 

Uploads não-listados, em "armazenamento" YouTube.

 

25 minutos atrás, Pincipi disse:

acho que o aparelho não merece um vídeo

 

Você assumiu que seria um conteúdo estruturado, com áudio, para canal de YouTube. Não é isso. Eu apenas sugeri peças mudas de 5 segundos, exclusivamente para embutir neste tópico de Fórum. No YouTube, comentários desativados, por exemplo.

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44 minutos atrás, Pincipi disse:

Se já existe uma opinião confiável (Moris) de que se deve usar um trafo

Já tem à venda a parte eletrônica do tempo de acionamento da corrente do trafo do micro-ondas.

Não tenho conhecimento de sua qualidade.

Só recomendo o acionamento do meu primeiro vídeo, caso seja incorporado um bom isolamento eletromagnético, pois como fiz (colado ao trafo), alguns pulsos se tornaram contínuos.

Quanto ao controle do segundo vídeo, o que a energia para o relé vem de um capacitor. Não há a possibilidade de interferência eletromagnética, uma vez que o capacitor se descarrega na bobina do relé.

Mas... Tem sempre um mas, hehehehe. Por ser um circuito eletromecânico (bobina e contato), tem que considerar se o tempo mínimo do pulso é maior que o necessário. 

Na minha montagem, o tempo mínimo estava bom, para soldar duas tiras metálicas.

MOR_AL

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  • Membro VIP
31 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Você assumiu que seria um conteúdo estruturado, com áudio, para canal de YouTube. Não é isso. Eu apenas sugeri peças mudas de 5 segundos, exclusivamente para embutir neste tópico de Fórum. No YouTube, comentários desativados, por exemplo.

O fato é que uso o youtube para publicar o vídeo e indexar aqui no CDH e por mais inocente que seja a imagem, acaba gerando visualizações e as pessoas vão vendo e acabam sendo influenciadas, eu fiz um vídeo simples de um rádio PX para colocar aqui no CDH e o vídeo gerou muito mais visualizações que o próprio post e rendeu uns cinquenta escritos num canal que não tinha ninguém inscrito. Ai eu fiquei pensando, eu divulguei um ótimo rádio PX que não tem FCC e homologação para ser usado aqui no Brasil, quantas pessoas não devem ter comprado e ficado com o mico na mão?

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  • Membro VIP
1 hora atrás, Pincipi disse:

uma fonte de 5V 40A para ver no que dá e também duas baterias de 5V 5A cada

A ideia é boa mas (sempre tem um mas) vai ter que elaborar um circuito para limitar a corrente se não pode desarmar/pifar a fonte. O mesmo pras baterias. ... não sei se seu circuito ponto portátil possui tal limite.. .talvez não... talvez só pro tempo de acionamento por isso usa duas fontes/baterias diferentes. 

 

23 minutos atrás, Pincipi disse:

gerando visualizações e as pessoas vão vendo e acabam sendo influenciadas

Me lembro de ter criado videos no photobucket.com bem como no imgur.com e publicado aqui. Bem como imagens. Ok... pode se apagar com um tempo mais breve que o ytb mas...

"A vida quer feia ou bela é sempre efêmera e vaga

É como a luz de uma vela que de repente se apaga"

(vaga na minha lembrança...não quero googlar a autoria)

...😁

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  • Membro VIP
54 minutos atrás, Pincipi disse:

por mais inocente que seja a imagem [o vídeo muito pequeno no YouTube, sem ser propriamente um "short"], acaba gerando visualizações e as pessoas vão vendo e acabam sendo influenciadas [para comprar o produto que não presta ou que tem um porém]

 

O vídeo configurado como "não-listado" não é encontrável aleatoriamente pelos usuários da plataforma. Ele não é retornado nas buscas internas do YouTube.

 

54 minutos atrás, Pincipi disse:

o vídeo [do rádio PX] gerou muito mais visualizações que o próprio post [no Fórum do CdH] e rendeu uns cinquenta escritos num canal que não tinha ninguém inscrito

 

Ele estava configurado como não-listado?

 

Porque se estava, os visualizadores tenderam a ser oriundos do Fórum, com o aviso prévio (resenha) que lhe isenta.

 

54 minutos atrás, Pincipi disse:

eu divulguei um ótimo rádio PX que não tem FCC e homologação para ser usado aqui no Brasil

 

No YouTube, essas informações poderiam estar devidamente orquestradas em título, tags e descrição. Aliás, até mesmo em edição de vídeo. Então você poderia dormir tranquilo. Quem chegasse ao vídeo não-listado sem ter dado devidas atenções às introduções de Pincipi no CdH, ainda teria todas essas chances de se acertar, ali mesmo.

 

Na boa... se depois de todas as placas a pessoa escolhe a contramão, o problema será dela. No mínimo por incompetência para se informar minimamente.

 

Se você for inculcar mesmo com isso, como fará em concretizações (avaliações) de compras em marketplaces?!

 

Nas páginas de avaliação, a proposta do espaço está bem definida: você fala texto e enquadra as imagens como forem corroborar sua opinião. Nos seus outros instrumentos pessoais de comunicação é você quem define a forma. É só uma questão de comunicação...

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  • Membro VIP
53 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

o que essas palavras significam

... é o tempo mínimo para aplicação da alta corrente pra que haja fusão das peças sendo unidas. Suponho haver também o tempo máximo que se extrapolado as peças podem se romper. Suponho também que é este tipo de controle que o item título do tópico possui. De fato penso que controla apenas tal tempo já que a corrente depende da qualidade da bateria... de novo .. perturbador...

Permiti-me também registrar este risco

15 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

O ponto é que bateria esquenta, rebaixa a tensão, incendeia... "explode!"

... devido à altíssima corrente envolvida...

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4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Acho que não sei o que essas palavras significam. Pode dizer de outra forma?

 

Você retirou a frase do contexto, por isso é que não entendeu o que significa.

Vou recolocar o trecho referente ao detalhe.

6 horas atrás, MOR_AL disse:

Quanto ao controle do segundo vídeo, o que a energia para o relé vem de um capacitor. Não há a possibilidade de interferência eletromagnética, uma vez que o capacitor se descarrega na bobina do relé.

Mas... Tem sempre um mas, hehehehe. Por ser um circuito eletromecânico (bobina e contato), tem que considerar se o tempo mínimo do pulso é maior que o necessário. 

Na minha montagem, o tempo mínimo estava bom, para soldar duas tiras metálicas.

@Pincipi

Não observei a frente do aparelho que você comprou, mas casualmente assisti um vídeo, que usa um aparelho similar ou idêntico. O sujeito fez e mostrou diversos testes, com todas as configurações e deu certo.

Assista o vídeo.

Em tempo:

Abri o anúncio que você postou. 

Se o seu aparelho não funcionou direito, só posso atribuir a um "clone" do aparelho do vídeo.

É quase certo que suas baterias internas estejam com problema.

 

 

MOR_AL

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Não é este o aparelho que eu comprei, apesar de que o vendedor misturou algumas fotos deste BIFRC e algumas descrições dele como poder usar como power bank.

Estou pensando em outras variantes;

A fita que foi enviada mede entre 0,08 e 0,09 mm.

A ponta é reta, vou dar uma arredondada nelas para ver se muda alguma coisa.

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  • Membro VIP

Chegou a fonte 5V de 40A do mercado livre, eu pensei em comprar a de 10A e imaginei que viria uma falsa de 2A, ai pensei em comprar a de 20A e achei que viria uma falsa de 5A então, eu optei pela de 40A pensando que viria uma de 10A. A marca dela é Lumi modelo 608340 e não achei nada escrito que pudesse indicar os 40A, o potenciômetro no mínimo deu 3,9V e no máximo deu 5,62V.

Primeiro eu testei ele ligado na bateria do aparelho e obtive os mesmos resultados anteriores, depois eu liguei também no power bank que estava com as 18650 quase descarregadas e nada mudou, comecei com o potenciômetro no mínimo e depois no máximo.

Abaixo a foto do esquema:

incendio.jpg.91f7f6533b2c4bc641bc102041d98740.jpg

No momento exato da foto as áreas destacadas em vermelho estavam bastante aquecidas, os plásticos das garras jacaré derreteram, assim como a carcaça plástica do power bank, apenas as duas 18650 do destaque ferveram, eu acho que faltou pouco para dar a avalanche ou o começo do incêndio.

Eu comecei os testes com as pontas dos terminais retas e no fim fiz com elas arredondadas, o resultado foi visualmente melhor porque o metal afundava mais e a marca era mais uniforme e escura.

Em síntese, as pontas retas queimavam duas folhas de papel e as pontas arredondadas com a mesma potência queimaram quatro folhas e deixaram a quinta marcada.

Agora sei que a ponta arredondada é mais eficiente, pelo menos para queimar papel.

O próximo teste da agenda é remover a bateria interna e ligar direto na fonte com fios grossos de 6mm, já que as garras jacaré viraram uma resistência.

Outra observação, uma única ponteada na 18650 aquecia ela a ponto de sentir o calor na mão e seis ponteadas seguidas no mesmo exato local deixaram a célula muito quente, a ponto de sentir o calor na outra extremidade.

Reiterando que nada disso fez com que a fita se prendesse na célula.

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  • Membro VIP

Tive insônia e repensei no assunto, fazendo outros testes antes de retirar a bateria, todos no nível 6:

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Tentei soldar a fita no metal de carcaça de uma célula, fiz seis ponteadas em cada par, queimou seis folhas de papel e mesmo assim não consegui soldar, depois eu fiz outro teste:

2.jpg.5b212555f207907b82eaa7813947aa01.jpg

A fita soldou no flex de bateria de celular, usei a técnica de um ponto na chapa e o outro ponto na fita, destaques em vermelho, com uma única acionada soldou bem firme, não solta nem puxando com força, o destaque em verde é o ponto de solda original, depois outro teste:

4.jpg.c8e585df17589b5f535d064de3ccdde9.jpg

Com os dois pontos em cima da fita, a solda foi perfeita, não descolou, eu puxei com bastante força e arrancou a ligação com a placa:

3.jpg.e089b04c514175ef63991bfa30a4f231.jpg

Repeti o experimento em outro flex:

5.jpg.0beb67689d56b4f2a018ef766d7227b2.jpg

Desta vez não segurou, precisei pontear duas vezes no mesmo local para segurar firme e por fim fiz o teste de tentar soldar uma fita na outra:

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Sem êxito, repeti o teste ponteando seis vezes seguidas no mesmo ponto:

8.jpg.ad8f66879aacccaad2325833f83a9214.jpg

As fitas não ficaram grudadas, se soltaram igual a duas fatias de queijo grudadas, basta puxar e se soltam com o menor esforço.

Analisando por tudo que passei; a conclusão lógica é que este aparelho foi desenvolvido especificamente para soldar o flex de bateria de celular, ou outras coisas de menor porte, não se trata de uma questão de dar mais energia como eu pensava ser apenas a bateria que é fraca, tudo leva a crer que a duração da solda e a intensidade foi ajustada para este serviço de pequeno porte e não adianta eu tentar aumentar a capacidade da bateria porque o aparelho não foi desenvolvido para soldas de maior porte como o caso das 18650 que precisam de um trafo para dar certo.

Em síntese o vendedor que anuncia esta linha de portáteis de seis níveis mostrando uma foto com baterias de 18650 soldadas a uma fita está cometendo estelionato ou indução ao erro, eu pelo menos não vou mais cair neste golpe:

anuncio.jpg.d997edd3a0bf2073045123b1e72421f5.jpg

Quem sabe eu até venha a comprar outro portátil destes com mais níveis do que apenas 6 e no teste consiga fazer a solda das 18650.

A título de esclarecimento, porque alguém iria soldar o flex de uma bateria de celular?

É simples, sai mais barato a reposição, no caso da linha da maçã o celular reconhece a bateria nova como não sendo original por conta do circuito embutido no flex e o técnico ao invés de comprar outra bateria original, desmonta o flex e solda com este aparelho o flex original na célula nova que não é original, pode ser que ainda exista outro detalhe no sentido de reprogramar o circuito que eu ainda não conheça.

Outro caso é que sai mais barato substituir um flex rasgado por um novo mantendo a célula e ainda tem mais, suponha a bateria de notebook com várias células e apenas uma delas estufou ou perdeu a potência, dá para substituir apenas a danificada e dar uma vida nova ao PAC de baterias e este aparelho é essencial para fazer a nova solda.

Pela lógica outros aparelhos numa faixa de potência diferente vão danificar o flex que é bastante frágil.

Cansei de fazer testes, vou anunciar o aparelho no mercadolivre e no futuro compro uma máquina decente com trafo.

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