Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquemático - Fonte de bancada MPS-3003


Ir à solução Resolvido por Felipe Y. B.,

Posts recomendados

Olá, amigos do fórum.

Estou com uma fonte MPS-3003 OEM Minipa, de uma saída (0-30V / 0-3A) e já é o segundo equipamento que apresenta flutuação da tensão de saída, no laboratório que trabalho.

Tive problemas em encontrar este esquemático na internet, então comecei a levantá-lo a partir da placa que tenho em mãos. Vou disponibilizando aqui para os amigos, à medida que faço o levantamento.

Em anexo, esquemático em .pdf.

Abaixo, as fotos da fonte.


Gabinete.thumb.jpg.2bf8143afa35a6518108b514752e3d68.jpgPCBs.thumb.jpg.f4b0b2a5c43af2ae428117bfc826d4c3.jpg

 

 

Regards,

Felipe Yoshino.

 

PCB AJUSTE.pdf

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Y. B.

Acho a sua iniciativa muito boa. Caso possível aumente a definição da imagem, pois alguns componentes não ficam bem identificados. Mas apesar disso, mesmo assim é perfeitamente válido e útil.

 

Tenho duas fontes, mas são MPL1303. Ambas apresentam leve variação na tensão de saída. Uma delas até queimou um regulador de tensão. Acho que foi o de 12V, não me lembro mais. Dei sorte por ser um regulador de tensão, componente fácil de identificar o problema.

Também tive um multímetro da Minipa, que com pouco uso deixou de funcionar. Fiquei tão pu..., erh, chateado, que dei uma marretada nele. Foi recompensador.

O custo de transporte de material tão pesado como fontes de alimentação lineares, torna o conserto caro, além do custo do conserto em si.

A Minipa não disponibiliza o diagrama esquemático, tornando o conserto ainda mais difícil. 

Eu não comprarei mais produtos da Minipa, pois como expus, não vale a pena. 

Com relação ao multímetro, acabei comprando um da China, com muito mais funções e por um custo menor. Até o momento estou satisfeito com ele.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minha fonte de bancada conceitual seria com saídas com V fixas e uma variável. O que meu instinto minimalista me permite viajar numa fonte de pc e um step up dc dc. obs: não sou do ramo sonorização e sou positivista.. não preciso de -V 😁... mesmo a fonte de pc me oferecendo -12.. nem sei se tem hoje em dia.

Portanto, fica aí o registro da ideota alternativa 🤪

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me.. vi agora a solda no velho de guerra 2n3055... ficou bem feio. Se ele não fosse falso estaria se contorcendo de raiva. Quero acreditar que foi você que fez e não o fabricante... porque se não .. coisa feia mesmo. Custava pouco e mais profissional um terminal olhal do outro lado + arruelas dentadas. Se foi você te dou um desconto mas fica a dica. ...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Bom dia, meu caro 😉

 

Quando ganhei esta fonte, já com defeito, sem tempo para fazer a coisa direito, sim, logo peguei um de meus cabos 2.5mm² e fiz esta nojeira.

 

A PCB original liga o coletor à trilha através de porca e parafuso. Imaginei eu, que estes mili-ohms entre package+porca+trilha poderiam causar alguma queda de tensão que eventualmente poderia ser sentida pelo feedback de corrente/tensão.

É a velha história: layout bonito e mal feito, pode gerar instabilidade na malha.... enquanto que uma montagem horrorosa porém correta em protoboard funciona perfeitamente. 

 

Seguindo esta analogia, concluí que o buraco realmente era mais embaixo quando nada mudou, e resolvi estudar a fonte como um todo, compartilhando e aprendendo com os colegas.

Ainda nem cheguei no defeito. Estou por hora levantando as informações para enriquecer nossas referências.

 

Agradeço pelos comentários e sugestões de todos.

 

 

@MOR_AL,

Que bom que conseguiu visualizar corretamente os esquemáticos.

 

Abraço,

Felipe.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

5 minutos atrás, Felipe Y. B. disse:

Imaginei eu, que estes mili-ohms entre package+porca+trilha poderiam causar alguma queda de tensão que eventualmente poderia ser sentida pelo feedback de corrente/tensão.

Não está totalmente errado amigo. Por isso eu já havia profetizado a tal arruela dentada que é própria para melhorar o contato. Uma de pressão também lhe cai bem. Suponho então que o fabricante nem pensou nisso. .. talvez por falta de assessoria .. minha 😁

 

9 minutos atrás, Felipe Y. B. disse:

uma montagem horrorosa porém correta em protoboard funciona perfeitamente. 

Permita-me também registrar que equivoca-se no quesito corrente alta. A não ser que pensaste em placa padrão (ou placa para protótipos) com furos soldáveis e escreveste protoboard cujos furinhos não suportam sem reclamar a corrente da sua fonte, ok?

Olha o peixe...(de novo)... tenho alguns milhares desta pci padrão. Em breve num m.l. perto de você. Preço ainda mais especial pra membros do cdh... Dei algumas pro Moris que acho que já publicou fotos dela aqui...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia / madrugada, amigos do fórum.

Finalizei o esquemático (rev00).

Não terei tempo de levantar os valores dos passivos. Embora ainda sendo tudo PTH e eu conheça bem o código de cores (sem musiquinha 🤨), há um agravante... Sou daltônico, então as faixas não me servem de nada. Os mais atentos perceberam nas fotos anteriores que levantei os componentes da placa de saída para medir os componentes. rs.

 

Existem algumas observações (aka absurdos), mas vou deixar para apontá-las quando eu começar a etapa de manutenção. 
Terei que dar uma pausa neste tema por uma semana, pois estou com alta demanda de clientes, além de ter que organizar a agenda para expor na FIEE 2023, na próxima semana. 


Segue anexo para revisão dos colegas: MPS-3003 POWER SUPPLY Rev00.pdf

Grande abraço.

 

Regards,

Felipe Yoshino.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabo de olhar o esquemático da fonte (o primeiro PDF). A bola de cristal aponta para o TL431A, na sequência para uma fuga no C113 (está na realimentação do primeiro operacional). Refinadas as realimentações dos operacionais, sempre com capacitores para matar ruídos. No caso do TL431A muito mais importante que o valor exato (2.495V) é a estabilidade. Um teste simples é, ao ligar, medir a tensão nele. Dar uma boa esquentada nele com o ferro de solda

e verificar se não varia. 

Já que utilizaram alimentação simétrica não entendi porque não utilizaram operacional JFET (os TL62 da vida). São 30X mais rápidos, aliviariam o trabalho dos capacitores de saída.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Solução

Boa noite a todos os amigos do Fórum.
 

Depois de um fim de mês bem ocupado, consegui tempo para comprar as peças e terminar o reparo da fonte.
Segue o esquemático final (Rev10): MPS-3003 POWER SUPPLY Rev10.pdf

Em meu caso, houve desgaste dos potenciômetros de ajuste (todos), e de um trimpot da malha de regulação de corrente. Fiz também a medida de valores de alguns componentes do controle, mas não foi necessário a substituição de nada, nem mesmo dos reguladores.

Segue o veredito do reparo em vermelho: MPS-3003 POWER SUPPLY REPAIR.pdf

 

Teste em fonte de corrente:
Fontedecorrente.thumb.jpeg.b5727dcf6854024636d579ca91499934.jpeg

 

Teste em fonte de tensão:

Fontedetensao.thumb.jpeg.4758f0030fafb60881b9227be5fa8522.jpeg

 

 

Peço à moderação que inclua o esquemático final rev10 à mensagem #1 deste tópico.

Abraço a todos,


Felipe Yoshino.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!