Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperar esmalte do fio de cobre


Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Ola, pessoal !

 

Andei sumido uns dias e cá estou novamente com minhas perguntas "padrão creche". 

 

Ainda naquele projeto do trafo de 50 amperes ,

consegui fio  4 AWG  para enrolamento do secundário mas ...

 

Por descuido acabei esfolando o esmalte nas ultimas voltas da bobina

e como não queria comprar outros 25 metros desse fio recorro a vocês

para uma orientação de como recuperar esse esmalte .

 

Vi que existe para venda o verniz para enrolamentos, da marca WEG, marca Elantas, etc .

 

Minha pergunta :

Esse verniz é somente para aplicação depois de uma bobina já enrolada ?

Ou posso passar ele no fio esticado, deixar secar e prosseguir com o enrolamento da bobina ?

 

Ou, existe outra maneira de re-envernizar o fio de cobre   ? 

 

Grato antecipadamente por toda opinião e orientação recebida .

 

'_'

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Tito Fisher

Andaste sumido. Bom te ver de volta.

Sobre os vernizes citados, a ação deles é dar uma amolecida no verniz do fio para que fiquem soldados ao novo verniz. Isso faz com que o maço de espiras após a cura se comporte como uma peça só rígidamente fixada ao trafo. Acredito que realizem seu intento desde que as partes acidentalmente raspadas tenha como vizinhos fios com a isolação em bom estado.

Boa sorte.

 

Sobre realizar um pré envernizamento da parte acidentada com esse tipo de produto, por que não? Não tem nada a perder, mas não sei se é necessário. Vai depender se a parte acidentada consegue ter o comprimento de 1 espira. 

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • BCP alterou o título para Recuperar esmalte do fio de cobre

Não sei qual é o comprimento do fio que está descascado o verniz. 

Mas esse tópico me fez lembrar de uma emergência onde precisei em aumentar a tensão de um transformador velho que fornecia apenas 10V e precisava de 12V.

O fio dele tem 2mm de diâmetro, aí tinha que aumentar umas 12 espiras. Pois o trafo é do tipo Center Tap com duas fases. 

Eu não tinha desse fio, mas tinha uns metros de fio rígido de 2,5mm² com capa plástica que eu ia vender no ferro velho. 

Medi e vi que o diâmetro era quase o mesmo, então retirei a capa de plástico com uma faca e coloquei fita crepe no lugar (aquela de papel) pra caber dentro do núcleo. 

 

Atualmente eu tenho o fio certo, até poderia trocar. Mas a gambiarra lá está funcionando beleza.

Nas medidas que fiz ele começa a perder a força e aquecer perto dos 15A, mas geralmente não uso mais que 10A. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!