Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, recentemente troquei meu computador. Antes estava usando um AMD Phenon X4, com 4 núcleos físicos, 4 núcleos lógicos e 3.20Ghz. Essa máquina eu montei ela em 2013 e tem uma placa-mãe ASUS M4N68T-M LE V2 com 8Gb DDR 3 PC3L em dual-chanel (2x 4Gb). Agora, no lugar dela, está um Intel Core i5 4590, com 4 núcleos físicos, 4 núcleos lógicos e 3.30Ghz. Essa máquina possui uma placa-mãe ASUS Z97-A (gamer?) e está com 16Gb DDR3 com frequência acima de 3000Mhz em dual-chanel (2x 8Gb). Aqui uso um SSD Kingstom de 480Gb para o sistema e um HD Samsung de 1.5Tb SATA para dados. Aliado ao conjunto tenho uma GPU dedicada AMD RX 550 4Gb da Saphire e uma fonte de 500w "generic version" (Gamer). Este PC está montado em um gabinete preto com vidro fumê na lateral esquerda e na parte frontal. Nele tenho duas fãs grandes, sendo uma na frente jogando ar frio e a outra atrás retirando o ar quente, O gabinete fica em local bem ventilado. Ocorre que, pensava que mudando para este i5 mais novo eu teria um ganho de performance. Mas o que tenho notado é que o mesmo tem apresentado uma oscilação maior no uso da CPU em relação ao AMD Phenon e em algumas situações eu noto um gargalo até maior que notava no AMD. Por exemplo, uso o Editor Camtasia Studio 2022 para fazer capturas e editar meus vídeos. E no uso desta aplicação, especificamente, eu tenho notado uma maior perda de performance no i5 do que notava no AMD. Tipo ao passar o vídeo durante o processo de edição o mesmo parece engasgar mais do que sentia ocorrer no AMD.

Detalhe: estou usando o Windows 11 atualizado. Quando montei esse i5, mantive meu SSD e HD "intocados".

As perguntas que faço são:

• Era para este Intel Core i5 ser "mais potente" que o AMD Phenon X4, não?
  • O que posso fazer para saber se realmente há algo anormal aqui com este i5?

Obrigado.

• Coordenador
Postado

@lieggio Você não formatou a máquina após a troca do kit? Ao trocar completamente o kit de um computador (com ênfase na placa-mãe), é extremamente recomendado formatar para que os drivers instalados sejam condizentes com a nova máquina. Se você não formatou, o problema muito provavelmente é esse e a solução é formatar e instalar um sistema limpo.

Qual é o modelo exato dessa fonte que você está usando? Se for realmente genérica, o problema também pode estar nela. E, de qualquer forma, é bom trocar.

Chegou a verificar as temperaturas dos componentes?

O Core i5 4590 é sim mais rápido que o Phenom. Contudo, é um processador quad core sem HT (4C/4T) de 2014. Portanto, não espere ótimo desempenho em tarefas como edição de vídeo, muito embora possa atender (esse processador eu conheço bem, já que eu usava um Core i5 4670K, bem semelhante, até recentemente, e o troquei após quase 10 anos de uso).

• Curtir 1
Postado

@KairanD Então... formatar não fiz ainda, pois tenho muita coisa e é algo que demora um bocado aqui pra ser feito. Com relação às temperaturas, veja o print do HW Monitor. E referente a fonte segue foto da mesma com as referidas informações. Ela tem conector de 6 pinos para GPU. Mas minha RX 550, por ser "low profile" não precisa disso.

Quanto ao processador em si eu pensei que, por ser um Intel mais novo, teria um desempenho melhor que o AMD. Pois tenho um outro AMD aqui, um Athlon 3000G (linha Ryzen) com placa-mãe mini ATX AM4, 12Gb de RAM DDR4 e uma IGPU Vega 3 com 2Gb dedicados (sendo sustentado por uma fonte ALLED de 400w real) e não sinto mesmo tanto de gargalo ao usar o Camtasia 2022 por exemplo.

Estou pensando em trocar esse processador I5 por um I7 o que acham?

Imagem do WhatsApp de 2023-07-28 à(s) 09.58.30.jpg

imagem_2023-07-28_100812863.png

Ah, até então. eu nunca tinha ouvido falar dessa marca "BRAZIL PC" a qual refere-se essa fonte.

• Coordenador
Postado

@lieggio  Infelizmente, será necessário formatar. Você precisará fazer backup dos seus arquivos e formatar a máquina. Ao fazer a troca completa de um kit, isso sempre deve ser feito. O Core i5 4590 é consideravelmente mais rápido que o Phenom e um pouco mais rápido que o Athlon 3000G. Você provavelmente não está sentindo a diferença por conta de problemas no software.

Quanto à fonte, precisa ser trocada. O consumo do seu computador é baixo e isso ajuda a evitar problemas, mas essa fonte não é segura e não chega perto de entregar a potência que promete. Para saber mais:

Eu recomendaria um modelo como a XPG Pylon 450W.

Ao meu ver, não compensa investir nessa plataforma LGA 1150. Mesmo o melhor processador disponível para ela, o Core i7 4790K, apanharia muito de um processador AM4 de entrada como o Ryzen 5 4500 (que custa por volta dos R$ 470,00). Ou seja, o Core i7 (que é bem mais lento que um Core i3 atual, como o 12100F), precisaria custar menos de R$ 300,00 para fazer sentido (tanto pelo desempenho quanto pelo fato de ser usado). O problema é que o pessoal costuma vender esses processadores antigos por valores absurdos.

Como alternativa para ainda continuar no LGA 1150, você teria algo como o Xeon E3-1270V3, que tem desempenho próximo ao do Core i7 e pode ser comprado por menos de R$ 150,00 no AliExpress. Nesse caso até pode fazer sentido, muito embora você ainda deva pensar se irá investir em uma plataforma descontinuada há tantos anos. Eu passei por isso recentemente e concluí que não valia a pena:

Quanto ao sistema AM4, existe alguma razão para não usá-lo? Pois ele tem muito mais potencial para upgrades que o sistema LGA 1150. Quase qualquer Ryzen atual que você colocar no lugar do Athlon vai ter bem mais desempenho que o Core i7 teria na outra plataforma.

Quanto às temperaturas, você precisa consultá-las após usar o sistema por um bom tempo em estresse, e não em idle (ou perto de idle). Mas, a princípio, não parece haver superaquecimento (cooler mal encaixado já alcançaria temperatura alta mesmo em idle, por exemplo, o que não é o caso).

Postado

@KairanD Então, o caso aqui é o seguinte. O meu "X4" eu havia dado a minha esposa para substituir o bom, mas velho e defasado, Sempron II LE que ela tinha. Para fazer isso, eu comprei esse Athlon 3000G com placa AM4 A320 e originalmente 8Gb de RAM DDR4 e placa gráfica integrada Vega 3. Foi o que coube no meu orçamento na época. Dai Esse ano eu investi na GPU RX 550 4Gb da Saphire que peguei a preço de ocasião numa loja daqui da minha região. Então o que eu fiz, estava usando ela no meu AM4. Ocorre que o PC da minha esposa, o x4 estava perdendo em potência, mais até por conta da placa gráfica que é uma Nvidia GT-210 1Gb DDR3 64Bits. Alguns apps que usamos estava com funcionamento bem a quem. Então eu fui ver a possível troca da placa de vídeo por uma melhor. Mas ai, nesse meio tempo, ganhei esse i5 4590 completo, digamos assim (placa-mãe ASUS "gamer", processador, memória, cooler RGB com cobre). Ai o que eu fiz, resolvi vender o "X4", que passou a ser o desktop mais antigo aqui.  Desmontei o AM4, que tem placa mini ATX, do gabinete "enorme" (tipo aquário) que ele estava. Montei esse "pequeno notável" em um gabinete mais minimalista da Multilaser que eu comprei, Dai o i5 eu montei no gabinete tipo aquário. Como ganhei essa i5 e precisava melhorar o PC da minha esposa, dei o 3000G pra ela e fiquei com o i5 com a RX 550.

Bom formatei o PC todo, zerei o SSD, tenho disco rígido para arquivos, instalei tudo que preciso novamente e admito que a performance ficou a contento. Apenas o Camtasia Studio 2022 que ainda "engasga" as vezes durante uma edição, mas nada que me impeça de trabalhar. No mais tudo está rodando a contento. Eu estou me organizando aqui, dependendo do caminhar das coisas, vou vender o x4 com a RX 550 por uns 1500, e ver de comprar uma GTX 1050 Ti 4Gb (original) ou uma GTX 1650 4Gb. Para o que eu preciso vai me servir bem, pois caiu na minha mão uma 1050 Ti F-series (falsa) e mesmo assim, quando funcionava, rodava tudo sem engasgar. Isso até apresentar problemas e dar erro de hardware código 141. Foi uma assistência renomada da minha região que atestou a "série" dessa 1050. Pesquisando Achei o modelo real dela, uma GTX 650 Ti booster de 2Gb e vendi para quem quisesse assumir a bronca. Dai peguei essa RX 550 Saphire a preço de ocasião, como já mencionei, e estou com ela até então. Mas penso em trocá-la por uma dessas duas que foram indicações de usuários aqui do fórum.  Para o que faço, eu não preciso ter um "PC da NASA" (rsrsrs) mas tem que funcionar a contento.

Aproveito a ocasião para vos comentar de um "Curso Básico de Edição de Vídeo", cujo o objetivo é mostrar as pessoas que produzem conteúdo audiovisual que tendo um "PC bacana" não precisa de toda uma parafernália pra produzir um bom conteúdo. Bem editado e com elementos que enriquecem o produto final, agradando mais a quem o assiste. Então, mesmo apertado financeiramente, venho buscando formas de melhorar o que tenho. Como ganhei este i5 achei por bem substituir o bom e velho "X4". Pra finalizar, ainda pretendo por mais 16Gb no i5, totalizando, 32Gb. E trocar os atuais 12Gb do AM4 (8+4) por 32Gb também (2x16), Ai me quietarei um pouco. Visto que o momento que vivemos é de enormes incertezas e provisionar o dia de amanhã está mais difícil do que antes.

Bom obrigado a todos que me leem e os que me respondem também.

Entendam que o "X4" estou vendendo pronto pra uso, com monitor fullHD de 24 pol. da Samsung, teclado e mouse com iluminação em LED, HD de 1Tb, SSD de 250Gb, uma fonte bacana (500w "normal") e uma placa gráfica dedicada. Talvez eu compre umas dessas fontes que o @KairanD me indicou e coloque essa de "500w" modelo "bombs" que tenho ou ponha ela de volta no 3000G e venda a fonte ALLED de 400W real que tenho desde 2008 e está funcionando até hoje. Informática não está nada barato, então por tudo que estou vendendo, pra pessoa pegar e usar... Ah, e ainda to mandando uma placa de rede sem fio 350Mbps PCI da TP-Link, Essa máquina não está num preço ruim não. Só o monitor da Samsung foi 450 reais, isso porque tem um pequeno detalhe que em nada atrapalha. Tenho usado esse PC como máquina auxiliar agora. Mas eu estou precisando de um notebook mais fino e mais leve para poder trabalhar "na rua". E minha mãe, que é professora, precisa de um equipamento novo. Então, com a venda do "x4" vou ajudá-la a comprar um notebook novo e ficar com o i3 de 3ª da samsung que ela tem já há uns bons anos. Ta bem usado e com alguns detalhes físicos na carcaça, mas vai me servir por hora. Atualmente eu vinha usando um velho guerreiro da Toshiba, um Satelite de 2008, pesado pra burro, com processador e placa gráfica AMD, mas que vinha me resolvendo. Então vendi ele e vou ficar com o i3 da Samsung vai me resolver.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!