Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de distro linux


DarkTux
Ir à solução Resolvido por Neto_SCruz,

Posts recomendados

OI, pessoal.Estou usando o zorin OS, uma distro bem leve, mas acontece que o sistema está bem lento e eu não instalei praticamente nada nele (no máximo uns 5 programas).O real problema é que o meu windows 10 está com um desempenho bem mais fluido que o linux,e olha que o meu windows está cheio de porcaria instalada kkk.O windows 10 é um sistema bem mais pesado que o zorin OS, não faz sentido o zorin estar com um desempenho inferior ao do windows, daí comecei a pensar que pode ser a distro que não oferece suporte ao hardware do meu notebook.Por isso, precisava de recomendações de distros linux para o meu notebook, aqui estão as configurações:

 

Processador: AMD C-60 APU with Radeon(tm) HD Graphics (Dual-core, clock de 1.0GHz-1.3GHz  - isso sem overclock) 

Memória: 8GB DDR3

Armazenamento: Disco rígido de 250GB (SAMSUNG HM250HI)

 

 

Se puderem, recomendem uma distro que suporte o meu hardware ou que dê suporte a uma grande variedade de hardwares.

 

Desde já, muito obrigado 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@DarkTux Olá, boa noite! Pode ser que seja o que está pensando mesmo.

O ideal seria colocar um SSD aí. Mas vamos as sugestões:

Você tem experiência com linux? Se for um usuário intermediário, poderia recomendar testar o Debian 12 ou Arch. Dá pra instalá-los de forma bem limpa e ficar com uma máquina bem rápida. Dá uma lida nesse tópico GNOME é tão pesado assim?.

Há distros bem mais leves e razoavelmente bacanas, como o Lubuntu e o Xubuntu. Particularmente, prefiro o Lubuntu, uso ele com um core i3 de 2ª geração, 4Gb de ram e HD. 

 

Mas não se contente com esse comentário, há usuários muito mais experientes que podem lhe ajudar melhor.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, DarkTux disse:

Processador: AMD C-60 APU with Radeon(tm) HD Graphics (Dual-core, clock de 1.0GHz-1.3GHz  - isso sem overclock) 

Ai, esse é de doer a alma. Meu primeiro notebook tinha um C-50 1ghz, o bixo era tão lento que dava gargalo na placa de vídeo integrada. Na época eu também usada disco rígido mas recomendo fortemente colocar um SSD, nem que seja aqueles genéricos de 120gb. Eu testei várias distros e as únicas que não travaram foram o Lubuntu (odeio o lubuntu e fiquei com ele por apenas 3 dias, mas é a melhor que já usei em termos de velocidade) e o Arch Linux usando i3wm porém esse é bem chato de instalar e não tem interface com ícones clicáveis, é tudo por atalhos de teclado e linha de comando. Atualmente estou instalando o Manjaro XFCE em pcs fracos, minha mãe tinha um notebook tabajara da CCE (celeron com 4gb de ram) até uns tempos atrás e até que estava rodando bem com o Manjaro e um SSD barato.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neto_SCruz, um SSD deixaria bem rápido kkk.Acho que não sou um usuário intermediário, mas já usei o debian uma vez então acho que não pode vir a ter muito problema, vou tentar uma instalação limpa dele aqui.Também vou dar uma lida no tópico.Certo, entendi, vou ver se encontro outras distros que venham a suportar bem o meu hardware.Acho que o fato do windows 10 rodar relativamente bem no meu computador seja porquê ele é bem compatível com o meu hardware, não sei kkk.

 

Muito obrigado por responder, @Neto_SCruz 🙂

@Daniel Lee, sim, um SSD seria de grande ajuda, vou dar uma olhada nos preços aqui kkk.Como você falou, acho que vou pegar um mais genérico mesmo, SSD custa o olho da cara kkk.

 

Entendi, manjaro xfce... vou dar uma olhada.Vou testar primeiro uma instalação limpa do debian para ver no que dá e aí se der errado, talvez eu tente o lubuntu, o manjaro xfce ou uma outra distro leve.Acho que uma boa forma de descobrir a compatibilidade de hardware seria lendo a documentação oficial ou algo parecido, mas eu realmente não estava muito a fim daí criei o tópico para pular esse trabalho kkk.Mas eu vou ir testando as distros, uma hora eu encontro uma com um desempenho legal.

 

A propósito, muito obrigado por responder 🙂

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 horas atrás, Daniel Lee disse:

notebook tabajara da CCE (celeron com 4gb de ram) até uns tempos atrás e até que estava rodando bem com o Manjaro e um SSD barato.

 

Sendo um Celeron baseado numa microarquitetura "de gente grande" da Intel (não derivado do Atom...), é mil vezes mais rápido que o C-50, que é realmente terrível. A microarquitetura Jaguar da AMD (posterior à Bobcat do C-50) já é fraca, imagina o drama...

 

Curiosidade: a CPU de 8 núcleos do PS4 e Xbox One usa núcleos Jaguar. Era o que a AMD tinha de baixo consumo na época, antes dos Zen.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@DarkTux

 

Bom dia

 

Duas distros super leves para PCs da idade da pedra lascada são o Body Linux e o antiX. A primeira vem do Ubuntu e a segunda do Debian. A primeira o plugin de segurança bancário funciona se instalado mas na segunda não.

Bom dia.Quero dizer, agora boa tarde kkk.Nossa, obrigado pelas recomendações.Já usei o antiX como distro principal no meu note antigo (era pior do que esse que eu tenho atualmente...) e é muito bom mesmo, dava um desempenho muito bom para o meu dino em formato de note.Nunca usei o body linux, mas vou dar uma olhada nele.Muito obrigado pelas recomendações 🙂 

 

Ah, obrigado também por responder 🤝

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, DarkTux disse:

Bom dia.Quero dizer, agora boa tarde kkk.Nossa, obrigado pelas recomendações.Já usei o antiX como distro principal no meu note antigo (era pior do que esse que eu tenho atualmente...) e é muito bom mesmo, dava um desempenho muito bom para o meu dino em formato de note.Nunca usei o body linux, mas vou dar uma olhada nele.Muito obrigado pelas recomendações 🙂 

 

Ah, obrigado também por responder 🤝

 

O Body Linux aqui em um velho PC 775 Dual Core com 4GB de RAM DDR2 e HD SATA carrega em pouco mais de 1 minuto e aceita instalação de plugin de segurança bancário e em um notebook antigo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, o body linux realmente parece ser uma ótima distro, vou ver se consigo testar ela depois, parece bem leve.Pesquisei aqui e os requisitos mínimos para usar o sistema são:

 

memória: 512 MB

 

processador: 512 MHz

 

Requisitos recomendados:

 

memória: 768 MB

 

Processador: 1 GHz

 

Realmente muito bom.Vou testar ela mais tarde, e obrigado de novo pela sugestão 🙂 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!