Ir ao conteúdo

Como posso criar um ponto de aterramento?

Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu estou em dúvida sobre aterramento. Onde trabalho não há nenhum ponto visivel no mesmo, entretanto preciso usar a pulseira antiestática. Pensei em criar a seguinte "gambiarra":

Estava pensando em remover o jacaré da pulseira, e conectar a um borne entrada banana, e parafusar a ele um conector de bateria 50mm.

Assim, eu ligaria o cabo terra a esse conector bateria, e então apenas plugaria a banana da pulseira no borne e assim fazendo o aterramento. Porém tenho minhas dúvidas a respeito se funcionaria

Alguém poderia me dizer se é possível, ou se ainda é mais viável criar outro método de aterramento? talvez uma barra, ou algo do tipo.

Imagens das peças que seriam usadas:

image.png.94ec61697ffe8deb663cd70e05d5fcbe.pngimage.png.012723f70c3f7524c9d5d4c173de5df6.png

Postado
6 horas atrás, SAFEDISK disse:

Onde trabalho não há nenhum ponto visivel

Mas tem algum ponto aterrado disponível, ainda que escondido, @SAFEDISK ?

Se tiver, onde está?

De que forma você vai conectar a pulseira no terra, se através da garra ou substituindo a garra por uma banana macho e conectando a banana fêmea num aterramento que já existe (apenas está escondido)... a banana parece ser melhor que a garra. A garra, por mais pontos de contato que tenha com o terminal de terra, jamais vai ter tanto contato quanto a garra. Além disso, na prática, a garra, por ter mais partes móveis, é mais fácil de ficar danificada no "tira-a-põe" que a banana.

• Curtir 1
Postado

@alexandre.mbm  Isso é um terminal de bateria (ou conector). Não tenho o link, porém ele é muito fácil de achar, qualquer loja da sua cidade que venda componentes eletronicos ou de informática terá eles a venda...

• Solução
Postado

Peço desculpas ao @SAFEDISK. Em vez de

Em 07/08/2023 às 15:45, rmlazzari58 disse:

A garra, por mais pontos de contato que tenha com o terminal de terra, jamais vai ter tanto contato quanto a garra.

o certo é

A garra, por mais pontos de contato que tenha com o terminal de terra, jamais vai ter tanto contato quanto a banana.

Nos demais, umas sugestões: caso seja inviável espetar uma barra de cobre na terra e se a parede for de alvenaria, pregue o mais comprido e grosso prego que tiver na parede. Agora usando o fio mais grosso que tiver, conecte o terminal na cabeça do prego e a banana fêmea no terminal. Aí, sim, troque o jacaré da pulseira por banana macho e pronto.

Caso a parede seja dry-wall, madeira ou qualquer coisa que não alvenaria, também pode pregar o prego no chão. O importante é nunca usar bucha...

Não fica um terra perfeito, que dê para usar na tomada, mas para a pulseira apenas, quebra bem o galho.

Se a rede elétrica for do tipo uma fase e um neutro, dá para testar da seguinte forma: coloque o multímetro na escala de corrente alternada e meça a tensão entre o "terra de prego" e a fase. Depois meça entre o neutro e a fase. Por ultimo, entre o neutro e o "terra de prego". Daí de uma analisada ou traz os resultados aqui que a gente ajuda.

Agora, se a rede for do tipo fase e fase... aí entre o "terra de prego" e cada uma das fases deve dar a mesma tensão. Essa tensão deve ser a metade da tensão que se obtém medindo entre cada uma das fases.

Ainda assim, o ideal é fazer como diz no Vídeo do amigo @Arthur Arnemann, que fica garantido e pode usar não só para a pulseira mas também na tomada.

• Obrigado 1
Postado
8 horas atrás, Arthur Arnemann disse:

@rmlazzari58 Faz logo do jeito certo e garantido.

Às vezes não tem como, caro Arthur. Por exemplo, em salas comerciais ou apartamentos residenciais em prédios antigos...

Mas você está com a razão. Dando para instalar um terra verdadeiro, fica muito melhor.

Postado

@rmlazzari58 Mesmo com os conselhos, eu fiz o que queria e até que deu certo, até certo ponto. Porém já comprei todos os materiais e irei fazer o aterramento de verdade, como trabalho no primeiro andar de um prédio é mais fácil, e tive total liberação do dono do prédio, então será feito. Obrigado!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!