Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que acontece de desconectar o SSD da placa-mãe?


Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

  • Moderador

@Thiago Farias00 Sim e não. Se você deixar o SSD engavetado por muito tempo, por exemplo por mais de 01 ano, não há nenhuma garantia que quando você colocar ele novamente no PC todos os dados vão estar lá perfeitamente como estavam. Então basicamente é só você não tirar o SSD e deixá-lo largado por tempo demais que você não vai ter problemas.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Sim e não. Se você deixar o SSD engavetado por muito tempo, por exemplo por mais de 01 ano, não há nenhuma garantia que quando você colocar ele novamente no PC todos os dados vão estar lá perfeitamente como estavam.

 

Vamos prestigiar a casa:

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Marcos FRM Que SSDs podem perder dados se ficarem desconectados da energia por muito tempo não é exatamente um mito. Afinal de contas os dados em um SSD são armazenados eletronicamente e não magneticamente que nem em um HDD, quanto tempo isso vai levar vai depender de alguns aspectos, como por exemplo se o SSD já tiver passado da sua resistência, digamos que tinha 320TBW e foram gravados todos esses 320TB (isso por si só já é bem improvável), a partir daí esse SSD já se torna bem mais suscetível à perda de dados.

 

Também vai depender do tipo de memória, tudo bem que a memória Flash NAND não é volátil, entretanto algumas formas dessa memória são menos resistentes que outras:

 

image.png.52e251707403771de0efdb96bb6d1d6b.png

 

SLC é a com a maior durabilidade de todas, entretanto você só vai encontrar SSDs pra consumidores comuns utilizando TLC e QLC.

 

É improvável que você terá problemas se deixar guardado um SSD por anos sem conectá-lo na energia, entretanto não é impossível, especialmente se esse SSD já tiver sido extensivamente utilizado. Eu não arriscaria, se for pra guardar arquivos por anos e anos sem mexer eu preferiria um HD ou simplesmente deixar na nuvem.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em luz das informações trazidas acima, @Gabriel Torres , é prudente você revisar as informações do vídeo "Durabilidade de SSDs - Mitos do hardware #13", pois seria possível, com um ano sem uso, perdermos qualquer garantia que os dados continuam íntegros nos SSDs.

 

Há certa urgência, visto que o referido vídeo é citado no seu livro Hardware - 2ª Edição (2022), que é uma referência na área!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Marcos FRM Adoraria ter uma opinião mais aprofundada dele sobre isso, que realmente é um especialista da área, pois meu conhecimento é muito limitado e o que eu expus aqui é oriundo de consultas rápidas à certos sites e fóruns, não tenho experiência prática, portanto posso estar redondamente enganado. Reiterando, acredito que um SSD que não tenha sido utilizado além da sua resistência limite tenha pequeníssimas chances de sofrer perda/corrupção de dados ou bitrot por falta de utilização.

  • Curtir 2
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!