Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema operacional no SSD Sata dedicado ou no NVMe com todo o resto?


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Boa tarde, pessoal.

 

Tenho hoje meu armazenamento dividido entre: Windows em um SSD Sata de 240gb dedicado só para ele e o restante do armazenamento de jogos, programas, fotos e afins em um HD (sim HD ainda em 2023)

Acabei de comprar um SSD NVMe de 1TB da Kingston e vou jogar o HD fora, ficando só com o SSD sata e o NVMe, Minha pergunta é:

 

Vale mais manter o windows no SSD Sata (que a transferência de informação é mais lenta que no NVMe) só para deixar ele sozinho lá, ou colocar o windows no NVMe junto com todo o armazenamento do PC?

 

Obrigado desde já pela compreensão.

Meu primeiro tópico aqui no fórum, então recomendações são sempre bem vindas.

Um abraço da Preguiça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@PreguiçaLok Já que o SO já está no SATA, e esse é o drive com menos espaço, eu diria pra deixar ele lá. NVMe é mais rápido, sim, mas qual diferença isso vai fazer na prática, realmente?

 

Não que o SO e o resto dos programas tenham que estar em drives separados, eu só acho que faz mais sentido. De qualquer forma se acabar decidindo instalar o SO no NVMe, você pode sempre criar uma partição no disco e deixá-la só pro SO.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A não ser que dependa da velocidade do NVMe, faça grandes transferências de dados eu ficaria no SSD com menor espaço dedicado ao SO, na prática pouco percebemos essas diferenças de 500 para 2000 de velocidade, inclusive é assim que tenho também, SSD de 120gb convencional pro SO e o resto para jogos e arquivos.

Na hora de formatar nem me preocupo com partições ou em perder algo(o que é importante deixo em nuvem também), só formato o SSD e reinstalo o sistema.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução
34 minutos atrás, Alexandre Regelmeier disse:

...na prática pouco percebemos essas diferenças de 500 para 2000 de velocidade.

Isso ocorre porque essas velocidades correspondem à leitura e à escrita sequenciais, valores excelentes para marketing, mas muito pouco relevantes para o usuário comum.

 

Sistemas operacionais e programas realizam principalmente leitura e escrita aleatórias, especialmente de pequenos arquivos... E, nesse ponto (que é o que realmente impacta na responsividade do computador), a diferença entre SSDs Sata e NVMe não é tão grande assim. 😉

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!