Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de distribuição Linux para jogos com i3 9100F e GTX 770 4GB


iMonkay

Posts recomendados

Tenho um pc gamer com essas especificações e estou pensando em instalar um Linux que funcione no lugar do Windows. 
 

 

  • Intel(R) Core(TM) i3-9100F CPU @ 3.60GHz - Socket 1151 LGA (0x1)
  • Memory SPD DDR4 8192 MBytes
  • Microsoft Windows 10 (10.0) Professional 64-bit (Build 19045) - DirectX Version 12.0
  • NVIDIA GeForce GTX 770 4 GB
  • Mainboard Model - TUF H310M-PLUS GAMING/BR (0x0000063F - 0x7E30BE40)


Instando o Linux os programas como steam e seus jogos e outros mais irão rodar normalmente sem causar problemas de lentidão e desempenho travamentos devido  uso de quase 100% da CPU??

 

Qual melhor Linux que vocês recomendam instalar considerando tudo.
 

Agradeço desde já pela atenção e disposição em ajudar. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@iMonkay Boa noite! A grande maioria dos jogos deve rodar normalmente de acordo com as especificações de hardware que você tem. Graças aos avanços do Proton e do Wine como um todo, grande parte dos jogos sem porte nativo para Linux funcionam nesse sistema operacional - mas infelizmente não são todos, tais como jogos com anti-cheat proprietário (por exemplo, o PUBG). Você pode checar o status de jogos em específico no ProtonDB.

 

Eu costumo recomendar, para quem está chegando agora no mundo Linux e vem do Windows, as distribuições Linux Mint e Zorin OS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Rio McCloud alterou o título para Sugestões de distribuição Linux para PC gamer
40 minutos atrás, iMonkay disse:

@Henrique - RJ @Rio McCloud

Mas esse POP_OS é igual ao Wine com o ProtonDB completo e funcional a ambas versões Linux? 

 

Desde já os agradeço!

 

Atenciosamente

iMonkay 

 

Não sei te dar detalhes mas dizem que já vem todo pronto para esse tipo de uso assim com outros que não me lembro agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Henrique - RJ @iMonkay O Pop!_OS possui uma ISO com os drivers da NVIDIA embarcados por padrão. No entanto, instalar ele no Mint e no Zorin é super simples: basta abrir o Gerenciador de Drivers, selecioná-lo e clicar em instalar.

 

A Steam automaticamente instala e cuida do Proton em seus jogos. Jogos de outras lojas também devem rodar sem problemas a partir de aplicativos como Lutris e Bottles.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 23/09/2023 às 11:21, Henrique - RJ disse:

Já disseram que o POP_OS vem todo pronto para usar jogos em geral nele.

19 horas atrás, Rio McCloud disse:

O Pop!_OS possui uma ISO com os drivers da NVIDIA embarcados por padrão.

É importante destacar que o @iMonkay não pode usar essa .iso. Se ele optar pelo Pop!_OS, precisa obrigatoriamente escolher a .iso "comum", tendo em vista que a GTX 770 não é compatível com o driver mais atual da Nvidia (que é instalado por padrão pelo Pop!_OS ao selecionar a .iso da Nvidia). Ele precisa instalar o driver proprietário na versão 470 após instalar o sistema pela .iso normal para contornar esse problema.

 

Eu recomendaria fortemente não usar o Pop!_OS com esse hardware. Devido às atualizações mais agressivas de kernel, é muito comum que ocorram quebras no Pop!_OS com versões mais antigas do driver da Nvidia. O ZorinOS e o Linux Mint seriam opções muito melhores, além de instalarem automaticamente o driver correto e não deixarem nada a desejar para jogos.

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD alterou o título para Recomendação de distribuição Linux para jogos com i3 9100F e GTX 770 4GB

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!