Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pretendo fazer essa conversão, já tenho o gabinete, com o que devo me atentar ao fazer? se eu parafusar a placa em contato direto com o gabinete, vou ter alguma estática?

• Solução
Postado

Ao converter um notebook em desktop, é importante se atentar aos seguintes pontos:

Compatibilidade: Verifique se as peças do notebook são compatíveis com o gabinete. Isso inclui a placa-mãe, o processador, a memória RAM, o armazenamento e a fonte de alimentação.

Fixação da placa-mãe: A placa-mãe do notebook geralmente é fixada por parafusos ou presilhas. Se você for usar parafusos, certifique-se de que eles sejam do tamanho e do tipo corretos.

Isolamento da placa-mãe: A placa-mãe do notebook é geralmente feita de plástico ou metal. Se você for fixá-la diretamente no gabinete, é importante colocar uma camada de isolamento entre as duas superfícies. Isso ajudará a evitar que a eletricidade estática danifique a placa-mãe.

Ventilação: Certifique-se de que a placa-mãe tenha uma boa ventilação. Isso é importante para evitar que ela superaqueça.

Quanto à sua pergunta sobre a estática, é possível que você tenha algum problema se fixar a placa-mãe diretamente no gabinete sem nenhum isolamento. A eletricidade estática pode danificar os componentes eletrônicos, por isso é sempre importante tomar precauções para evitar que ela se acumule.

• Curtir 2
Postado

@flaviomg1971 No caso eu pretendo parafusar, mesmo que a furação do gabinete não bata com a furação da placa-mãe, contanto que ela fique firme não precisarei adaptar novos furos no gabinete! Para ela não estar em contato direto com o gabinete, o que devo fazer? Alguma ideia?

Postado

@leonardo0161 Esse processo é bem complicado viu, recomendo só usar as entradas do próprio notebook pra fazer ele virar um "PC", ele provavelmente já tem uma porta HDMI e ao menos 2 USB para mouse e teclado.

Não tem muito motivo para tirar a placa-mãe e colocar em um gabinete que obviamente não vai ter as entradas de parafuso para a placa-mãe do note, teria que fazer casemod também.

• Curtir 2
Postado

@PlayerUzumaki Então, atualmente estou usando ele assim, porém queria fazer esse projeto de passar para um gabinete, tem espaço de sobra já que é uma placa-mãe pequena, a questão de prender ela no gabinete acredito que não seja difícil, ele literalmente tem apenas a placa-mãe, a placa do botão de ligar/desligar e o SSD, qual seria meu desafio nesse caso? 

Postado

@leonardo0161 Primeiro as perfurações do gabinete, segundo os do gabinete (power, leds e etc.) não poderão ser usados (provavelmente), notebooks são feitos para usar no chassi dele mesmo e geralmente possuem entradas próprias.

No geral o trabalho não compensa muito, precisaria de uma solda específica, não é tão simples quanto placas mãe de computador que são padronizadas, cada placa-mãe de notebook é diferente em design e entradas de cabos e etc.

Esse é o principal motivo de algumas marcas possuem "cases" para placas mães de notebooks por exemplo a framework.

• Curtir 1
Postado

@PlayerUzumaki Pense num gabinete convencional, obviamente possui furações diferentes da placa-mãe que quero por, porém a ideia seria parafusar a placa-mãe normalmente, mesmo que seja apenas 2 parafusos ou uma presilha segurando, você comentou de uma solda específica, mas por que eu precisaria de solda? As entradas e os componentes continuariam do mesmo jeito, como não tem um lugar próprio, penso que a única dificuldade é que a porta HDMI, USB e o botão de ligar/desligar ficariam com um acesso um pouco complicado, já que estariam ali dentro sem nenhuma saída própria do gabinete, o gabinete ficaria com a tampa aberta para acessar tais entradas

Postado

@leonardo0161

1 minuto atrás, leonardo0161 disse:

o gabinete ficaria com a tampa aberta para acessar tais entradas

E isso é um grande problema, poeira é um grande inimigo dos computadores, não é à toa que gabinetes possuem filtros de ar e tampas.

Se quiser manter a ideia vai fundo, mas eu pessoalmente não recomendo, além de inconveniente e desconfortável de usar, também não tem muita utilidade.

• Curtir 1
Postado

@PlayerUzumaki No momento não tenho condições financeiras e esse seria o meu computador "gamer", entendo que funcional não é, mas ele vai de um i3 3110m para um i7 3632qm, a memória posso subir para 16gb, atualmente uso 8gb, o que limita ele é a HD Graphics 4000, passando ele para uma carcaça inteira (gabinete) penso que iria valorizá-lo fazendo com que eu consiga algo melhor no futuro, o que acha?

Postado

@leonardo0161 Não adianta muito colocar as peças do note em um gabinete, vai só te dar dor de cabeça e trabalho, só fique com ele do jeito que está até poder utilizar esse gabinete no futuro.

5 minutos atrás, leonardo0161 disse:

i3 3110m para um i7 3632qm

Tem certeza que isso é possível? Nesta época tinha muito essa coisa de CPU de note ser em soquete mas sabe se é seu caso? Sabe se a placa-mãe suporta? Sabe se a BIOS suporta? Trocar de CPU no notebook é sempre uma dor de cabeça, até desisti de fazer isso no meu.

• Curtir 1
Postado

@PlayerUzumaki Dei uma pesquisada, a placa-mãe é uma W7730, socket G2 RPGA 988, 35W, 22NM, até criei um tópico aqui e disseram que eu não teria problemas com essa troca, então acredito que seja certeza, farei essa troca em breve

@PlayerUzumaki Quem olha, vê um notebook velho, sem tela, sem teclado, sem valor nenhum, mas é um ótima máquina, ainda mais com a troca que farei. Por esse motivo queria dar um talento na carcaça, acabaria valorizando um pouco, atualmente ele toma muita poeira também, a poeira cai direto na placa-mãe pois está sem proteção nenhuma.

Um computador com as configurações iguais as minhas, qual seria o valor?

Não gastei mais do que 400 reais nele! com o i7 3632qm, Intel Graphics 4000, 8GB, SDD de 256GB, valeria quanto para uma possível revenda?

Postado

@leonardo0161 

17 minutos atrás, leonardo0161 disse:

Não gastei mais do que 400 reais nele! com o i7 3632qm, Intel Graphics 4000, 8GB, SDD de 256GB, valeria quanto para uma possível revenda?

Sairia por pouco mais do que você gastou, por volta dos 500 a 600 reais.

Enfim, essa cosia de colocar ele no gabinete na minha opinião daria apenas o ar de gambiarra, não aumentaria o valor, na minha visão seria mais fácil vender ele em seu estado normal.

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, leonardo0161 disse:

passando ele para uma carcaça inteira (gabinete) penso que iria valorizá-lo fazendo com que eu consiga algo melhor no futuro, o que acha?

Vender computador usado hoje em dia já é complicado...

Uma gambiarra dessa, mesmo se bem feita não tem valor nenhum. Acho que qualquer leigo perceberia que não é um Desktop de verdade.

Se é pra continuar a usar o Note com outros periféricos, compensa deixar do jeito que está. Botar em um gabinete é só perda de tempo, pois não vai ajudar em nada, além de ficar um trambolho

Eu particularmente tenho em mente uma ideia contraria pra fazer: penso em montar um PC em uma caixa menor, pra parecer um Notebook. Não ficará tão portátil, mas pelo menos vai dar pra colocar em uma mesa e levar pra outro cômodo aqui em casa mesmo.

• Curtir 2
  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Quando você o utiliza com periféricos ele precisa ficar com a tela levantada? Aliás: tudo está funcionando? Por que você quer a conversão?

Em 01/10/2023 às 19:02, leonardo0161 disse:

o gabinete ficaria com a tampa aberta para acessar tais entradas

Qual é o sentido que isso faz? Onde está a agregação de valor?

Em 01/10/2023 às 18:50, PlayerUzU disse:

algumas marcas possuem "cases" para placas-mãe de notebooks. por exemplo, a framework

Você pode linká-las?

Postado
19 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Você pode linká-las?

@alexandre.mbm Infelizmente é algo aue apenas vende nos EUA e Canada, não só isso, mas acho que elas ainda não estão sendo produzidas, mas é só ir no site da framework.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!