Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entender circuito da Fita de Leds


MOR_AL
Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Pessoal!

Recebi uma fita de led e não consigo imaginar o circuito que os leds fazem na fita. Gostaria da opinião de vocês.

Não quero canibalizar a fita para levantar o circuito dela.

Posso adiantar o seguinte:

1 - A informação de quem me trouxe era que ela era para 127V. Liguei em 127Vca e funcionou.

2 - Ela parece ser composta por 20 grupos iguais, sendo que o último, oposto à tomada, não acende. Isso ocorre também com a segunda fita idêntica a que tenho.

3 - Cada grupo contém 12 leds, 3 resistores de 1200 Ohms e um CI com 4 pinos.

 

Segue a imagem de um dos 20 grupos.

FitaLed_crop.thumb.jpg.a4341c04887280580383f549fef76559.jpg

 

Alguém faz ideia de como seria este circuito?

MOR_AL

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MOR_AL disse:

A informação de quem me trouxe era que ela era para 127V. Liguei em 127Vca e funcionou

Para uma tensão tão alta, os Leds podem ser de 9V, ou mais.

De 9V eu já vi em algumas lâmpadas que funcionam diretamente em 220VCA.

5 horas atrás, MOR_AL disse:

3 - Cada grupo contém 12 leds, 3 resistores de 1200 Ohms e um CI com 4 pinos.

Eu vi dois resistores de 220R e um de 1200R.

O CI é uma ponte retificadora.

Na foto abaixo, um exemplo para 220V onde ao que parece só muda os resistores para 3,9k fica claro a ponte:

fita-led-220v-120ledm-50m-smd-2835-1000l

 

5 horas atrás, MOR_AL disse:

Não quero canibalizar a fita para levantar o circuito dela.

Nunca vi uma igual e as trilhas dessas estão meio ruins de ver pra onde vai.

Uma forma de matar a curiosidade sem estragar a fita é usar um teste de continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, Renato.88 disse:

Eu vi dois resistores de 220R e um de 1200R.

kk.. Basta dar um tombo de 180° e a resistência "altera" meu fío. 😁..

 

Vou tentar de novo... Se prestar muita atenção vai ver que tem um resistor pra cada 3 leds. Fica sem sentido se tiverem valores [muito] diferentes. O que aconteceu é que o rolo de fita (tape) de resistor pode ter sido alimentado invertido em 1 caso.

5 horas atrás, MOR_AL disse:
14 horas atrás, Renato.88 disse:

dois resistores de 220R e um de 1200R.

Pode ser.

+1: o projetista do layout pode ter colocado um R com 0° e o outro com 180°... informação que vai no arquivo pick and place que alimenta o robô

 

ok.,. foi só um offtopic pra expor meu . de vista profissional...  já que estou no ramo... ainda.

 

Por curiosidade ve se o led acende com teste de continuidade... neste caso ele pode ser de 3V e aquela "ponte" é um ci

 

Off.. me fez lembrar.. há uns quaren... ou melhor, há tempos atrás a montagem na linha era manual. Havia um par de resistores que teimavam em se alternar: 4K7 e 270K bem como 3K3 e 22K ... falta de noção da regra de código de cores da montadora. Adivinha pra quem sobrava o teste e manutenção? 😒

 

Moris, segue o conselho do amigo e acompanhe com multímetro. Afinal pode ser só ponte, resistor e led em série mesmo. Se quiser te ensino a usar multímetro na escala beep 🤪

Em tempo: já vi led único que se alimenta com 220Vac direto. Vi com a mão também um ci em forma de diodo que controla a corrente de leds 3V direto em 220. Sim, esqueci o p.n....🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Renato.88 disse:

Eu vi dois resistores de 220R e um de 1200R.

Pode ser.

Vou tentar olhar com mais ampliação, pois no momento o valor depende de como optar pala referência inferior.
Ou se lê 221, ou se lê 122.

Valeu.

MOR_AL

6 minutos atrás, .if disse:

...segue o conselho do amigo e acompanhe com multímetro

Vou usar o multímetro, para obter mais informações,

Parece que o @Renato.88 me lembrou de um detalhe. 

Eu vi um vídeo onde o sujeito aplicou baixa corrente em um dos leds e dava para ver que tinham três pontos de luz.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mão dá para usar o multímetro.

Tem uma camada de plástico transparente no lado dos LEDs e no outro lado tem um adesivo.

Mesmo que eu corte um pouco do plástico transparente, os terminais dos LEDs não aparecem. 

Teria que começar a canibalizar.

Minha fonte cc vai até 29V e nem sensibiliza a lita.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
20 horas atrás, MOR_AL disse:

sendo que o último, oposto à tomada, não acende

Fita Led_crop.jpg

To vendo um led inclinado. Pode haver mau contato

 

20 horas atrás, MOR_AL disse:

ideia de como seria este circuito?

Meu voto vai para: cada led 4x~35V =  140Vdc + ponte + 1K2

 

1 hora atrás, MOR_AL disse:

uma camada de plástico transparente no lado dos LEDs

Use a imaginação. Caso ausente, use a minha: coloque agulhas nas ponteiras e finque no plástico até atingir o terminal do led. Tire outra foto focando apenas 4 leds + R... pois me parece que leds estão em paralelo .. sinistro

 

editei a outra msg.. se quiser reler...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR_AL

Sobre o led utilizado na fita: é um padrão de 3V3 ou leds montados em série na mesma caixinha? Controle linear não tem como absorver grandes tensões, dá problema de eficiência e, principalmente, grande geração de calor. Se puder ver a tensão sobre cada led em funcionamento via osciloscópio isso responderá muitas perguntas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Controle linear não tem como absorver grandes tensões, dá problema de eficiência e, principalmente, grande geração de calor.

Olha que fofo o nsi45020 que "mencionei" lá em cima.

images?q=tbn:ANd9GcQHjxNcbAVbwZsaz-M5mIS

https://www.onsemi.com/pdf/datasheet/nsi45020-d.pdf

Ok.. não é linear mas facilita ao extremo a vida de um projetista de lampada led 😁

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, .if disse:

Olha que fofo o nsi45020 que "mencionei" lá em cima.

images?q=tbn:ANd9GcQHjxNcbAVbwZsaz-M5mIS

https://www.onsemi.com/pdf/datasheet/nsi45020-d.pdf

Ok.. não é linear mas facilita ao extremo a vida de um projetista de lampada led 😁

 

O que no desenho acima aparece como CCR eu conheço como BCR. Um simples regulador de corrente com transistor bipolar. É o que se tem nas fitas de 12V a cada 3 leds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, .if disse:

To vendo um led inclinado. Pode haver mau contato

Esta parte está no meio da fita, que está acendendo normalmente.

5 horas atrás, .if disse:

Meu voto vai para: cada led 4x~35V =  140Vdc + ponte + 1K2

Poderia ser, mas tem 3 resistores por grupo.

Poderia ser um resistor por 4 leds em série e três deles em //.

5 horas atrás, .if disse:

Use a imaginação. Caso ausente, use a minha: coloque agulhas nas ponteiras e finque no plástico até atingir o terminal do led. Tire outra foto focando apenas 4 leds + R... pois me parece que leds estão em paralelo .. sinistro

Já tinha feito isso em uma outra fita de led, que eu comprei e pude medir. Mas como não tem capacitor depois da ponte retificadora, devo medir com o osciloscópio, para ver a forma de onda. Porém tenho que incluir um trafo com isolamento galvânico.

@Sérgio Lembo Isso.

 

Vi à venda no ML uma fita de led igual a que eu tenho. Nas especificações tem 110Vca e pode-se cortar a cada 10cm. Esta medida coincide com cada grupo (12 leds + 3 resistores de 1k2 + uma ponte).

Acho que pode ser a seguinte configuração:

Uma ponte retificando o 110Vca, alimentando três ramos. Cada ramo contendo um resistor em série com 4 leds.

O valor médio máximo seria 127 * raiz de 2 * 0,636 = 114V

O valor médio seria 110 * raiz de 2 * 0,636 = 99V

Considerando 110Vcc como valor médio.

A corrente média em cada led seria algo próximo a (linearizando algo não linear) :

(110 - 1,4 - 4 * Vled) / 1200 = 108,6 - (4 * Vled) /1200 = 27,15 - Vled / 300

Acredito que cada quadradinho de led tenha 7 leds, com cerca de 3,3V por led.

É um chute bem longo, hehehe, mas pode estar bem próximo da realidade.

Na faculdade chamávamos isso de MAS (Método dos Acoçambramentos Sucessivos)

O que me dizem?😜

MOR_AL

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR_AL

Há uns anos me envolvi num projeto com leds, o que me forçou a estudar seus detalhes. De uma forma grosseira os leds de alto brilho equivalem a um zener de 2.8V com um resistor em série que apresenta 0.45V de queda na corrente nominal. A capacidade de sobrecorrente repetitiva é até 33% desde que o Irms não ultrapasse a nominal. Temos então que trabalhar com a tensão de pico acrescida de alguma margem de segurança se usarmos resistores ao invés de um controlador de corrente BCR ou equivalente. 

image.png.ac488a5925cdb3fafac3807ef7a8f6b2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pensamento que me ocorreu agora: se a ponte retificadora for também uma controladora de corrente o que aparenta ser resistor será então um microindutor, aparência semelhante a um resistor para baixos valores. É o que se usa nos controladores de corrente de baixa tensão e elevada frequência (normalmente acima de 1MHz). Essa verificação é simples: basta medir a suposta resistência e ver se o valor assemelha ao indicado (resistor) ou é próxima de zero (indutor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 02/10/2023 às 07:29, .if disse:

ele pode ser de 3V e aquela "ponte" é um ci

 

8 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

pensamento que me ocorreu agora: se a ponte retificadora for também uma controladora de corrente

Atrasado mas nos sintonizamos.

 

8 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

o que aparenta ser resistor será então um microindutor, aparência semelhante a um resistor para baixos valores.

Creia-me.. numa visão daqui de fora só não senti o gosto e cheiro mas jamais vi um indutor com forma e tamanho e cor e descritivo 122 (ou 221 plantando bananeira) daquela forma. Teria que ser 1.2mH ou 220uH praticamente inconstruível. ... ainda. Portanto sua observação foi curiosa mas distante do mundo real (o meu..(meu)). Mas se for.. aceito a "derrota" 🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo

9 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Essa verificação é simples: basta medir a suposta resistência e ver se o valor assemelha ao indicado (resistor) ou é próxima de zero (indutor).

O problema parece de física quântica!

"O simples ato de medir a velocidade de uma partícula, altera a posição da mesma, ou o simples ato de observar a posição de uma partícula, altera a velocidade da mesma."

Em outras palavras; Para eu medir qualquer coisa dentro da camada plástica, onde os componentes se encontram, perderei a integridade da fita.

Eu ainda penso no seguinte:

O que é mais barato? 

Uma ponte, ou um CI dedicado?

Um resistor, ou um indutor?

 

Finalmente!

As dicas e opiniões de vocês contribuíram para equacionar minhas dúvidas. 

Quando a fita queimar, eu poderei canibalizar e saber como ela foi implementada.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!