Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual melhor para um upgrade, Ryzen 7 58003xd ou 5700x combando com RTX 4070


Posts recomendados

Olá,

 

Estou pensando em um upgrade para o meu PC e estou com dúvidas

 

Estou entre o Ryzen 5700x (815 reais) ou o 5800x3d (1,5k) para combinar com uma RTX 4070 que pretendo comprar na Black Friday

 

Como jogo em 1080p, tenho algumas dúvidas

 

  • Vale a pena investir no 5800x3d e comprar um cooler melhor? Perfomance é tão maior assim versus 5700x?
  • Como meu cooler é o hyper 212 da coolermaster, vi que várias pessoas recomendam cooler melhor, o que acham?
  • Indo de 5700x poderia jogar games atuais e talvez futuros acima de 60fps @ 1080p?
  • Minha RAM é dois sticks de 8 GB em 3200 MHz, dá conta?

 

Como não quero migrar pra AM5 logo, estou entre os dois rs

 

 

Meu PC atual
ASUS B450F Gaming
R5 3600x (w/ coolermaster hyper 212 evo, que dizem ser insuficiente pro 3d)
GTX1070,
Masterwatt 750w PSU
2 X Crucial Ballistix 8GB 

Valeu 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabrielac Não vale a pena pegar o X3D, o dobro do valor e não muda tanto o desempenho.

 

 

A respeito da memória, 16GB em 1080p dá conta sim.

Porém se busca 1440p ou 2160p, pode sofrer em alguns games.

 

Seu cooler, aguenta de boa, tanto o 5700x quanto o 5800x3d.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gabrielac disse:

Estou entre o Ryzen 5700x (815 reais) ou o 5800x3d (1,5k)

Bem, já foi dito algumas diferenças entre eles, mas o que eu considero o maior problema é se o seu setup atual vai comportar uma R7 5800X3D, porque não é qq MB que aguenta os 105W(fora o over).

precisa tb de um sistema de resfriamento adequado.

Mas o dinheiro é seu. Se fosse usar em tarefas que exigem muito da CPU ainda seria aceitável ter tanto desequíbrio(quase -40%), até porque até uma R5 5600X toca uma RTX 4070

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Aqui diz que chipset 450 suporta bem, e que não exige tanto assim do VRM.

É, primeiro que thread no reddit não é fonte. Segundo que "chipset B450" não é o que determina se a placa-mãe presta ou não.

 

De qualquer forma, não há motivo para se preocupar com a placa-mãe dele.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, airtonJunior disse:

Como você pretende trocar somente o processador, uma boa seria caçar um 5800x usado, eu fiz assim e economizei uma grana, seu cooler suporta ele tranquilamente.

5800x ou 5700x?

1 hora atrás, 1lokos disse:

5800X só consome e esquenta mais que o 5700X, de FPS da uns 1-2% a mais em alguns jogos, o que representa 5 FPS num jogo de centenas de FPS como o (finado) CS:GO.

então pretendo jogar jogos atuais, rdr2, cyberpunk, starfield

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, gabrielac disse:

então pretendo jogar jogos atuais, rdr2, cyberpunk, starfield

No seu lugar me preocuparia mais em talvez comprar uma MB melhor da série B5xx, pois a B450 é PCI-e Gen3 em você está comprando uma VGA gen 4.0.

Pode não fazer diferença na banda de gráficos, mas pode impactar de forma significativa na transferencia de dados, pois a gen 4.0 dobra a velocidade de leitura de disco em relação á gen 3.0

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, gabrielac disse:
  • Como meu cooler é o hyper 212 da coolermaster, vi que várias pessoas recomendam cooler melhor, o que acham?🙂

 

Esse Hyper 212 é OK para o 5700X.

 

Já para o 5800X3D pode ficar no lado "quente" da coisa, tipo atingir os 80 graus em jogos, 90 graus no Cinebench... temperaturas estimadas a partir de teste do DeepCool AK400.

 

Acontece que  Hyper 212 é bem antigo, surgiu por volta de 2010, então só tem testes com CPUs também antigos, em 2022 o Gamers Nexus testou com um Ryzen 3800X OC @123w - que seria equivalente ao consumo do 5800X3D, e o Hyper 212 ficou ~2.9 graus acima do AK400, que neste teste com o COD Warzone atingiu 78 graus, ambiente a 30 graus, teste em bancada aperta, num gabinete com airflow meia boca acrescente uns 6 graus ou mais, ou seja pode ficar com temperaturas "desconfortáveis". 🔥

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/10/2023 às 12:36, PedraX disse:

Bem, já foi dito algumas diferenças entre eles, mas o que eu considero o maior problema é se o seu setup atual vai comportar uma R7 5800X3D, porque não é qq MB que aguenta os 105W(fora o over).

precisa tb de um sistema de resfriamento adequado.

 

O rapaz informou que a placa dele é uma ASUS B450F Gaming. Ou seja, aparentemente, ele tem uma ROG STRIX B450-F GAMING, a melhor B450 do mercado. Trocar essa placa por uma B550 é quase jogar dinheiro fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, FelipePR disse:

Trocar essa placa por uma B550 é quase jogar dinheiro fora.

? Exagerou. Só disse para ele que a compra da 5800X3D não compensa porque existem CPUs que suportam a RTX 4070 . E a B450 é uma boa placa, mas tem suas limitações.

Uma delas é o BUS gen 3.0, dependendo da aplicação/game pode ser vantajoso ter uma MB com gen4.0.

Não disse em nenhum momento para comprar uma B550 nem falei de modelo, lembrando que de qualquer forma um upgrade de verdade seria mesmo para a troca do sistema todo para DDR5 e Ryzen 7xxxx que estão com preços estrastosféricos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Qual melhor para um upgrade, Ryzen 7 58003xd ou 5700x combando com RTX 4070

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!