Ir ao conteúdo

Pichau Nidus 500W suporta GeForce RTX 4070 + Ryzen 5 5600?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Tenho um Computador com a seguintes Specs: 

Processador : Ryzen 5 5600

Cooler: DEEPCOOL GAMMAXX AG400

Placa-Mãe: B450 Aorus M

memória RAM: 4x8  3.000Mhz 

Placa de vídeo: RX 550 (Antes, eu tinha uma GTX 1660 Super que foi de base)

SSD: 1 TB Kingston NV2

HD:  WD Blue 500GB

Fonte: Pichau Nidus 500W Bronze 80 Plus - 08/2019

Gabinete: Akasa venom

Ventoinhas: 1 só que já veio com o Gabinete.

Filtro de Linha: iCLAMPER Energia 5

Minha fonte irá suportar, adequadamente, o PC e uma RTX 4070 WINDFORCE OC? 

@KairanD @faller @Kleber Peters

Postado
48 minutos atrás, FelipePR disse:

Não, a Pichau Nidus é uma fonte de projeto ultrapassado ainda com regulação em grupo, sendo inadequada para usar como placas e processadores modernos, recomendo que invista numa fonte de excelente qualidade como a XPG Core Reactor 650w.

• Amei 1
  • Confuso 2
Postado
1 hora atrás, Tiberio disse:

Não, a Pichau Nidus é uma fonte de projeto ultrapassado ainda com regulação em grupo, sendo inadequada para usar como placas e processadores modernos, recomendo que invista numa fonte de excelente qualidade como a XPG Core Reactor 650w.

Essa XPG também não tem projeto e padrõeso ultrapassados ? Consta na ficha técnica que ela é ATX 1.42, e já estamos no padrão 3.0, não?

• Moderador
  • Solução
Postado
1 hora atrás, FelipePR disse:

Essa XPG também não tem projeto e padrõeso ultrapassados ? Consta na ficha técnica que ela é ATX 1.42, e já estamos no padrão 3.0, não?

Não é a mais moderna possível, entretanto isso não significa que seja ultrapassada. As Core Reactor não tem regulação em grupo que nem a Pichau Nidus, o que permite que elas entreguem toda sua potência na linha de +12V. Eu até mencionei que a sua fonte só entrega 456W nessa linha, o que ainda é o suficiente para o seu sistema.

A Pichau Nidus, embora eu não recomendaria pra alguém comprar atualmente, pra quem já a tem eu não vejo problema em continuar utilizando, pois é uma fonte com performance decente, qualidade de construção satisfatória, silenciosa e possui todos os sistemas de segurança (inclusive ela chegou a desarmar com 640W em vez de queimar no teste de sobrecarga do TecLab, coisa que muita fonte melhor que ela não consegue fazer).

Por outro lado, o que me incomoda em recomendar XPG atualmente é isso daqui:

Então sempre deixo claro isso aí, para cada um tomar suas conclusões. Se a XPG fez isso com a Pylon de 650W pode ter feito com outros modelos de outras linhas, afinal de contas.

Agora, se você tiver disponibilidade, seria legal fazer um upgrade de fonte também até por desencargo de consciência? Sim. Caso decida fazer isso nos informe um orçamento pra te dar recomendações.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Fazer algo errado com um produto não garante que vai ser feito com resto. Até porquê, caso tivesse acontecido o mesmo com a linha da XPG Core Reactor, provavelmente alguém já teria divulgado a informação.

Mesmo pegando a XPG Pylon 650W, dificilmente vai causar algum problema. Ela é melhor que muitas fontes por ai (Kcas, One Power...)

Kingston tem o SSD A400 que é uma bela porcaria, nem por isso os demais também são ruins.

Agora, para placas de demandam mais energia (RTX 4070), não é ideal usar fontes com regulação em grupo, isso inclui a XPG Pylon, MSI MAG A--BN...

• Moderador
Postado

@Pedroou Um modelo ruim é diferente de alteração de projeto e propaganda enganosa. No fim das contas não temos uma polícia das fontes encarregada de ficar fiscalizando esse tipo de coisa, o TecLab ter descoberto esse rolo da XPG Pylon 650W foi um golpe de sorte 😄 

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Um modelo ruim é diferente de alteração de projeto e propaganda enganosa

Na verdade o selo 80 Plus não garante qualidade, apenas mede eficiência. Ou seja, se ela ainda entrega os 80%, ela ainda poderia manter o selo se fosse testada.

24 minutos atrás, Batata Defumada disse:

alteração de projeto

São mais de um modelo no mercado, não é vendido o mesmo modelo com o mesmo nome e projeto diferente. Mas claro que induz ao erro, pois geralmente não se presta atenção na versão do modelo. (mais comum prestar atenção em placa-mãe, tem a ver. 1.0, ver. 2.0 ou rev. 1.0 e rev. 2.0...)

Aqui fala um pouco sobre a fonte e mais algumas informações:

• Moderador
Postado
4 horas atrás, Pedroou disse:

Na verdade o selo 80 Plus não garante qualidade, apenas mede eficiência. Ou seja, se ela ainda entrega os 80%, ela ainda poderia manter o selo se fosse testada.

Eu nem falei do selo 80 Plus. Se uma fonte é marketada como aprovada no Cybenetics, mas o projeto usado nos testes do Aris é diferente do que está sendo vendido no Brasil, isso é propaganda enganosa.

Postado

6 horas atrás, Batata Defumada disse:

Agora, se você tiver disponibilidade, seria legal fazer um upgrade de fonte também até por desencargo de consciência? Sim. Caso decida fazer isso nos informe um orçamento pra te dar recomendações.

Pessoalmente, eu preferiria, se possível, fazer esse upgrade só daqui a anos, quando eu for migrar, possivelmente, para o AM5. Inclusive, preferi comprar uma RTX 4070, e não uma RX 7800XT, mais por conta do consumo e da temperatura.

• Coordenador
Postado
23 horas atrás, FelipePR disse:

Resposta curta: sim.

Resposta longa... Não é a situação ideal, ainda mais ao considerar a categoria da RTX 4070. Você estaria colocando uma placa de alto desempenho com uma fonte de entrada. Contudo, estamos falando de uma placa que mal passa dos 200W de consumo em tortura e que vai ficar longe de realmente forçar a fonte diante do restante dos componentes:

image.png

Eu diria que não há qualquer problema em usar a Pichau Nidus 500W (que é uma excelente fonte de entrada, por sinal) nessa máquina. Há muito exagero sobre fontes de tensão agrupada... A sua máquina jamais vai atingir uma situação em que o desbalanceamento de consumo entre linhas realmente ocorra a ponto de causar algum prejuízo. Não precisa ficar paranoico com isso.

Ao mesmo tempo, eu não descartaria vender a fonte e pegar um modelo superior e mais condizente com a placa, como a MSI MPG A650GF. Isso deixaria as coisas mais equilibradas.

20 horas atrás, FelipePR disse:

Essa XPG também não tem projeto e padrõeso ultrapassados?

A XPG Core Reactor teoricamente é uma excelente fonte e tem projeto moderno DC-DC. Mas por que teoricamente? Por um motivo: essa empresa é do tipo que coloca um produto no mercado e troca as especificações sem avisar. Fizeram isso com a XPG Pylon e também com outros produtos. Não recomendo porque não confio, além de não querer contribuir com essa empresa.

18 horas atrás, Pedroou disse:

Agora, para placas de demandam mais energia (RTX 4070), não é ideal usar fontes com regulação em grupo, isso inclui a XPG Pylon, MSI MAG A--BN...

A RTX 4070 não demanda muita energia. Os requisitos energéticos dela não são tão diferentes de placas mid-end e high-end de anos atrás, quando fontes de regulação em grupo eram o padrão.

A MSI MAG A-BN e a XPG Pylon têm regulação DC-DC. Assim como a SilverStone VIVA 550W (que considero melhor que ambas).

• Curtir 4
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado
45 minutos atrás, KairanD disse:

Resposta curta: sim

Eu diria que não há qualquer problema em usar a Pichau Nidus 500W (que é uma excelente fonte de entrada, por sinal) nessa máquina. Há muito exagero sobre fontes de tensão agrupada... A sua máquina jamais vai atingir uma situação em que o desbalanceamento de consumo entre linhas realmente ocorra a ponto de causar algum prejuízo. Não precisa ficar paranoico com isso.

Obrigado pelas considerações esclarecedoras. 

45 minutos atrás, KairanD disse:

Ao mesmo tempo, eu não descartaria vender a fonte e pegar um modelo superior e mais condizente com a placa,  como a MSI MPG A650GF. Isso deixaria as coisas mais equilibradas.

Não sou bom com vendas, bem como não tenho muita disposição em realizá-las. Tenho vários hardwares defasados paradoros aqui, das últimas atualizações que fiz. Não quero acumular mais peças, Lol. 

A MSI MPG A650GF também está sem estoque na Kabum, só importando, agora.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
11 horas atrás, KairanD disse:

A MSI MAG A-BN e a XPG Pylon têm regulação DC-DC. Assim como a SilverStone VIVA 550W (que considero melhor que ambas).

Olá, poderia esclarecer por qual motivo considera a SilverStone melhor? Pergunto porque genuinamente quero entender e porque eu tinha minhas dúvidas quanto a essa VIVA 550, já que a VIVA 650 não foi bem no teste do TecLab.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Batata Defumada Havia visto este review do f14 Lab do modelo de 550W da VIVA e o resultado foi bacana: https://www.f14lab.org/2021/04/review-silverstone-viva-550-550w.html

Ainda não estava ciente do teste do Teclab do modelo de 650W. Dei uma olhada rápida aqui agora e a fonte foi aprovada. Contudo, ela de fato foi medíocre em ripple, temperatura e sobrecarga de 110% (basicamente os mesmos "problemas" da MSI MAG A650BN, que também decepcionou nesses quesitos).

Preciso analisar os testes com mais detalhes posteriormente. Mas, a princípio, a VIVA 650W parece estar colocada no patamar da MSI MAG A650BN em termos de desempenho. Ambas estão em um patamar acima da XPG Pylon 650W, que foi a pior entre elas.

Nenhuma dessas fontes (incluindo a XPG) deixa de ser utilizável ou segura, é claro. E a MSI e a VIVA ainda possuem algumas características interessantes.

Algo interessante: em termos de desempenho, a Pichau Nidus 500W se saiu melhor que todas essas fontes no teste do TecLab.

16 horas atrás, FelipePR disse:

Não sou bom com vendas, bem como não tenho muita disposição em realizá-las. Tenho vários hardwares defasados paradoros aqui, das últimas atualizações que fiz. Não quero acumular mais peças, Lol.

Sei como é, rs. Eu também acabei acumulando algumas peças ao longo do tempo.

Pode ir mantendo a Pichau Nidus 500W mesmo. E lembre-se de nunca usar estabilizadores ou short-breaks (no-breaks de onda retangular e com estabilizador integrado).

• Curtir 3
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

@KairanDA questão da fonte com regulação em grupo é que ela prioriza o 12v, então a placa de vídeo não sofreria com isso. O problema seria em tensões menores, acha quem em um pico de consumo da placa de vídeo na Nidus ainda assim não teria problema?

Pergunto porque ví que nas placas mais novas isso é mais recorrente.

4 horas atrás, KairanD disse:

Algo interessante: em termos de desempenho, a Pichau Nidus 500W se saiu melhor que todas essas fontes no teste do TecLab.

Mais seguro usar uma Nidus que a MSI?

Obs: também tenho uma Nidus 500w

• Moderador
Postado

@KairanD Muito obrigado pela resposta.

4 horas atrás, KairanD disse:

Pois é, e no review do Aris ela foi muito elogiada também. Me surpreendeu a qualidade dessa Nidus.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
37 minutos atrás, Pedroou disse:

A questão da fonte com regulação em grupo é que ela prioriza o 12v, então a placa de vídeo não sofreria com isso. O problema seria em tensões menores, acha quem em um pico de consumo da placa de vídeo na Nidus ainda assim não teria problema?

Não teria problema. A configuração dessa máquina não conseguirá criar um desbalanceamento na linha de +12V tal que faça qualquer tensão sair do controle. A fonte está operando com boa folga. O consumo da RTX 4070 é surpreendentemente baixo e ela não apresenta picos elevados. Eu diria inclusive que essa placa é bem eficiente energeticamente.

Muito se fala sobre fontes com regulação em grupo serem inadequadas, mas seria necessária uma situação crítica para realmente causar prejuízo. Em boa parte das situações, não é o caso.

Fontes de regulação em grupo não são interessantes para indicar atualmente (especialmente ao pensar no futuro, tendo em vista que o consumo dos componentes principais na linha de +12V - processador e placa de vídeo - parece tender a subir), mas elas ainda funcionam adequadamente na maioria dos casos (máquinas mainstream: a maior parte das pessoas compra placas mid-end).

Pergunto porque ví que nas placas mais novas isso é mais recorrente.

Mas com quais placas? Quais testes você viu?

Veja que os spikes máximos de uma RTX 4070 não são altos em relação ao consumo típico da placa:

Esse debate sobre group regulation foi se intensificando depois que algumas placas foram lançadas há alguns anos com spikes muito distantes de seu nível médio de consumo. Isso não é um padrão, mas está sendo generalizado. É sempre necessário considerar a configuração do usuário e pesquisar sobre os spikes antes de se afirmar que uma fonte dessas é inadequada. 😉

Mais seguro usar uma Nidus que a MSI?

Obs: também tenho uma Nidus 500w

Para essa configuração? Ambas atenderão e serão perfeitamente seguras.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@FelipePR Tanto a Pichau Nidus como a MSI MAG A-BN são modelos de baixo custo e adequados para usar em placas de baixo consumo energético, já para placas que tenham consumo acima de 200w como a RTX 4070 se faz necessário uma fonte de melhor qualidade.

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, KairanD disse:

Mas com quais placas? Quais testes você viu?

Série RTX 3000. Talvez a RTX 3060 TI, mas se não me engano eram modelos espcíficos dela (uma era da ASUS).

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Pedroou Pode ter sido algo restrito a alguns modelos mesmo. O TechPowerUp tem alguns resultados de spikes:

image.png

O consumo máximo da RTX 4070 Founders, sem considerar os spikes, sequer chega a 200W:

image.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Como não vou para placas de vídeo high-end, certamente minha Nidus vai trabalhar um bom tempo ainda. 

16 minutos atrás, KairanD disse:

Pode ter sido algo restrito a alguns modelos mesmo

power-maximum.png

• Curtir 1
Postado
47 minutos atrás, Tiberio disse:

@FelipePR Tanto a Pichau Nidus como a MSI MAG A-BN são modelos de baixo custo e adequados para usar em placas de baixo consumo energético, já para placas que tenham consumo acima de 200w como a RTX 4070 se faz necessário uma fonte de melhor qualidade.

Do que eu vi, a RTX 4070 WINDFORCE tem um Power limite de 215W. Se eu diminuir esse limite para 200W, fico sossegado?

30 minutos atrás, KairanD disse:

image.png

Dos Reviews que vi, o modelo que eu adquiri tem níveis de consumo próximos do da Founders Edition. Neste vídeo, em CyberPunk, a placa consmiu, na média, 1W a mais. Neste Review, o cidadão informa que o nível de consumo da placa é parelho ao da versão founders. Na média, consumiu 6w a menos que a versão Founders, e 10w a mais que uma  RTX 3060.

6 horas atrás, KairanD disse:

Pode ir mantendo a Pichau Nidus 500W mesmo. E lembre-se de nunca usar estabilizadores ou short-breaks (no-breaks de onda retangular e com estabilizador integrado).

Eu só uso o Filtro de Linha: iCLAMPER Energia 5. Versão Preta, de 2019. Estou seguro?

Postado
11 minutos atrás, FelipePR disse:

Do que eu vi, a RTX 4070 WINDFORCE tem um Power limite de 215W. Se eu diminuir esse limite para 200W, fico sossegado?

O ideal é pegar uma fonte de melhor qualidade, a Corsair CX550F ARGB SERIES FULL MODULAR já daria conta, classificada como Tier B, só cuidado quando for instalar ela colocar o fan RGB virado pra baixo.

• Coordenador
Postado
33 minutos atrás, FelipePR disse:

Eu só uso o Filtro de Linha: iCLAMPER Energia 5. Versão Preta, de 2019. Estou seguro?

Não precisa reduzir o limite. Se o consumo é 200W ou 215W, não muda o cenário que descrevi anteriormente. Nenhuma RTX 4070 produz spikes elevados e distantes de seu padrão de consumo.

Excelente escolha de filtro de alimentação.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...